Estou com um calculo renal de 4.9cm no rim esquerdo, "nefrolitiase esquerda" (calculo coraliforme) e

5 respostas
Estou com um calculo renal de 4.9cm no rim esquerdo, "nefrolitiase esquerda" (calculo coraliforme) e foi sugerido pelo urologista uma Nefrolitotomia Percutanea. Existe outro tratamento possivel para sanar esse problema?
Olá, sua dúvida é muito importante.
A nefrolitotripsia percutânea é a retirada de pedras do interior do rim através de uma pequena incisão nas costas (na direção do rim a ser operado).
Através de um trajeto criado pelo cirurgião, a pedra é fragmentada e removida. Tem a vantagem de ser um método rápido, pouco doloroso e que tem a capacidade de tratar pedras volumosas. Comumente é indicada para cálculos maiores que 20 mm.
Há ainda a possibilidade de fazer o tratamento de cálculos maiores através de um aparelho flexível longo, introduzido através da uretra.
Como este aparelho é muito fino e delicado, existe uma limitação técnica para tratar cálculos volumosos e geralmente são necessários múltiplos procedimentos para a eliminação completa.
Atenciosamente

Dr. Bruno Benigno
CRM 126265

Caso seja de cálice inferior é a melhor opção mesmo ! Se não, é possível fazer via endoscópica ! Att
Existem alguns fatiares que devem ser avaliados como o tamanho (informado por você) a localização do cálculo, relação com outro órgãos adjacente e o grau de comprometimento desse rim. A partir dessas informações opta-se pela melhor forma de tratamento (laparoscópica, endourologia/percutânea. Levando em
Consideração somente o tamanho do cálculo informado por você a opção seria a Percutânea mesmo, com a litotripsia (quebra) do cálculo e retirada do seus fragmentos. Espero ter ajudado!
Com estas características do cálculo, a Nefrolitotripsia Percutânea é o tratamento padrão-ouro, o mais indicado! Boa sorte! Att
Em mãos experientes a ureterorrenolitotripsia à laser pode ser resolutiva, mas na maioria das vezes, com um cálculo desse volume, acarreta em mais de um procedimento. Mas não deixa de ser uma opção menos invasiva.