Estou desempregado, mas estou buscando emprego, e por ficar a maioria do tempo ocioso, mecho muito n

16 respostas
Estou desempregado, mas estou buscando emprego, e por ficar a maioria do tempo ocioso, mecho muito na internet, principalmente nas redes sociais, para matar o tempo e para controlar a ansiedade, muito dela por eu estar desempregado, sem dinheiro. Assim sendo, como fazer um detox digital?
Olá! Penso que para ajudar no "detox digital" primeiramente você deve buscar refletir sobre quais atividades você gosta de fazer, por exemplo: exercicio físico, ler um livro, assistir filmes, cozinhar... e a partir daí busca preencher seu tempo com atividades prazerosas pra você. Se ainda estiver dificil, recomendo desinstalar os aplicativos que mais prendem você ao celular, por alguns dias. Este momento pode ser muito importante para você resgatar coisas que você gostava muito de fazer e nao fazia mais por falta de tempo.

Olá! Concordo com a colega. Considerando o momento que está vivenciando, sem muitas atividades prazerosas, acredito que seria muito aversivo para você fazer o detox do único momento de lazer que tem tido sem substitui-lo por outras tarefas. Então antes de reduzir o uso, pense no que você poderia fazer para se ocupar com outros assuntos e promover bem-estar. O detox te ajudará a se conectar com você mesmo e com as pessoas mas é preciso ter alguns cuidados antes de se privar das redes sociais. Caso contrário, você se sentirá ainda mais ansioso. Acrescento ainda que você não precisa ser radical. Você pode simplesmente reduzir o uso das redes sociais para que possa utiliza-las de maneira mais consciente e com moderação. Cuide-se bem!
Eiii, que bacana a sua busca de encontrar maneiras de se sentir menos ansioso e mais saudável! Concordo com o que as colegas disseram acima , ou seja, primeiro liste o que você gosta de fazer e, aos pouquinhos, vai fazendo a substituição do tempo na internet com essas outras atividades. Sugiro também que busque um processo de psicoterapia para te ajudar a ressignificar algumas crenças internas que, talvez, possam estar dificultando a sua recolocação profissional de alguma forma. Isso faz sentido para você?
Olá, antes de qualquer processo de "detox" seria importante olhar para todos esses sentimentos que tem gerado esses sintomas, existem algumas opções de atendimento acessível pensando na atual situação de desemprego, caso tenha interesse em conhecer quais ferramentas pode utilizar para encontrar esses profissionais, fico a disposição.
Olá! Importante pensarmos que a existência da tecnologia é um fato em nosso contexto atual e pensar em retirá-la totalmente da sua vida pode ser um erro, assim como uma dieta radical, por exemplo. É bacana administrar o tempo de uso, mas não excluir completamente esse hábito.
Para te ajudar, tente estabelecer uma rotina bem definida. Não é porque você não está trabalhando no momento que é uma pessoa desocupada. Tente listar atividades que faz diariamente e crie horários para essas atividades. Tente incluir também atividades de autocuidado.
Se ainda assim tiver dificuldade de diminuir o uso do celular, atualmente existem aplicativos que ajudam no gerenciamento do tempo de uso das telas. Deixo aqui uma indicação: app Forest.
Espero ter ajudado.
Oi! Comece por etapas! Ao esperar pela comida num restaurante, se entretenha com outras coisas. Quando entrar num elevador, estiver no carro ou transporte público, tente resistir à vontade de olhar o celular. Ao acordar, faça um alongamento, tome café da manhã e só após isso, utilize o celular. Todo pequeno progresso já é um progresso! Acredito que quanto mais drástica sua tentativa, menos eficiente e duradoura será! Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Olá busque ocupar sua mente com coisas simples, determine uma hora limite para manter o celular ligado à noite, faça um planejamento do que pode te ajudar na busca de emprego. Crie metas, estipule prazos,mesmo pequenos passos vão te ajudar.
Faça exercício, leia um livro,revise seu currículo, faça terapia, se autoconhecer auxilia a ampliar a autoconsciência e autocontrole das suas ações.
Olá!
Provavelmente o seu uso excessivo das redes sociais é uma resposta ao momento de ansiedade que você está vivendo!
Esse ciclo ansiedade-uso excessivo de celular é realmente vicioso. Uma vez que o uso das redes sociais nos oferece uma recompensa imediata.

