Estou em um relacionamento com uma mulher maravilhosa, que eu admiro muito, mas, nos últimos meses,

18 respostas
Estou em um relacionamento com uma mulher maravilhosa, que eu admiro muito, mas, nos últimos meses, esse relacionamento tem me causado muita ansiedade e estresse. Descobri algumas coisas sobre o passado dela que, apesar de não serem significativas, me incomodam profundamente. Frequentemente tenho pensamentos obsessivos sobre as pessoas com quem ela se envolveu antes de mim, o que gera uma angústia enorme. Embora eu tenha melhorado um pouco nesse aspecto, ainda luto diariamente contra esses pensamentos, e isso afeta a forma como me sinto no relacionamento.O que mais me preocupa é que percebo que posso estar me autossabotando. Às vezes, fantasio sobre como seria a vida de solteiro e me sinto culpado por isso, pois sei o quanto ela é uma mulher incrível e que realmente quero construir um futuro ao lado dela. Ao mesmo tempo, esses pensamentos me deixam confuso, com medo de acabar estragando tudo. Já passei por algo semelhante no meu relacionamento anterior, onde acabei traindo e fingindo ser alguém que eu não era, e prometi a mim mesmo que não seria essa pessoa novamente. Tenho buscado ajuda em Deus porque quero ser uma pessoa melhor e o amor da vida dela, mas me sinto perdido e atormentado pela ideia de que talvez eu não consiga ser o homem que ela merece.Como posso lidar com essa ansiedade, superar esses pensamentos obsessivos e evitar me autossabotar, para que eu possa viver esse relacionamento de maneira saudável e em paz?
Olá! Lamento que tu estejas passando por essa situação, mas o mais indicado é iniciar um processo de análise para saber de onde vem esses pensamentos e por que razão eles apareceram em seu relacionamento anterior e nesse. Há uma repetição aí que merece atenção e investigação por sua parte e pelo profissional. Estou disponível para uma conversa. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130

