Estou com problemas na escrita e fala depois de adulta.. eu sempre escrevi bem, mas recentemente me

16 respostas
Estou com problemas na escrita e fala depois de adulta.. eu sempre escrevi bem, mas recentemente me pego não sabendo e errando em palavras simples e na fala trocando os r por l no meio de letras tipo prata por plata (mas meu erro na escrita nao se resumi somente a esse tipo de erro), eu não era assim, claro que errava, mas agora está mais evidente e recorrente esse problema, tenho boa leitura e compreensão. Qual profissional seria o mais indicado para procurar? Psicólogo mesmo?
Olá!

Sugiro que considere buscar um(a) Psicopedagogo(a), cuja especialidade será trabalhar a manutenção das funções diretamente relacionadas à fala e escrita, bem como outras, relacionadas.
Para além disso, consigo imaginar o sofrimento que pode estar passando ao se perceber deixando de conseguir dominar uma função que sempre tenha sido desempenhada por você, talvez, até, com grande facilidade. Imprescindível considerar causas que podem estar indiretamente ligadas a esses sintomas que relatou e que, quem sabe, se não devidamente trabalhadas, encontrariam outras formas de manifestação que não necessariamente apenas essas funções que apresentou acima.

Espero que fique bem e que possa encontrar os meios para contornar isso!
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 90

A Dislalia (problema que vc apresenta, com Disortografia) é muito comum em crianças ate 4 anos, depois disso é interessante investigar. Pode ser um desvio fonético, dificuldades na articulação, dentição ou outras alterações estruturais. Sugiro que vc procure um fonoaudiólogo para uma avaliação.
Olá, é sempre importante buscar inicialmente a ajuda de um especialista em Saúde mental. Concordo com as opiniões compartilhadas pelos colegas, porém, sabemos que corpo e psiquismo são inseparáveis, e muitas vezes os sintomas também podem ser da ordem emocional.
Espero ter contribuído, abraços e boa sorte na busca do seu profissional.
Olá!! sinto muito por você estar passando por este momento, nem imagino como seja difícil se enxergar numa mudança como esta e não compreender o que está acontecendo. Te deixo aqui 4 indicações de profissionais:

1. Médico Neurologista
Para investigar e eliminar qualquer probabilidade de ser um problema físico;

2. Fonoaudióloga:
Uma fono poderá investigar como o som chega em seus ouvidos e como ele sai em sua fala - meu feelling me diz que uma fono talvez poderia te dar alguma resposta;

3. Psicopedagoga:
É a profissional que cuidará diretamente da parte escrita e talvez ela já possa lhe indicar um bom caminho a seguir;

4. Psicoterapia:
Aqui comigo eu poderia te acompanhar e te ajudar a compreender/ acolher seus sentimentos enquanto busca o seu diagnóstico.

Um abraço e se cuide! um diagnóstico as vezes pode exigir uma demanda de tempo nossa - mas uma vez ele fechado você colherá os frutos podendo entender melhor o que está acontecendo com seu corpo e como pode lidar com essas mudanças.
Ola tudo bem? aconselho ir em vários especialistas, neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagogo e por fim descartadas todas as possibilidades fisiológicas procure um psicólogo. Não deixe o tempo passar, faca um investigação detalhada, com certeza encontrara solução. Precisando de Psicóloga, estou a disposição.
Oi Bom dia! Procure um Psicopedagogo. O psicopedagogo é um profissional que atua na área de pedagogia, relacionada ao ensino, e também tem sua especialização na área de psicologia, buscando entender e solucionar dificuldades de aprendizado. Espero ter ajudado.
Olá! Primeiramente gostaria de te acalmar pois dificuldades de fala e escrita são comuns tanto em crianças quanto em adultos, o importante é descobrir qual a origem desse sintoma e entender sua evolução para definir a melhor forma de tratamento. É bem provável que apenas um profissional não seja suficiente para te auxiliar nessa dificuldade, mas os mais indicados são o Psicólogo/Neuropsicólogo, o Psicopedagogo, o Fonoaudiólogo e o Neurologista. Recomendo que em um primeiro momento você busque atendimento com Psicólogo (caso você observe que esses eventos podem estar associados a sintomas de ansiedade, traumas ou estresse) ou um Psicopedagogo (caso você compreenda esse evento como um fenômeno cognitivo e um processo de aprender/reaprender). Ambos profissionais são capacitados para te ajudar e podem realizar encaminhamento posterior para o Neurologista e Fonoaudiólogo, caso seja necessário.
Olá! Espero que esteja bem!

