Estou com uma pedra nos rins , gostaria de saber ser posso fazer academia?

5 respostas
Estou com uma pedra nos rins , gostaria de saber ser posso fazer academia?
Se estiver sem dor, sim.
Atenção redobrada a uma boa hidratação.
Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode sim, sempre se lembrando de uma boa hidratação. Em caso de dor procure a emergência.
Olá, não há contra-indicação para atividades físicas se estiver sem sintomas, porém é importante saber o tamanho localização e número de calculos que vc tem. Outra coisa seria investigar as causas da formação dos mesmos. Agende uma consulta com um urologista para saber mais. À disposição
O fato de ter um cálculo no interior do rim não é impeditivo para a realização de atividades físicas. Inclusive a atividade física regular, com reposição hídrica adequada e sem excesso de ingestão proteica (seja na dieta ou por suplementos) está associada com uma melhora do metabolismo como um todo e por consequência redução tanto na formação de novos cálculos, bem como evita o aumento dos cálculos já existentes. É claro que determinadas atividades físicas (aulas de "jump" ou saltos, por exemplo) podem favorecer a migração para o ureter de cálculos renais já existentes e desencadear uma cólica renal, mas mesmo assim isso não contraindica a atividade física. Se você é um formador (a) de cálculos urinários mantenha sempre o acompanhamento periódico com um urologista de sua confiança, pois ele será o profissional mais indicado para tirar todas as suas dúvidas e orientar o melhor caminho a seguir.
Litíase renal ou pedra nos rins e trato urinário representa risco de crises de cólica renal, obstrução de ureter, infecção do trato urinário alto e baixo e até prejuízos para função renal. O consumo de água e o tipo de alimentação juntamente com predisposição genética influenciam a formação destes cálculos e a recidiva. Atividade física pode influenciar desidratação no organismo e acentuar o aparecimento de cálculos renais. Contudo, ser portador de litíase renal não será impedimento de frequentar academias. A questão é prevenir para não ter que remediar. A investigação do tipo de cálculo é muito útil, bem como necessário aumentar consumo de água e utilizar suplementos nutricionais certos. Alimentação é a base da saúde e por isso deve ser valorizada nesta prevenção de complicações. No momento que as complicações surgirem, o urologista deverá ser consultado.

Especialistas

Carlos Petto

Carlos Petto

Urologista

Rio de Janeiro

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Carolina Mywa Tomita

Carolina Mywa Tomita

Nefrologista

Maringá

Hugo Tadeu Amaral

Hugo Tadeu Amaral

Nefrologista

São Carlos

Mayara Oliveira Freitag

Mayara Oliveira Freitag

Nefrologista

Apucarana

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 427 perguntas sobre Pedras nos rins (cólica renal)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.