Estou com um problema. Quando estou próximo de várias pessoas, por exemplo, na sala de aula ou no cu

16 respostas
Estou com um problema. Quando estou próximo de várias pessoas, por exemplo, na sala de aula ou no culto religioso, tento concentrar minha visão em um local de interesse, mas parece que as pessoas que estão ao meu redor pensam que estou olhando para elas. Tento focar o olhar, mas elas olham para mim de forma discreta, por se sentirem incomodadas. Isso está provocando muitos prejuízos, retirando minha atenção e me deixando cada vez mais isolado.
Olá! Vc tem a impressão ou a certeza de que as pessoas estão te olhando? De qualquer forma, uma situação social que é usual na sua vida e que está lhe causando transtornos e dificuldades, deve ser vista com atenção. Observe outras situações semelhantes que podem estar acontecendo e compartilhe isto com seu psicólogo. Bom caminho!

Procure uma terapia urgente. Esta situação não é normal, e está lhe causando sofrimento. Procure ajuda, não pense que isto vai passar logo, não corra o risco desta situação ficar te arrastando por anos. Procure um psicólogo que lhe inspire confiança e não tenho dúvidas que a TCC Terapia Cognitivo Comportamental lhe ajudará a buscar uma melhora desta situação.
Seu relato parece haver uma certa ansiedade social e isso pode estar provocando esse desconforto! Preste atenção a seus pensamentos e sentimentos nessa ocasião,pois muitas vezes seu dialógo interno pode estar fazendo interpretações e associações baseados em medo de exposição/julgamentos e a partir de elementos parciais! Procure psicoterapia.
Olá, se essa situação é um problema para você sugiro que busque auxílio de um profissional. Não espere que os sintomas aumentem, vá ao psicólogo. Espero ter ajudado. Fique bem.
Olá.
Observo, no teu relato, que você tem vivido bastante sofrimento por causa desta situação. Como os colegas apontaram, pode estar havendo uma distorção cognitiva que te leva a pensar assim. Buscando entender esta possível distorção cognitiva, eu te perguntaria, por exemplo, o que elas estão olhando em você... e o que você pensa sobre isto que as pessoas estão observando... aí você começa a cuidar de você mesmo, e diminui a ansiedade gerada pelo fato de estarem te olhando...
É claro que este trabalho, acompanhado de um psicoterapeuta, é muito mais eficaz... se você não tiver condições de pagar por uma terapia, procure o teu posto de saúde e peça um encaminhamento para o serviço de psicologia do SUS na tua cidade, ou busque uma clinica-escola em alguma faculdade de psicologia próxima a você.
E, claro que cada profissional tende a puxar a sardinha para seu próprio trabalho, mas qualquer linha de atendimento psicológico reconhecida cientificamente irá te auxiliar.
Olá! Dentro da sua fala é possível perceber bastante de você e de suas interpretações daquilo que acontece ao seu redor, seria interesse compreender em que situações esses pensamentos e sentimentos estão lhe causando sofrimento, além dos motivos para eles existirem. Aconselho procurar uma psicoterapia, nesse espaço será possível uma concepção mais profunda dessas questões e elaboração de estratégias para lidar com elas. Espero que tenha ajudado, se cuide.
Olá, como os colegas colocaram muito bem, se este fato esta trazendo prejuízos na sua qualidade de vida, procure ajuda para entender mais profundamente todas as nuanças dos seus sintomas, fico a disposição, abraço!!!
Olá. Uma coisa que não ficou clara na sua questão é o motivo pelo qual você busca focar em algo específico. Deduzo, mas sem ter certeza, que seja porque você não se sente à vontade em lugares com muitas pessoas, e, para se distrair de uma angústia, acaba tentando se concentrar em algo diferente. Se a estratégia funciona, acho um recurso interessante. Mas parece que falha no momento que começa a chamar a atenção dos outros, justamente o que você tenta evitar. Vejo duas saídas nessa situação. A primeira é mais direta e rápida, mas demanda uma saída mais forçada da zona de conforto: tente falar com pessoas mais próximas e de confiança, que estejam juntas no culto ou na sala de aula, que você faz isso para se sentir melhor. Assim você se sentirá mais tranquilo sabendo que existem pessoas que entendem seu comportamento. Outra forma, que leva mais tempo, mas que também pode ajudar você a se entender melhor, seria buscar psicoterapia. Nas consultas você poderá se preparar com calma para lidar com situações sociais, ao mesmo tempo que vai se conhecendo melhor. Espero ter ajudado. Abraço!
Ola! Pelo que voce diz, isso está lhe causando sérios desconfortos e inclusive te levando ao isolamento, portanto te aconselho a investigar junto com um psicologo a causa desse sentimento e o que esta te levando a ter esses pensamentos e sensações. Quando vc entender, vai conseguir melhorar seu comportamento.
Olá!! Você já reconheceu que algo em sua vida não está bem e vem se sentindo prejudicado, pois bem, esse é um passo importante para buscar ajuda. É muito difícil dizer o que pode ser com tão poucas informações, é necessário uma avaliação mais criteriosa. Procure ajuda de um psicólogo, na terapia será possível avaliar e investigar melhor as causas do seu sofrimento.
A psicanálise pode ajudar a entender o que está por trás desta sensação de isolamento e da reação das pessoas ao seu olhar. Pode ser que você esteja inconscientemente expressando sentimentos de ansiedade ou insegurança, ou que esteja projetando algum tipo de sentimento negativo sobre as pessoas ao seu redor. Ao trabalhar com um terapeuta, você pode explorar esses sentimentos e descobrir como eles estão afetando sua vida. Além disso, o terapeuta pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos e melhorar sua capacidade de se conectar com as pessoas ao seu redor.
Fazer psicoterapia vai te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e construir recursos para lidar com a situação. Abraço.
Busque um psicólogo, ele poderá te ajudar a lidar com essa situação
Olá, boa noite. Por qual motivo você precisa fixar em um ponto? Existem alguns diagnósticos que podem trazer esse sintoma, mas é necessário uma investigação. Normalmente quando nos sentimos desconfortáveis em algum lugar logo pensamos que estão nos olhando e nos julgando, mas precisamos pensar se isso é real ou não. Será necessário uma sessão para isso.
Olá, como está?
Pode ser interessante nesse momento, pelo pouco que falou, buscar uma terapia com algum psicólogo, falar sobre essas impressões, ideias ou da realidade parece que vai lhe proporcionar um maior bem estar. O que nos disse, parece apontar uma questão com o que os outros pensam, dizem ou pensam sobre você, supostamente ou pensam de fato. Com isso, uma terapia para poder falar mais sobre o que você pensa dessas impressões e de como coloca seu olhar para não atrapalhar ninguém, pode ser algo legal.
Espero ter ajudado, até mais.
Sentir que as pessoas ao seu redor estão reagindo ao seu olhar ou que você está sendo percebido de forma negativa pode ser muito desconfortável e pode afetar sua capacidade de se concentrar e interagir com os outros. Esse tipo de situação pode estar relacionado à ansiedade social, onde você pode se preocupar excessivamente com a percepção dos outros e com o impacto de suas ações.

