Estou com um calculo no ureter com 12.1mm x 6,5mm x 5,9mm, consultei um especialista que indicou uma

6 respostas
Estou com um calculo no ureter com 12.1mm x 6,5mm x 5,9mm, consultei um especialista que indicou uma Ureterorrenolitotripsia Rígida Unilateral. Alegou que desse tamanho não pode ser expelido mesmo estando no final, o procedimento é bastante caro, é possível expelir ou devo fazer a cirurgia?
Olá! Com esse tamanho, dificilmente o cálculo sairá de forma espontânea. O risco da permanência do cálculo no ureter são complicações como infecção urinária grave e perda da função renal. O cálculo deve ser removido. Convers com seu urologista sobre opções de tratamento levando em conta a posição do cálculo. Espero ter ajudado. Abraço.

Os Guidelines nos orientam acompanhamento clínico de pacientes com cálculo renal no máximo até 8 mm, desde que não haja sinais/sintomas de alarme, como: febre, piora da função renal, infecção, piora da hidronefrose (dilatação do rim) e da dor, entre outros. Cálculos acima de 8 mm, a chance de resolução sem intervenção cirurgica diminui muito e, por isso, há indicação de intervenção. No seu caso, portanto, a há indicação sim de Ureterorrenolitotripsia rígida unilateral.
Olá! não é impossível, mas é pouco provável que consiga expulsar um cálculo ureteral deste tamanho. A ureterolitotripsia é o tratamento de escolha para este caso.
Atenciosamente,
Há a terapia medicamentos expulsiva como tratamento de cálculos localizados no ureter. Porém, a melhor indicação seria para cálculos menores que 5mm e localizados no ureter distal. Quanto maior o diâmetro do cálculo menor a possibilidade do cálculo ser eliminado de forma espontânea. No seu caso a melhor conduta seria ureterolitotripsia rígida unilateral. Os cálculos ureterais podem complicar com infecção urinária, pielonefrite(infecção do rim) e perda da função renal.
Att
A cirurgia está realmente bem indicada.
Sem avaliar sua tomografia é mais difícil definir! Mas se esse tamanho for uma medida transversal e não longitudinal tem pouca chance de eliminar com medicamentos! Att