Olá!
Você diz que as coisas do passado não são significativas, mas se elas estão te gerando incômodo, é porque em algum nível elas significam algo para você. Então é muito importante que você possa falar sobre isso em um ambiente seguro e acolhedor. Recomendo que busque um psicólogo para poder discutir e entender o porquê essas coisas te incomodam e como lidar com elas de uma forma saudável. No processo de psicoterapia você vai poder falar também sobre imaginar-se solteiro, sentir-se culpado, entre outras questões que aparecem no seu relato.
Não deixe de buscar ajuda para lidar com tudo isso.
Olá! Seu relato demonstra que você tem ciência de que existem fatores inconscientes que muitas vezes tomam a frente das situações nas quais nos achamos em controle. Um processo de psicanálise é um bom lugar para falar disso para entender melhor de onde vem esses pensamentos, as angústias e pode auxiliar a criar novos caminhos para os conflitos que você está vivendo. Estou à disposição!
Olá! Considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para essa questão, pois se te gera sofrimento tem importância para você, além do mais é algo que parece se repetir nas suas relações, ou seja, é necessário pensar o porquê o passado do outro tem interferido tanto no seu presente. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá,
Estar num espaço tranquilo, acolhedor, ter uma escuta sensível e empática com uma profissional na Abordagem Centrada na Pessoa pode te ajudar na reflexão de seus pensamentos e você mesma descobrir a melhor forma de lidar com tudo isso do seu jeito de ser.
Abraços.
Primeiramente, é importante reconhecer que lidar com a ansiedade e pensamentos obsessivos em um relacionamento pode ser desafiador, mas é um passo positivo que você está buscando ajuda para entender e melhorar a situação. A ideia de que o passado de sua parceira está constantemente na sua mente pode ser um reflexo de inseguranças pessoais, e não necessariamente da realidade do relacionamento, mas tudo isso precisa ser levado para uma análise, a onde um profissional qualificado possa te ajudar em relação a seus medos, inseguranças, em como se comunicar assertivamente e trabalhar sua autoestima. Estou disponível e aberta à te ajudar!
Olá, primeiro considero um ótimo que esteja se abrindo. Muitos homens tem conflitos semelhantes e não se propõem a refletir a respeito ou a pedir ajuda para lidar com tudo isso de outra maneira. Esses pensamentos obsessivos de que fala, sobre o passado afetivo de sua parceira, podem estar relacionados à todo o rol de crenças e valores socio-culturais que aprendemos ao longo da nossa socialização. Isso, associado à pouca educação emocional que recebemos em nosso desenvolvimento, pode gerar muitos conflitos. Não aprendemos a nomear nossas emoções. Pior, aprendemos a suprimir ou inibir qualquer emoção classificada como negativa. Porém, as emoções são as responsáveis por comunicar nosso mundo interno com o mundo externo, nos trazendo autoconhecimento para lidar com nosso contexto de vida. A princípio imagino que possa sentir algo como ciúmes, frustração, insegurança, medo, vergonha, culpa, inveja, confusão, entre outras. Quais você acredita que podem ter a ver com esses pensamentos obsessivos de que fala? Quais recursos emocionais desenvolveu ao longo da vida que te ajudam a lidar com essas emoções? Quando você pensa nas experiências anteriores de sua parceira, quais pensamentos você tem sobre você? Quais vivências suas contribuíram para pensar dessa forma a seu respeito? Tem muitas questões que poderiam ser aprofundadas nesse processo. Sugiro que busque psicoterapia para compreender melhor tudo que está acontecendo com você. Se achar que faz sentido, pode ser muito útil também participar de um grupo de homens, moderado por algum psicólogo, para que possa ampliar sua visão sobre aspectos da socialização masculina e como contribuem para conflitos com autoestima e relacionamentos.
Parece que você está passando por um momento muito desafiador no seu relacionamento, lidando com pensamentos e sentimentos que estão causando ansiedade e estresse. O que você descreveu — os pensamentos obsessivos sobre o passado da sua parceira e a preocupação em se autossabotar — é algo que muitas pessoas experimentam, especialmente quando tentam lidar com suas próprias inseguranças e medos. É importante lembrar que o passado da sua parceira, assim como o seu, é algo que não pode ser mudado. No entanto, o que realmente importa é o presente e o futuro que você quer construir com ela. Ao focar no aqui e agora, você pode começar a trabalhar em ser o parceiro que deseja ser, em vez de ser consumido por preocupações com o que já aconteceu. Esses pensamentos obsessivos podem ser um reflexo de uma ansiedade maior, que pode estar enraizada em experiências passadas ou inseguranças pessoais. Procurar por acompanhamento psicológico pode ser muito benéfico para você nesse momento. Um psicólogo pode te ajudar a explorar esses sentimentos mais a fundo, entender a origem dos seus pensamentos e desenvolver estratégias para lidar com eles de forma mais saudável. A psicoterapia é um espaço seguro onde você pode trabalhar para se conhecer melhor, superar suas ansiedades e construir um relacionamento mais sólido e saudável. Lembre-se de que é possível mudar e crescer a partir de onde você está agora. Ao trabalhar suas emoções e pensamentos no presente, você pode se aproximar mais do tipo de parceiro que deseja ser e do futuro que quer construir com sua parceira.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Estou à disposição.
Olá! Esses pensamentos parecem estar te prejudicando de uma forma muito intensa, não? Investigar os motivos pelos quais esses pensamentos obsessivos vem à tona, podem te ajudar nisso. Buscar compreender o que isso está relacionado com a sua história de vida e suas relações passadas, quais marcas ficaram em você de outros relacionamentos, podem te auxiliar a compreender melhor porque esses pensamentos se repetem nessa relação. Acredito que buscar uma análise possa ser algo benéfico para você, fico à disposição caso queira conhecer meu trabalho!
Olá!
Lidar com esses sentimentos requer um equilíbrio entre o trabalho interno e a construção de um relação de confiança com sua parceira. Buscar uma ajuda profissional pode ajudar a entender melhor estes pensamentos obsessivos que te acometem e, a partir dai, conseguir focar em crescer como indivíduo. Assim, você tem a chance de encontrar a paz e a segurança que deseja em seu relacionamento.
O que você está vivenciando reflete um desafio comum para muitos em seus relacionamentos, especialmente quando o passado do parceiro desencadeia inseguranças e pensamentos obsessivos. Esses sentimentos, embora difíceis, são normais em certo grau, mas quando começam a interferir na sua paz mental e na dinâmica do relacionamento, é um sinal de que precisam ser abordados.

Aqui estão alguns pontos para ajudar a lidar com esses pensamentos e evitar a autossabotagem:

Reconheça os Pensamentos como Pensamentos:
Os pensamentos obsessivos sobre o passado dela não definem a realidade do relacionamento. São reflexos de inseguranças e medos. Tente observar esses pensamentos sem julgá-los ou reagir a eles automaticamente. O simples reconhecimento de que "isso é apenas um pensamento, não uma verdade absoluta" pode aliviar um pouco da angústia.

Foque no Presente e no Relacionamento Atual:
Lembre-se do que torna o relacionamento atual especial. O que você admira nela? O que vocês compartilham juntos? Tentar manter o foco nas qualidades e experiências presentes pode ajudar a diminuir a força dos pensamentos sobre o passado.