Como Lidar com Esses Sentimentos
Reconheça Seus Sentimentos: É importante aceitar que o que você está experimentando é real e que seus sentimentos são válidos. A consciência é o primeiro passo para lidar com a situação.

Pratique Técnicas de Mindfulness: Técnicas de mindfulness e atenção plena podem ajudar a redirecionar seu foco e reduzir a ansiedade associada à percepção dos outros. Concentre-se no presente e nas atividades que está realizando, ao invés de se preocupar com o que os outros estão pensando.

Reavalie Seus Pensamentos: Muitas vezes, nossa percepção de como os outros nos veem pode ser influenciada por nossos próprios medos e inseguranças. Trabalhar para desafiar e reestruturar esses pensamentos pode ajudar a diminuir a ansiedade.

Exponha-se Gradualmente: Exponha-se gradualmente a situações sociais que causam desconforto, começando com ambientes menos desafiadores e aumentando gradualmente a dificuldade. Isso pode ajudar a construir confiança e reduzir a ansiedade ao longo do tempo.

Considere Terapia: Trabalhar com um psicólogo pode ser muito útil. A terapia é eficaz para lidar com a ansiedade social e pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com esses pensamentos e sentimentos de forma mais construtiva.

Próximos Passos
Se você achar que esses sentimentos estão impactando sua capacidade de se concentrar e interagir de forma eficaz, considerar uma sessão de psicoterapia online pode ser um excelente próximo passo. Podemos explorar juntos suas preocupações, desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade social e encontrar maneiras de melhorar sua experiência em ambientes sociais. Estou aqui para apoiar você nessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Transtorno de ansiedade social - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!