Estou em tratamento da depressão a 4 meses e minha esposa não aguenta mais a situação. Ela não quer

16 respostas
Estou em tratamento da depressão a 4 meses e minha esposa não aguenta mais a situação. Ela não quer mais me ouvir contar sobre a terapia e não quer mais falar sobre a nossa relação. Me sinto sem apoio e percebo que isso está piorando minhas crises de ansiedade. Eu sei q ela está sofrendo também. O que posso fazer para ajudá-la mas sem me afundar ainda mais em minha depressão? Pois todos os dias tenho pensado em divórcio como solução.
Olá!

Imagino o quão profundamente esteja sofrendo com essa situação, quanto mais quando já se encontra numa situação tão fragilizante como a sua. Nessas horas, de fato, o que mais precisamos é poder contar com o apoio daqueles que amamos, embora nem sempre conseguimos obtê-lo.
Compreendo que se encontre já sensibilizado por conta da depressão e que, às vezes, quando a situação já não parece mais oferecer soluções, queremos fugir da luta para não ter que lidar com suas drásticas consequências. Entendo, também, que sua bateria emocional deva se encontrar praticamente toda esgotada(o que é muito característico do estado no qual se encontra), mas acredito que se conseguir reunir esses seus sentimentos e entregá-los à sua companheira com o cuidado de não cobrá-la e/ou se queixar dela, mas, sim, de tentar compreender o quão trabalhoso pode estar sendo pra ela vê-lo nessa condição e não conseguir encontrar maneiras efetivas de ajudá-lo, vocês poderão entrar em consenso e achar meios mais saudáveis de servir de apoio um ao outro. Não se trata de ensiná-la a lidar com suas questões, mas, sim, de permiti-la saber como e quanto te machuca saber que não encontra mais nela o suporte que precisava e de propor a ela outras saídas que não mais essa a qual ela vem recorrendo para cuidar de você.

Espero tê-lo ajudado, ainda que com breves palavras.
Desejo melhoras a você e que encontre, em sua relação, o alento que necessita para aliviar seu sofrimento.
Um abraço carinhoso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 90

Olá, realmente não é uma situação fácil de lidar para o casal. A sua esposa não tem recursos profissionais para conseguir escutar você e ao mesmo tempo saber separar a emoção, então envolve-se e não sabe lidar. Sugiro que procurem a terapia de casal irá ajudá-los muito nessa fase. Abraço.
Sinto muito pelo que você está passando. Esta é a hora de focar em você mesmo. Não desanime, pois se você está em tratamento, tudo vai dar certo! Caso não esteja ainda tomando medicação, super indico procurar um psiquiatra para otimizar seu processo! Agora, com relação ao apoio que você precisa, não deixe de buscar também na família e nos amigos, que vão fazer toda diferença nesse momento!
Olá!
A situação é realmente delicada, não só pra quem está em tratamento mas também para os familiares..
Não é raro que paire uma espécie de nuvem sobre os mais próximos e que se tenha dificuldades pra administrar toda a situação..
Seria importante que ela também (e se houverem filhos) procure fazer sua terapia.. diante das próprias reflexões, ela vai se fortalecer e descobrir como manejar o sofrimento pelo qual você está passando...

Fique firme, as coisas tendem a melhorar com o avanço do tratamento.

