Estou com TAG e me foi prescrito o Escitalopram, associado ao Quet e ZolfestD, em caso de insônia. Nunca

8 respostas
Estou com TAG e me foi prescrito o Escitalopram, associado ao Quet e ZolfestD, em caso de insônia. Nunca tomei fármacos desse tipo, e como sou ansiosa estou apavorada. Comprei os medicamentos, mas não comecei a usar, ainda caí na asneira de "pesquisar" as experiências e relatos alheios na internet. Que me aconselham?
Procure ajuda de um profissional psicólogo.
A Terapia Cognitivo Comportamental é muito eficaz no tratamento de Transtornos de Ansiedade.
Um psicólogo te ajudará a desenvolver o autoconhecimento e técnicas de controle da ansiedade.
A medicação também é importante para equilibrar seu organismo e te auxiliar no autocontrole.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!! O ideal é você seguir a prescrição médica e sempre estar em contato com o psiquiatra para que ele possa acompanhar os resultados da medicação. Agora é muito importante que você compreenda que os remédios irão amenizar os sintomas, porém não vão resolver suas dificuldades. Neste caso a terapia cognitivo comportamental é muito eficaz para tratamento de ansiedade e para que você consiga de fato tratar a sua ansiedade e não precise ficar dependente da medicação por tempo prolongado. Abraços.
Em primeiro lugar precisa avaliar o quanto a TAG está interferindo na sua vida pessoal e profissional, pois o medicamento é um estabilizador para os sintomas.
Seria interessante buscar uma Psicoterapia para autoconhecimento, entender seus aspectos psico emocionais, e como buscar um maior equilíbrio e mais qualidade de vida.
Abraços
A busca de informação na internet pode trazer informações não tão precisas e corretas. Efeitos colaterais existem em qualquer tipo de medicação, mas isso não quer dizer que você terá todos, ou talvez nem terá algum.
Se está com acompanhamento psiquiátrico aconselho o início do uso da medicação e um acompanhamento psicológico para lhe ajudar nesse período de uso de medicamento e até mesmo após o uso.
Qualquer alteração que possa perceber deve ser relatada ao médico que está te acompanhando no tratamento.
A terapia cognitiva comportamental é bastante útil e utilizada em tratamento de ansiedade.
Não tenha medo! Você agiu corretamente adquirindo os fármacos prescritos pelo seu médico.

Quanto a pesquisar sobre seu transtorno, considero esta sua atitude positiva, desde que seja de fonte confiável, pois, facilitará entendimento e adesão ao tratamento.

Portanto, sugiro que você confie e inicie tratamentos medicamentoso e psicológico simultaneamente.

Combatendo a TAG com estas duas frentes, ampliará a possibilidade de barrar o aumento da intensidade e frequência de sua ansiedade, impedindo que a mesma se torne crônica o que causaria maiores sofrimentos e prejuízos.

Desejo-lhe sucesso no tratamento!
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
Olá! No Tratamento medicamentoso de TAG geralmente é prescrito um antidepressivo que tende a apresentar melhor resultado, com menos efeitos colaterais. Se você não está segura quanto ao tratamento medicamentoso, sugiro que você procure um outro médico, preferencialmente psiquiatra ou neurologista para teres uma segunda opinião. Cabe ressaltar que é importante ter acompanhamento psicoterapêutico para que o tratamento de TAG seja de fato adequado e traga resultados positivos. A abordagem da Terapia cognitivo comportamental é uma das que apresenta melhor resultado terapêutico para este tipo de transtorno. Espero ter ajudado. Sigo à disposição.
Já procurou ajuda psicológica? Compreendo sua preocupação com o uso dos medicamentos. A maioria das pessoas opta por usar os medicamentos em último caso. É aconselhável, como outros colegas já citaram, que você faça um acompanhamento psicoterapêutico para lidar com suas questões de saúde e, através de desenvolvimento de autoconhecimento, aprender a lidar melhor com os problemas e adversidades da vida. Não existe uma abordagem psicológica melhor que a outra. Os profissionais formados em Psicologia estão preparados para atender qualquer questão relacionada ao comportamento humano. Mas dependendo dos objetivos, da empatia com o profissional, do próprio quadro de saúde, algumas abordagens são mais aconselhadas do que outras.
Bom dia, sugiro que repense a possibilidade de você começar a usar a medicação, pois ela irá ajudá-la a sair da crise e juntamente com ela você pode procurar um(a) psicólogo(a) que irá ouví-la e acolhê-la em suas queixas.
Na Internet há informações verdadeiras e falsas sobre os transtornos por isso não é recomendado buscar ajuda nela, busque sempre um profissional capacitado para te orientar. Torço pela sua melhora. Um abraço.

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Yasmim Barbosa da Silva

Yasmim Barbosa da Silva

Psicólogo

Fortaleza

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Rafael Schmidt

Rafael Schmidt

Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.