Estou enfrentando uma situação estranha. após assistir cenas de um filme de romance acabei me sentin

17 respostas
Estou enfrentando uma situação estranha. após assistir cenas de um filme de romance acabei me sentindo muito ansiosa, querendo ter outra vida (de rica) pra me encontrar com o personagem principal... tenho pensado constantemente nisso, sei que não é normal. o que devo fazer? posso terminar de assistir o filme ou ficarei mais assim?
É compreensível que as histórias e personagens de filmes possam evocar diferentes emoções e desejos. No entanto, se esses sentimentos estão causando ansiedade ou interferindo no seu dia a dia, pode ser útil dar uma pausa no filme por enquanto para tomar um tempo para processar e entender essas emoções. Você pode tentar identificar o que exatamente no filme está desencadeando esses sentimentos e refletir sobre como isso se relaciona com sua vida real. Lembre-se de que é normal ser afetada emocionalmente por diferentes formas de mídia, mas se isso está causando desconforto, é válido buscar suporte psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Os filmes acabam sendo um veículo de comunicação que geram algum tipo de impacto. E, está tudo coerente nisso, afinal de contas esta é a proposta mesmo. Mas, quando esse impacto reverbera em você de maneira que interfere no seu dia a dia, trazendo muitas vezes ansiedades, pensamentos persistentes ou qualquer forma de desconforto desproporcional, poderíamos despertar para um alerta para a necessidade de se olhar mais atentamente para essas emoções. Seria bem interessante procurar ajuda psicológica. Um abraço fraterno.
Olá. Muitas vezes, somos impactados por filmes, séries e redes sociais. Um exemplo é a atriz Scarlett Johansson, que interpreta a Viúva Negra nos filmes da Marvel. Ela relatou afastar-se das redes sociais devido ao aumento da ansiedade, reconhecendo que estava desejando viver a vida de outras pessoas. Isso destaca como é essencial cuidar da saúde mental e encontrar um equilíbrio saudável em relação aos filmes, séries e redes sociais.

Se esses sentimentos persistirem, pode ser importante buscar o apoio de um psicólogo, pois conversar com um profissional pode ajudar a compreendê-los e fornecer estratégias para lidar de maneira saudável.