Trabalhe a Confiança e Autoestima:
Muitas vezes, esses pensamentos obsessivos vêm de uma insegurança em relação a si mesmo. Reforçar a sua autoestima e a confiança em quem você é pode ser fundamental. Reconheça suas qualidades, seu valor e o que você traz para o relacionamento.

Evite Comparações:
Comparar-se com o passado dela pode ser destrutivo. Todos têm um passado, mas o que importa é o que vocês estão construindo juntos agora. Tente se lembrar de que ela escolheu estar com você e que o relacionamento de vocês é único.

Desenvolva Técnicas para Lidar com a Ansiedade:
Práticas de mindfulness, meditação, exercícios físicos ou atividades que relaxam a mente podem ajudar a reduzir a ansiedade e os pensamentos obsessivos. Quanto mais você conseguir acalmar sua mente, mais claro será o seu discernimento sobre como lidar com essas questões.

Reflexão e Autocompaixão:
É importante refletir sobre o que você realmente quer e como deseja se sentir no relacionamento. Dê-se o direito de errar e de aprender com esses desafios. A autocompaixão é fundamental para não se punir excessivamente pelos seus pensamentos e emoções.

Lidar com esses sentimentos sozinho pode ser exaustivo, mas você não precisa fazer isso sem apoio. A psicoterapia pode ser uma excelente aliada para ajudá-lo a entender a raiz desses pensamentos obsessivos, lidar com a ansiedade de forma mais eficaz e, acima de tudo, construir uma relação saudável consigo mesmo e com sua parceira. Se sentir que precisa de um espaço para explorar essas questões mais profundamente, convido você a agendar uma sessão de psicoterapia online para trabalharmos juntos nisso.
Te convidamos para uma consulta: Auxílio na dificuldade do relacionamento conjugal - R$ 150
Já ouviu falar em constelação famíliar? A constelação famíliar pode te ajudar a mudar esse padrão de pensamento e crenças. Observe se no seu sistema familiar tem histórico de traição, ou até mesmo ciúmes crônicos, vc pode simplesmente estar a serviço e representando algo que é comum no seu sistema de origem. Ou em nome de algum dos seus pais você cria um sistema se auto sabotagem para não estar disponível para o relacionamento. Na constelação podemos alinhar tudo isso e os padrões mudarem rapidamente e seu relacionamento prosperar.
Olá! Ter a percepção sobre o seu mal-estar causado por essa descoberta e estar disposto a entender e procurar lidar de melhor maneira, é sinal de que já está se movimentando em direção a isso. A ajuda de um profissional, seja psicólogo ou psicanalista, vai te auxiliar no melhor entendimento e manejo da situação. Conflitos nos relacionamentos são angustiantes, mas podem ser grandes oportunidades para transformações. Estou a disposição para te acompanhar nessa!
Olá, me parece que você tem vivido com muita angustia e ansiedade. Você reconhece que sua parceira é uma boa pessoa e quer aprender a estar neste relacionamento de uma forma mais saudável.
Não existe uma fórmula para sua melhora. O relacionamento está apenas trazendo à tona algo que já existe em você e que necessita do seu cuidado e atenção.
Procure fazer psicoterapia para cuidar disso que emerge com tanta força. Talvez você também deva procurar um psiquiatra para tratar os sintomas que podem estar paralisando sua vida.
Olá, acho que realmente seria importante um trabalho de psicoterapia que pode ser individual com você ou com o casal. A psicoterapia pode ajudar muito a entender muitas questões relacionadas ao que você está passando. Agende uma primeira consulta comigo para o casal ou individual para que possamos entender o que está acontecendo e agir conforme o que você realmente quer.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 185
Sua angústia e ansiedade em relação ao passado da sua parceira parecem estar ligadas a inseguranças pessoais e questões não resolvidas de relacionamentos anteriores. É importante reconhecer que esses sentimentos são significativos e merecem atenção. Buscar a ajuda de um psicólogo pode proporcionar um espaço seguro para explorar e entender esses pensamentos, ajudando você a lidar com eles de forma saudável. A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para superar essa autossabotagem e construir um relacionamento mais equilibrado e satisfatório.
Boa tarde. Construir um relacionamento saudável passa pelo seu autoconhecimento e você estar de bem consigo mesmo. Também envolve seus padrões inconscientes herdados de sua família. Em seu discurso tem vários conflitos e contradições, eu sugiro fazer uma terapia para encontrar, desenvolver caminhos que levem a paz que você busca.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!