Estou com um cálculo de 1cm no terço proximal, 5,5cm distal a pelve renal esquerda. Estou há uma sem

2 respostas
Estou com um cálculo de 1cm no terço proximal, 5,5cm distal a pelve renal esquerda. Estou há uma semana internada aguardando liberação da cirurgia, sem dor e sem febre. Quais os riscos para o rim de permanecer com o cálculo sem retirá-lo?
Após 30 dias, é comum haver perda de função renal. Fique tranquila que o convênio deve liberar logo e a sua cirurgia deve ocorrer em breve. Boa sorte! Confie no seu urologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Embora nem todos os cálculos renais causem sintomas imediatos, é importante considerar os possíveis riscos de deixar o cálculo no lugar por um longo período de tempo.

Alguns dos riscos associados à permanência de um cálculo renal sem tratamento incluem:

Obstrução do fluxo urinário: Se o cálculo se movimentar e obstruir parcial ou totalmente o fluxo de urina, pode levar a complicações, como dor intensa (cólica renal), infecção urinária ou hidronefrose (acúmulo de urina nos rins).

Infecção urinária recorrente: A presença de um cálculo renal aumenta o risco de infecções urinárias, uma vez que o cálculo pode servir como um local para o crescimento bacteriano.

Dano renal progressivo: Cálculos renais grandes ou persistentes podem levar a danos nos rins com o tempo. Isso pode afetar a função renal e aumentar o risco de complicações renais a longo prazo.

Com base nas informações fornecidas, é compreensível que você esteja aguardando a liberação da cirurgia para a remoção do cálculo. A cirurgia é frequentemente recomendada para cálculos renais desse tamanho, especialmente se houver o risco de obstrução ou outras complicações.

É importante seguir as orientações médicas e manter-se em contato com sua equipe de saúde para garantir que você receba o tratamento adequado

Especialistas

André Leonardo Eyng

André Leonardo Eyng

Urologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Marcelo Adriano Dias Ferreira Furtado

Marcelo Adriano Dias Ferreira Furtado

Radiologista

Araguaína

Vitor Soares Louzada

Vitor Soares Louzada

Radiologista

Colatina

Murilo Miranda de Sousa

Murilo Miranda de Sousa

Médico clínico geral

São Paulo

Daniel Gadelha de Oliveira

Daniel Gadelha de Oliveira

Radiologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Ureterolitíase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.