Estou com um calculo renal de 4.9cm no rim esquerdo, "nefrolitiase esquerda" (calculo coraliforme) e

5 respostas
Estou com um calculo renal de 4.9cm no rim esquerdo, "nefrolitiase esquerda" (calculo coraliforme) e foi sugerido pelo urologista uma Nefrolitotomia Percutanea. Existe outro tratamento possivel para sanar esse problema?
Olá, sua dúvida é muito importante.
A nefrolitotripsia percutânea é a retirada de pedras do interior do rim através de uma pequena incisão nas costas (na direção do rim a ser operado).
Através de um trajeto criado pelo cirurgião, a pedra é fragmentada e removida. Tem a vantagem de ser um método rápido, pouco doloroso e que tem a capacidade de tratar pedras volumosas. Comumente é indicada para cálculos maiores que 20 mm.
Há ainda a possibilidade de fazer o tratamento de cálculos maiores através de um aparelho flexível longo, introduzido através da uretra.
Como este aparelho é muito fino e delicado, existe uma limitação técnica para tratar cálculos volumosos e geralmente são necessários múltiplos procedimentos para a eliminação completa.
Atenciosamente

Dr. Bruno Benigno
CRM 126265

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caso seja de cálice inferior é a melhor opção mesmo ! Se não, é possível fazer via endoscópica ! Att
Existem alguns fatiares que devem ser avaliados como o tamanho (informado por você) a localização do cálculo, relação com outro órgãos adjacente e o grau de comprometimento desse rim. A partir dessas informações opta-se pela melhor forma de tratamento (laparoscópica, endourologia/percutânea. Levando em
Consideração somente o tamanho do cálculo informado por você a opção seria a Percutânea mesmo, com a litotripsia (quebra) do cálculo e retirada do seus fragmentos. Espero ter ajudado!
Com estas características do cálculo, a Nefrolitotripsia Percutânea é o tratamento padrão-ouro, o mais indicado! Boa sorte! Att
Em mãos experientes a ureterorrenolitotripsia à laser pode ser resolutiva, mas na maioria das vezes, com um cálculo desse volume, acarreta em mais de um procedimento. Mas não deixa de ser uma opção menos invasiva.

Especialistas

Hiury Silva Andrade

Hiury Silva Andrade

Urologista

São Paulo

Raphael Barroso Kato

Raphael Barroso Kato

Urologista

São Paulo

Bruno Salomão

Bruno Salomão

Urologista

Juiz de Fora

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 182 perguntas sobre Nefrolitotomia Percutanea
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.