Além das dicas para um detox digital dadas acima pelos colegas, também é importante você explorar o que está por trás disso. A psicoterapia pode te ajudar!
Olá! Procure otimizar seu tempo, faça exercícios, descubra um hobby, cursos para aperfeiçoamento. Aproveite para dar um passeio ao ar livre. Comece com pequenas metas que sejam possíveis de cumprir. Faça terapia, vai te ajudar!
Eii! Antes de buscar possíveis soluções para realizar um detox digital, seria interessante refletir porquê ficar nas redes sociais controla sua ansiedade de alguma maneira, como você diz. Seria interessante buscar uma psicoterapia para ter um espaço para você falar mais sobre suas questões.
Realmente é muito angustiante não ter trabalho e estar sem dinheiro. Não é fácil. Mas aproveite seu tempo livre para poder se desenvolver de alguma forma. Procure se aperfeiçoar em sua área através de cursinhos livres, mesmo pela Internet, ou até achar um plano B para ganhar dinheiro. E também o trabalho com o corpo é fundamental. Se você não pode pagar uma academia, procure fazer exercícios em casa, ou caminhadas ao ar livre. ]Assim o hábito de ficar nas redes sociais vais diminuindo e você estará aproveitando seu tempo de forma construtiva.
Olá! Que bom que tu buscou ajuda!
Assim como jogos, drogas, sex@, a internet pode virar um vício. O que você pode fazer por conta, são duas coisas
A primeira: tentar diminuir o tempo de uso aos poucos. Diminui uma hora por semana e assim gradativamente. Tenta preencher esse tempo com outras coisas prazeirosas pra você.
A segunda: diminuir drasticamente o tempo de tela. Para te ajudar com isso, existem alguns aplicativos que travam o celular pelo tempo que o usuário determinar. E tenta preencher esse tempo com outras coisas, como caminhada, meditação, leitura, conversa com a família e amigos, jogos (não digitais)….
Espero que isso possa te ajudar!
Fica bem!
Olá. De modo geral, há duas alternativas, sendo que você pode passar um tempo longe da internet e ir reinserindo aos poucos o que for necessário ou ir retirando aos poucos e ficando apenas com o que é necessário. Encontre outras formas de distrair sua mente, movimente seu corpo e planeje seus dias.
Olá, Primeiramente, é importante dizer que muita tela, aumenta ainda mais sintomas ansiosos e pode ser gatilho para o surgimento de outros sintomas, como estresse, angústias, irritabilidade etc.
Algumas sugestões para vc diminuir o acesso às redes:
- Pense em atividades que goste e vc tenha prazer (leitura, caminhada, quebra cabeça etc. Importante pensar na substituição da tela por algo que goste).
- Desative as notificações e estabeleça um limite de acesso.
-Tenha propósito quando for acessar as redes sociais e faça uma limpeza dos conteúdos e pessoas que não fazem sentido.
- Reserve ao menos a primeira e a última meia hora do dia para estar sem o celular.
Espero ter ajudado.
Ficar sem trabalho é uma questão estressante, mas se vc é diligente pode otimizar o tempo e transformar o abuso digital em um bom uso dele. Sabia que tem cursos professionalizantes de graça? Procure otimizar seus conhecimentos, isto pode te abrir mais oportunidades de trabalho. Sucessos!
Olá! O "detox digital" pode ser iniciado por pequenas mudanças de comportamento. O uso das redes sociais pode ser um aliado neste momento de busca por um emprego, na realização de cursos, leitura, que ampliarão o seu nível de conhecimento. Desta forma, é importante fazer um planejamento, gestão do tempo e ainda que esteja desempregado é saudável fazer coisas que gosta, que não precisa ter investimento financeiro, tarefas domésticas, etc. Desligue o celular por determinado tempo durante o dia ou mantenha-se afastado dele. Boa sorte!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!