Tarcíla Vieira de Almeida Silva – Psicóloga – CRP 03/25212
(@tarcilapsi)
Pelo seu relato, podemos pensar em uma recordação de vivências passadas que foram despertadas com a sua imersão no conteúdo da história.
Deve procurar ajuda de uma profissional com essa experiência para ter uma orientação psicológica.
Se quiser podemos conversar sem compromisso.
Ao assistir a um filme ou a uma série, identificações acontecem da sua parte. As fantasias que você tem devem ser investigadas em um processo de análise. Indico você procurar um espaço de psicoterapia para falar sobre essas percepções que lhe afligem.
Espero ter auxiliado.
Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 80
É compreensível que a ficção, como filmes, possa despertar emoções intensas e até mesmo desejos de escapismo. No entanto, é importante lembrar que as histórias de filmes são criações imaginárias, muitas vezes idealizadas e distantes da realidade. Se você perceber que esses sentimentos estão afetando sua vida cotidiana ou causando ansiedade, é essencial abordar a situação de maneira saudável. Se esses sentimentos persistirem ou se intensificarem, considere falar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo.
Inicialmente, acredito que é importante entender se isso é algo que está atrapalhando sua atividades cotidianas e está causando um sofrimento maior do que é aceitável para você nesse momento, se for esse o caso talvez seja o caso de procurar ajuda profissional para auxiliar entender melhor o que te fez ter tido essa reação ao filme, porquê isso continua te impactando e como pode lidar com esse tipo de situação. Para além disso, no âmbito do cinema, muitas vezes, vemos situações fantasia sobre riqueza e amor, e olhando para essa situação e comparando com a nossa vida, pode ser frustrante, e nos causar ou sentimento de dever de ter que alcançar isso a qualquer custo para sermos "completos" , ou a ideia de impotência de nunca conseguirmos chegar a esse local. Ambos modos de lidar com a comparação podem ser geradores de sofrimento.
Olá! É natural muitas vezes nos colocarmos no lugar do personagens e desejar viver experiências diferentes daquelas da nossa vida. No seu caso é importante avaliar até que ponto tem afetado o seu estado mental e a sua vida. Recomendo que procure por um profissional de psicologia para entender esses sentimentos. A psicoterapia é um processo de autoconhecimento que te ajudará a compreender o motivo destes sentimentos e também aprofundar nas suas fantasias, desejos e realidade. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço
Olá, os filmes são responsáveis por diversos estímulos emocionais. É preciso entender o impacto que eles causam em você para gerar ansiedade a ponto de prejudicar o seu dia a dia. Busque entender melhor suas emoções e os gatilhos que as despertam. Fico a disposição, abraços
Comece questionando sobre o porquê de não ter assistido ao filme até o fim.
Todos temos um mecanismo natural que busca nos afastar da dor e nos aproximar do prazer. Quando entramos em contato com alguma narrativa excessivamente positiva, é natural querermos ter aquelas experiências incríveis também, até por que, nos identificamos com a parte humana daquela pessoa ou personagem. Porém, é necessário lembrar que, seja em um filme/ série/ livro de ficção ou nas redes sociais, o que estamos vendo é apenas um recorte da história contado pela visão e julgamento de alguém, trazer para o racional neste momento é o primeiro passo, sempre lembrando que ricos ou não, famosos ou não, somos todos humanos e temos que enfrentar uma realidade que nos traz desafios, e que esses desafios são importantes para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal. Como uma coléga respondeu anteriormente, o processo de autoconhecimento é fundamental. É somente através dele que você encontrará as suas forças, as suas riquezas, as suas qualidades e também seus pontos de melhoria. Quem sabe mais consciente dos seus potenciais, você, assim como a personagem, poderá se tornar uma pessoa rica ou encontrar um grande amor. Contudo, me atrevo a dizer que talvez quando chegar este momento, você ja tenha novos desejos ou sonhos, mas isso é uma jornada que só vai ser descoberta se for vivenciada, e para isso, sugiro que você procure um profissional para te auxiliar neste caminho.
Olá! não sei qual é a tua idade, mas esse tipo de situação é mais comum na puberdade/adolescência, porém pelo teu relato e pela intensidade da ansiedade, deveria buscar ajuda de um profissional, pois aparentemente você está passando por alguma situação difícil e está devaneando excessivamente para lidar com essa situação.
Olá! Para além das contribuições dos colegas quanto aos filmes e personagens despertarem diferentes emoções e desejos, gostaria de refletir junto com você sobre o que é possível você fazer nesse momento. Lendo o seu relato, fiquei com a impressão de que você gostaria de viver uma vida diferente da que vive. Seja usufruindo de uma vida "de rica" ou das experiências vindas de um encontro com o personagem. Olhar para a forma como você vive hoje e o que acontece na sua vida que faz com que você queira viver um outro tipo de vida poderá te ajudar entender melhor todas as emoções e desejos que surgiram vendo o filme. Caso precise de ajuda, busque o suporte profissional de uma Psicóloga que irá te acolher e trabalhar junto com você essas questões. Estou a sua disposição. Um abraço!
Olá! É importante reconhecer que experiências emocionais intensas após assistir a filmes podem ser comuns, mas é fundamental avaliar se esses sentimentos estão causando desconforto significativo ou interferindo na vida diária do indivíduo. É essencial explorar e compreender as emoções desencadeadas pelo filme, identificar quaisquer necessidades não atendidas que essas emoções possam representar e desenvolver estratégias saudáveis ​​para lidar com elas. Se os sentimentos persistirem ou causarem angústia significativa, recomendaria buscar apoio adicional de um psicólogo para explorar mais a fundo essas questões.
Os filmes, séries, livros nos despertam várias emoções não é mesmo? Porém, se esse filme está despertando ansiedade e emoções mais intensas, é necessário falar sobre esses sentimentos, procurar entender o porquê de estar tão "mexida" com essa história e como ela está interagindo com a sua história de vida. Buscar a terapia pode te ajudar nisso, falar sobre seus sentimentos, entende-los melhor para poder seguir adiante!
Como psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), compreendo a complexidade das reações emocionais que você está enfrentando após assistir ao filme. É bastante comum que experiências emocionais intensas sejam desencadeadas por estímulos externos, como filmes, especialmente quando há identificação emocional com personagens ou situações apresentadas.

Primeiramente, é importante reconhecer que esses sentimentos de ansiedade e desejo por uma vida diferente são reações emocionais normais, porém, podem ser desconfortáveis. Na TCC, trabalhamos inicialmente com a identificação e compreensão dessas emoções, buscando entender os pensamentos automáticos que podem estar por trás delas. Perguntas como "O que exatamente estou sentindo?" e "Que pensamentos estão me influenciando?" ajudam a trazer clareza sobre o que está ocorrendo internamente.

Em seguida, exploramos as crenças subjacentes que podem estar amplificando essas emoções. Por exemplo, pensamentos como "Minha vida atual não é tão boa quanto eu gostaria" ou "Eu seria mais feliz se tivesse uma vida diferente" podem ser identificados e questionados à luz da evidência disponível.

Além disso, é fundamental aprender estratégias de regulação emocional, como técnicas de respiração, mindfulness e distração saudável, para lidar com a ansiedade e o desconforto emocional imediato.

Quanto ao filme, é uma decisão pessoal se continuar assistindo ou não. Se a exposição contínua está intensificando sua ansiedade, pode ser útil pausar e retornar mais tarde, quando sentir-se mais preparada para processar as emoções de forma mais equilibrada.

Se esses sentimentos persistirem ou interferirem significativamente em seu bem-estar diário, recomendo considerar a consulta com um psicólogo que possa ajudá-la a explorar essas questões mais profundamente e desenvolver estratégias personalizadas de enfrentamento.

Lembre-se, as reações emocionais são oportunidades para compreender melhor a si mesma e crescer emocionalmente. Estou aqui para apoiá-la nesse processo.
Olá!
Isso acontece, porque as produções buscam gerar sensações no espectador, sejam elas boas ou ruins. Dessa forma, ao assistir a uma obra cinematográfica, você está se expondo à carga emocional ali presente, de modo que, dependendo do momento da vida em que você está, esses estímulos podem afetar você em menor ou maior grau, mas sempre afetam. Acredito que a terapia pode te ajudar nisso, falar sobre seus sentimentos e buscar organizá-lo. Se precisar estarei disponível.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!