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá!
Você está fazendo psicoterapia ou é só tratamento com medicação psiquiátrica? Recomendo ver essa possibilidade, ou sessões de psicanálise. Parece que você estivesse precisando de um espaço para conversar. Colocar em palavras o que acontece com alguém que possa escutar de uma perspetiva externa, que não julgue e ofereça sigilo é importante. Falar sobre o que sentimos e o que isso nos faz pensar é fundamental.
Estou disponível, caso tenha interesse.
Boa sorte!
Bom dia, sinto muito por esse momento difícil que esteja passando.
Acredito ser muito importante nesse momento um acompanhamento psicoterapêutico para os dois, para você e para sua esposa para que possam ter um lugar e um profissional para expressar toda dor emocional. Isso alivia e suaviza muito as relações. Uma terapia de casal também é uma opção interessante se os dois estiverem dispostos e abertos. O quadro depressivo é difícil para o paciente e para os membros da família todos precisam se fortalecer emocionalmente. Um abraço, cuide-se bem
Olá. O apoio emocional é fundamental durante esse período, tanto para você quanto para sua esposa. Ouça atentamente as preocupações dela e mostre empatia em relação às dificuldades que ambos estão enfrentando.
Encoraje-a a buscar o próprio suporte emocional, a terapia individual que a beneficiará lidar com o estresse e as dificuldades emocionais decorrentes do relacionamento e do seu processo de tratamento. Se vocês dois sentirem que o relacionamento está sofrendo, pode ser útil procurar a ajuda de um terapeuta de casais para trabalhar nas questões relacionais e de comunicação. Isso pode ajudar a melhorar a compreensão mútua e encontrar maneiras saudáveis de lidar com as dificuldades.
Lembre-se de que a jornada de recuperação da depressão é desafiadora e leva tempo e, que a ajuda profissional deve ser buscada sem preconceito ou vergonha. Sempre à disposição.
A depressão é muito complexa e deve ser tratada de preferência por profissionais da Psicologia e Psiquiatria, cada especialidade vai atuar em seu campo próprio, ou seja a Psiquiatria vai "quimicamente" atuar no equilíbrio de seus neurotransmissores, responsáveis pelo seu desajuste emocional, já a Psicologia, vai atuar na origem desses sentimentos que desequilibram emocionalmente, por isso é de suma importância realizar os dois tratamentos. Quanto a possível "falta de compreensão" de sua esposa, vale destacar que os mais próximos também são afetados quando não estamos bem emocionalmente, também sofremos pelo outro, recomendo que ela também passe por um processo de Psicoterapia, isso vai ajudar ao casal a enfrentar de maneira muito mais suave esse momento que estão enfrentando. Fico a disposição caso necessite.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 200
Olá! Sugiro que reflita sobre o "divórcio como solução", que pode parecer o caminho mais curto quando não se consegue resolver os conflitos e, é mesmo, quando não há mais amor, combustível essencial para manutenção de um relacionamento. Pelo que relata, ambos carecem de ajuda profissional que poderá ser preciosa em uma terapia de casal, quer seja para resgatar a relação ou então o "divórcio" como última alternativa. Estou à disposição.
Olá! Puxa, entendo que seja uma situação bem sensível e que deixa os envolvidos com muita dificuldade em saber como lidar. Sem dúvida é essencial que você mantenha seu processo psicoterapêutico para tratar a depressão, mas seria interessante se sua esposa também fosse assistida num processo psicoterapêutico para ela, individualmente. Isso sem dúvida, a ajudaria muito neste momento de sofrimento e dúvidas. À disposição.
Olá, você diz que está em tratamento para depressão a 4 meses, espero que com psiquiatra e psicólogo. Seja persistente. Sei que é mais fácil falar do que reagir, mas com a ajuda da medicação e do acompanhamento psicológico, novos rumos irão surgir. Os sintomas depressivos são persistentes, necessitando de toda ajuda de uma rede de apoio. Neste sentido seria importante sua esposa também buscar ajuda. Ela não tem condições sozinha de entender e ser essa rede de apoio que você precisa. Eu geralmente faço contato com a família do paciente para poder dar esse suporte, converse com seu psicólogo a esse respeito. Ele deve te ajudar. Se não estiver em atendimento, ofereço meu serviço. A terapia de casal pode ser uma opção também, mas se seu processo estiver sendo levado de maneira adequada, onde haja a inclusão da família, você deverá ficar mais forte para enfrentar a depressão com melhores disposições.
Bom dia,
Pergunte ao seu psicólogo outras formas de falar sobre as vitórias e derrotas que teve ou tem que enfrentar no momento. Sua esposa não é sua amiga. É esposa. Procurar os amigos, ajuda muito na opinião que podem lhe sugerir, claro, sem julgamentos
Olá! Lamento por estar passando por essa situação e entendo o quanto esteja sendo difícil para você e para sua esposa. Para quem sofre com a depressão é muito importante ter uma rede de apoio e percebo o quanto sua esposa é uma parte fundamental da rede.
Assim como para você é importante que mantenha buscando tratamento e se cuidando, para o cuidador, que ama e é rede de apoio de pessoas que estão em sofrimento com a depressão, é importante também cuidar da saúde mental.
Além disso, é necessário cuidar da qualidade do relacionamento do casal e a comunicação e compreensão é um dos caminhos. Caso vocês tenham interesse, a terapia de casal também pode ser uma saída para vocês entenderem o que acontece no relacionamento e perceber os limites dentro dele.
Espero ter ajudado, um abraço!
Olá! Esse processo de um dos cônjuges em depressão é, muitas vezes, complexo para o casal. Sua esposa não tem o conhecimento técnico necessário para entender e lidar de forma mais ampla com o que está havendo. Sugiro que ela também inicie terapia e/ou que vocês façam terapia de casal para ajudar nesse processo.
Olá! O importante seria a terapia de casal. Quadros de depressão podem se agravar quando o cônjuge, não entende o processo. Façam uma consulta.
Lidar com depressão enquanto tenta manter um relacionamento saudável pode ser extremamente desafiador, tanto para você quanto para sua esposa. É importante reconhecer que, enquanto você está passando por um período difícil com sua saúde mental, sua esposa também pode estar enfrentando seus próprios desafios ao tentar apoiá-lo. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a aliviar a situação para ambos:

Comunicação Aberta: Tente estabelecer um diálogo honesto e aberto com sua esposa sobre suas necessidades e as dela. Explique que você entende que a situação também é difícil para ela e mostre-se aberto a ouvir como ela se sente. Às vezes, apenas saber que ambos estão sendo ouvidos pode aliviar muita tensão.

Terapia de Casal: Considerem a possibilidade de iniciar uma terapia de casal. Um terapeuta pode ajudar vocês dois a comunicar melhor suas emoções e expectativas, além de fornecer ferramentas para lidar com os desafios que estão enfrentando juntos.

Apoio Externo para Sua Esposa: Encoraje sua esposa a procurar apoio para si mesma, seja por meio de terapia individual, grupos de apoio ou atividades que ela goste. É fundamental que ela também cuide da própria saúde mental e emocional.

Definir Limites: Vocês dois podem trabalhar juntos para definir limites saudáveis ​​em relação a conversas sobre terapia e depressão. Por exemplo, vocês podem designar momentos específicos para discutir esses tópicos ou acordar sinais para quando um dos dois precisar de uma pausa da conversa.

Atividades Conjuntas Positivas: Tentem encontrar atividades leves e agradáveis que possam fazer juntos, que não estejam relacionadas à doença ou terapia. Isso pode ajudar a reconectar vocês e trazer momentos de leveza e alegria para o relacionamento.

Auto-cuidado: Continue a investir no seu próprio tratamento e auto-cuidado. Quanto mais você puder gerenciar sua depressão de maneira eficaz, menos pressão isso colocará sobre o relacionamento.

Avaliar as Opções de Forma Racional: Antes de tomar decisões drásticas como o divórcio, é importante avaliar todas as opções. Se você sentir que a relação está realmente insustentável, uma terapia de casal pode ajudar a esclarecer se há uma maneira de salvar o relacionamento ou se uma separação amigável é o melhor caminho.

É importante lembrar que nenhum de vocês precisa passar por isso sozinho. Buscar ajuda profissional, tanto individual quanto conjunta, pode fazer uma grande diferença na maneira como vocês enfrentam esses desafios juntos. A recuperação da depressão é um processo, e ter um suporte sólido pode ser crucial para seu sucesso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!