Estou deprimido e tenho tics leves. Foi receitado Sertralina e Orap. Estou com muito medo desse Orap.

7 respostas
Estou deprimido e tenho tics leves. Foi receitado Sertralina e Orap. Estou com muito medo desse Orap. Os tics nem me incomodam tanto. Há tantos riscos assim de efeitos colaterais?
Bem, primeiro eu precisaria entender melhor as características e a evolução dos seus tiques, saber se se enquadram em algum diagnóstico ou se são decorrentes de alguma condição orgânica.
Mas falando de uma maneira geral, caso tenham iniciado já na idade adulta e sejam mesmo leves, sem grande prejuízo, é possível que melhorem espontaneamente após alguns meses. O fato de estar deprimido tem chance de ser um fator de exacerbação e equilibrar-se emocionalmente pode levar à melhora e término dos tiques.
De qualquer forma, o uso da medicação Orap pode fazer você se livrar do sintoma de forma imediata.
Todas as medicações envolvem riscos e benefícios. Não há necessidade de ter medo exagerado de nenhuma medicação.
Mas é importante conversar com o seu Psiquiatra sobre quais são os seus receios. Ele vai saber te esclarecer melhor as características da medicação e explicar por que achou indicado.
Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Psicoterapia para autoconhecimento vai auxiliar a entender os fatores psico emocionais que levam a depressão.
Recomendo associar ao tratamento medicamento para uma melhora na sua saúde e maior equilíbrio para a vida pessoal e social.
Abraços
E importante em casos de qualquer substancia psicoativa, ter um acompanhamento de um psiquiatra, pois este tem uma melhor compreensão sobre os efeitos desta medicação e como esta pode estar agindo em seu organismo.Sendo que estas medicações sempre trazem consigo efeitos colaterais, dos quais depois de um certo tempo elas começam a diminuir. Onde se por um acaso elas não diminuírem seu psiquiatra certamente ira mudar sua medicação.
O tratamento medicamentoso é uma das vertentes para a depressão e ansiedade. O medicamento trata as características genéticas, já o psicológico trabalha nos motivos que levaram ao desencadeamento desse transtorno. Recomendo avaliação e a disposição.
Boa tarde. Realmente as medicações trazem reações, mas tem pessoas que não tem sintomas, não sentem nada. Mas o ideal é sempre tirar todas as dúvidas com o seu medico, e procurar um psicologo. A terapia vai te ajudar muito, pois os tics leves, é um sintoma, eu costumo dizer que o corpo fala quando a pessoa não esta bem. Procure ajuda psico psicológica.
É importante seguir as orientações médicas e buscar apoio psicoterapêutico complementar para lidar com esses medos, depressão e tics! São super possíveis de que você não precise mais conviver com isso! Não desanime nem se acomode em aguardar o efeito da medicação. As pesquisas acerca dos efeitos dos medicamentos nunca devem ser generalizadas e em geral na bula indica em quantos % da população pesquisada aquilo aconteceu... então aproveita o que os medicamentos tem para te oferecer de bom e tenta relaxar um pouco! Melhoras para você!
Olá, cada organismo responde de forma diferente e muitas vezes a pessoa pode nem sentir efeitos colaterais. Não tenha medo da medicação que seu psiquiatra lhe recomendou e procure um acompanhamento com psicólogo, com certeza poderá te ajudar. Um abraço!

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.