Estou com uma dúvida, minha vó está prestes a a completar 90 anos e ela intensificou esquecimento

8 respostas
Estou com uma dúvida, minha vó está prestes a a completar 90 anos e ela intensificou esquecimento nos últimos 3 meses e teima que falamos ou não falamos tal coisa, cria até cenários, sei que a idade dela é comum não ter memória ótima, mas neste caso há necessidade de uma avaliação?
Olá internauta, é muito importante que sua avó passe por uma avaliação com neurologista para que seja submetida ao exame neurológico e testes de cognição. Idosos podem necessitar de um tempo maior para se recordar dos fatos mas não é "normal" ter esquecimentos. Mesmo ela tendo 90 anos é necessáro que o quadro dela seja investigado. Melhoras para ela e um abraço! Letizia Borges

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. o nosso cérebro vai envelhecendo junto com a gente, e sim, podemos ter esquecimentos,muito comuns nessa idade. É importante, de qualquer forma, avaliar o esquecimento com um médico, pode ser um geriatra ou neurologista, que deverá contextualizar o início dos esquecimentos, a intensidade e o prejuízo nas tarefas diárias, para perceber o quanto tem comprometido suas atividades. É fundamental a presença de um familiar próximo que possa responder a essas perguntas, pois o próprio paciente não terá condições de responder. É preciso uma avaliação mais detalhada para saber se se trata de algo em decorrência da idade, sem maiores transtornos, ou algum processo demencial. Espero ter ajudado!
Olá! Seria muito importante levá-la em um geriatra para que ele possa avaliá-lo com precisão e averiguar que se trata realmente de um processo demencial. É sempre importante nessa idade a ida rotineira ao Geriatra e a outros médicos para consultas de rotina e de prevenção. Se ela não tiver nenhum problema, não será nada mais que uma boa conversa com o médico! Boa sorte! Abraços!
Olá!
Você informa que sua avó tem apresentado esquecimentos e menciona situações que muitas vezes não ocorreram ("cria cenários").
O idoso pode apresentar queixas de esquecimento ou até confusões mentais por diversos fatores: desidratação, infecção urinária, quadro demencial, transtorno mental, etc.
É importante que a família acompanhe-a em uma consulta com o geriatra para que ele solicite exames de investigação dessas queixas.
Caso seja descartado causas orgânicas, poderá ser solicitada uma avaliação neuropsicológica para investigar as funções cognitivas e emocionais.
Fico à disposição para outros esclarecimentos.
Olá! Com a idade que a sua avó tem e os tipos de esquecimentos que você está relatando, acho que seria de grande valia uma avaliação de um possível quadro demencial. Existem algumas especialidades aptas a isso, como a psiquiatria, a neurologia e a geriatria.
Ressalto a importância de um diagnóstico precoce, pois a demência é uma doença que não tem cura mas pode ter seu avanço retardado, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Oi, boa noite.
Sua avó esta em uma idade em que tem sim de haver um acompanhamento, principalmente de um médico Geriatra, se possível, ou mesmo clinico, e contar com uma rede que possa esta atendendo as necessidade da idade e dos acometimentos natural que vem com gratificante idade. O atendimento médico poderá a ajuda la neste diagnostico de esta esquecendo e também uma auxilio no tratamento deste momento e ajuda também a família para entender e ajuda la também.
Espero que possa ter ajudado.
Prezado, seria de grande valia levá-la ao Neurologista para analisá-la e encaminhá-la para o Neuropsicólogo para investigar as funções cognitivas para realizar a Avaliaçao Neuropsicológica.
Atenciosamente.
Ola, é muito importante que ela seja avaliada sim. As queixas relacionadas à cognição precisam de uma investigagação ampla, através da anamnese, exame físico, aplicação de testes cognitivos e exames complementares, Atenciosamente. .

Especialistas

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Isadora Leticia Silvestre Martins

Isadora Leticia Silvestre Martins

Psicólogo

São Paulo

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.