Estou em um relacionamento mas tenho dificuldades em falar sobre meus sentimentos em geral. Mas por mensagem

13 respostas
Estou em um relacionamento mas tenho dificuldades em falar sobre meus sentimentos em geral. Mas por mensagem eu me desenvolvo melhor. Eu não consigo entrar em certos assuntos que eu tenho vontade de falar como o que eu realmente quero como ele. O que devo fazer? E existe algo além de terapia ?
Você precisa entender o porque deste comportamento perante ele, se houve algum evento que possa levar sentir-se assim ou se tem receio do que possa acontecer.
Acredito que o processo de psicoterapia neste caso seria a melhor opção, pois ajudaria no seu autoconhecimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, relacionamento requer duas pessoas. Aconselho que vc procure um terapeuta de casal e juntos poderão encontrar uma forma de poder falar sobre o que vc tanto deseja, abraços
Você está sendo tímida com a pessoa do seu relacionamento com respeito a certos assuntos, inclusive os seus sentimentos, sobre os quais você tem dificuldades em falar mesmo com outras pessoas?

Se você pergunta o que pode ter para você além da terapia, não posso imaginar com quê tipo de terapia você já tem experiência. Existem vários tipos de psicoterapia que podem ser úteis para você. Precisa ser uma psicoterapia na qual você dialoga com o profissional, seja uma psicoterapia humanista ou uma psicanálise. Enquanto você fala, sempre com a ajuda dele, você faz uma revisão da sua personalidade, principalmente das suas inibições. Desta maneira, você vai conseguir ficar mais honesta com você mesma com respeito aos seus desejos e suas limites, e mais expressiva com as outras pessoas. Não se trata de apreender e ensayar comportamentos, pois assumir autoconfiança numa relação exige muito mais. É um trabalho mais profundo.
Olá! Bom respondendo a sua pergunta, seria muito bom para ti fazer uma psicoterapia, pois assim será trabalhado a razão de tal comportamento, quais são ps gatilhos que a fazem sentir assim, além de tratar uma ansiedade que potencializa tais comportamentos. Espero tê-la esclarescido. Melhoras.
Beatriz Sá
Imagino que seja uma situação bem delicada para você: ter necessidade de falar sobre seus sentimentos e ao mesmo tempo não se sentir a vontade com a situação.
Acredito que o auto conhecimento, por meio da psicoterapia, possa te ajudar a entender a sua dificuldade,, tanto quanto a necessidade de se expressar e o que te impede de fazer isso.

Abraço
Trabalho com EMDR, uma nova abordagem, que trabalha a dessensibilização e reprocessamento de memórias negativas promovendo o equilíbrio e restituindo o interesse da pessoa pela vida. Nesse caso, o acesso do evento chave em sua vida, que provavelmente ocorreu no passado, é dessensibilizado através de um técnica de reprocessamento favorecendo novos pensamentos. Caso queira saber mais acesse "emdrbrasil.com.br" para maiores informações. Boa sorte e abraço!!!
Bom Dia. Acredito que está lhe faltando coragem e confiança para olhar nos olhos do seu parceiro e dizer o que pensa. Algo em você a inferioriza diante dele, fragilizando suas ações. A terapia somente é necessária quando você não consegue se potencializar por si mesma. Todos estes recursos estão em você, descubra, reaja e seja feliz.
Falar sobre seus sentimentos depende de uma série de acontecimentos: tempo de envolvimento, intimidade, conhecimento do outro e principalmente conhecimento de si mesmo. É preciso ter segurança para falar e saber que o outro pode te dar uma resposta que não lhe agrade. Daí a necessidade de terapia. Quando você tiver mais conhecimento de si mesma e do outro, poderá avaliar qual o momento de falar sobre os sentimentos e quais sentimentos, até mesmo porque existem aqueles que são tão seus e que você não quer compartilhar com ninguém. Qualquer outra coisa que você faça, vai passar pelo conhecimento de si mesma para poder tomar alguma atitude. Abraços.
Bom dia. Normalmente acreditamos que o fato de nos expressarmos bem, significa que existe uma boa comunicação. Pode até ser que sim, mas comunicar-se exige muito mais do que simplesmente dizer.
O que estou sugerindo é que muitas vezes o fato de saber se comunicar não é o suficiente, pois precisamos entender que dizer algo,é uma coisa e ser compreendido é outra.
A ideia de poder repensar posturas e comportamento é muito bem vinda neste caso, bem como, aprender a se comunicar de forma direta e objetiva, onde a ideia é ser compreendido e não agressivo.
Acredito que um processo terapêutico individual seria muito bem vindo neste caso, para aprender comunicação, mas também para aprender a lidar e expressar suas emoções, caso o profissional identifique alguma dificuldade, com certeza indicará um processo terapêutico de casal.
A psicoterapia, na verdade vai lhe dar um parecer para compreensão dessa angustia. Não exite receitas prontas, e não tem como lhe dar um parecer sem saber como e quando surgiram. Um Psicoterapeuta de casal com certeza pode lhe auxiliar. Abs
Olá, na realidade você deve fazer uma experiencia de ainda tentar esta forma de comunicação por escrito, se este é um caminho onde você consegue expressar melhor seus sentimentos mais intimo em relação à ele então deve usá-lo, mas antes precisará comunicar ao seu relacionamento que você tem esta dificuldade e que ele possa compreender este momento seu, precisa haver antes de tudo uma cumplicidade para que ambos entre neste acordo, pois se isto acontecer haverá um respeito individual dentro da relação do casal e isto é muito importante. Este é um caminho que você primeiro precisa seguir para depois avaliar o que deve ser continuado.
Bom dia!

Você consegue falar o que quer e o que sente com outras pessoas? Consegue falar com outras pessoas sobre isso sem ser via mensagens?

É interessante você já perceber a diferença de conseguir desenvolver melhor uma conversa com seu namorado via mensagem e pessoalmente não conseguir. Contudo, quais dificuldades aparecem em falar pessoalmente sobre esse ou aquele assunto com ele? Qual dificuldade em falar sobre seus sentimentos e o que você deseja para ele? Já fez tentativa? O que aconteceu? Como foi a situação?

Terapia individual seria interessante para você e quem sabe como casal vocês pensarem em uma terapia conjunta também.

Pense nos questionamentos levantados aqui e procure um profissional da psicologia. Acredito que será válido para você e para a relação de vocês dois.

Tudo de bom!
Olá
A linguagem realmente é um meio de comunicação importante, mas não é a único. Existem pessoas que conseguem se expressar melhor através da escrita e até mesmo por meios plásticos (pinturas,. esculturas..).Porém se você deseja superar essa limitação/timidez/insegurança a psicoterapia pode te ajudar.
Boa sorte

Especialistas

Thiago Marsaioli Coelho

Thiago Marsaioli Coelho

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Mirian Mateus de Cerqueira

Mirian Mateus de Cerqueira

Psicólogo

Cuiabá

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.