Estou com uma rouquidão há 3 meses no exame da Nasofribrolaringoscopia a conclusão é que eu faça

3 respostas
Estou com uma rouquidão há 3 meses no exame da Nasofribrolaringoscopia a conclusão é que eu faça um tratamento de rinopatia alérgica mas, até a Fonoaudióloga tem duvidas sobre o diagnostico pois a rouquidão esta persistindo por muito tempo com oscilações de as vezes minha voz sumir completamente. Que me recomendam?
Prezado cliente devido a persistência dos sintomas acho importante fazer uma nova avaliação, desta vez deve fazer uma videolaringoestroboscopia. Pois com este exame temos condições de fazermos uma diagnóstico mais preciso das patologias das pregas vocais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde!
O exame mais adequado para a avaliação da prega vocal é a laringoestroboscopia que consiste em um exame em que um endoscópio é introduzido pelo nariz ou pela boca até a completa e adequada visualização das pregas vocais, alem disso há um sensor similar a um microfone que é posicionado na parte externa da garganta do paciente, e capta a frequência de vibração das pregas vocais.
Então a luz que ilumina a cavidade laríngea "pisca" na mesma frequência da vibração das cordas vocais e como resultado a imagem parece estar em camera lenta, o que facilita a identificação de pequenas alterações da onda mucosa ou estruturais da prega vocal, que podem passar despercebidas durante uma laringoscopia tradicional.
Portanto, converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar esse exame.
Espero ter ajudado.
Rouquidão persistente é um sintoma que aponta para o fato de haver alguma interferência na capacidade de produção normal da voz, que não depende somente das cordas vocais, mas também do ar que vem dos pulmões e da forma como o som, que é produzido inicialmente pelas cordas vocais, acaba sendo modificado ao passar pela garganta, boca e nariz até sair como "nossa voz". Ou seja, sua rouquidão pode estar em outro local além das cordas vocais. No entanto, primeiro precisa realmente afastar um problema com a laringe. Para tal, concordo com, os demais colegas, precisa fazer uma availiação com especialista em voz (otorrinolaringologista) que, além da história clínica e exame físico geral, também fará uma videolaringoestroboscopia. Este exame de imagem é simples e rápido, mas oferece informações primordiais sobre o complexo funcionamento das cordas vocais.

Especialistas

Raquel Castanheira

Raquel Castanheira

Otorrino

Ouro Preto

Fabiana Belchior

Fabiana Belchior

Otorrino

Niterói

Miriã Boaretto T Fernandes

Miriã Boaretto T Fernandes

Otorrino

São Paulo

Camila Marinho

Camila Marinho

Otorrino

Recife

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 70 perguntas sobre Rouquidão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.