Se você está enfrentando problemas na escrita e na fala que estão afetando sua vida diária, é recomendável procurar a avaliação de um profissional especializado na área da saúde. Um neuropsicólogo pode ser uma opção adequada nesse caso, uma vez que eles são especialistas em avaliar e tratar dificuldades relacionadas ao funcionamento cognitivo, incluindo linguagem, memória, atenção e habilidades executivas.

Um neuropsicólogo realizará uma avaliação detalhada, que pode incluir testes neuropsicológicos, entrevistas e observações clínicas, com o objetivo de identificar quaisquer déficits cognitivos ou dificuldades específicas na área da linguagem. Com base nos resultados, o neuropsicólogo poderá fornecer um diagnóstico e recomendar estratégias de intervenção apropriadas.

Além disso, é importante considerar uma avaliação médica geral para descartar possíveis causas médicas subjacentes que possam estar contribuindo para seus sintomas.

Um forte abraço!
O estresse a que somos submetidos em nossa rotina diária, pode afetar a nossa cognição em vários níveis, inclusive aspectos fisiológicos do nosso organismo. Ás vezes uma mudança de rotina, a inclusão de entretenimento e lazer, podem fazer mudanças significativas na sua saúde mental. Mas caso persista a dificuldade apresentada, aconselharia a consulta a um neurologista para retirar as causas fisiológicas. Eliminadas estas possibilidades, indicaria a psicoterapia para uma busca mais consistente,
a algum problema emocional que possa estar lhe afetando.
Olá! No seu caso, penso seja prudente uma consulta com um médico neurologista. Também pode ser útil fazer o Método Tomatis, um tratamento audio-psico-fonológico. Você pode encontrar mais informação fazendo uma pesquisa na internet sobre este método. Resto à disposição.
Olá. Pelo que você descreve, é recomendável que consulte um neurologista para avaliar qualquer possível problema neurológico. Descartado isso, a psicoterapia é o tratamento recomendado pois o estresse, a ansiedade, falta de sono, fadiga mental, podem afetar a memória, o processamento linguístico e outras habilidades cognitivas, incluindo a linguagem. Lembre-se de que somente um profissional de saúde qualificado pode fornecer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento adequado, se necessário. Sempre à disposição.
Diante das mudanças em sua escrita e fala, é recomendado buscar uma avaliação médica para investigar a origem desses sintomas. Um neurologista ou um fonoaudiólogo poderia ser profissional adequado para avaliar se esses problemas estão relacionados a questões neurológicas ou de linguagem.

Enquanto isso, se você está experimentando preocupações emocionais ou psicológicas em relação a essas mudanças, um psicólogo pode ser consultado para ajudá-lo a lidar com quaisquer sentimentos de frustração ou ansiedade que possam surgir. Lembre-se, uma avaliação médica é fundamental para determinar a causa subjacente de seus problemas de escrita e fala.
Minha orientação é procurar um neuropsicólogo. Abraço.
Olá! se vc está enfrentando dificuldades repentinas na escrita e na fala, é fundamental que procure uma avaliação abrangente para identificar possíveis causas subjacentes. Embora um psicólogo possa oferecer suporte emocional e psicológico durante esse processo, é importante também envolver profissionais da área da saúde que possam realizar avaliações específicas e fornecer orientações adequadas. Aqui estão algumas sugestões sobre como orientar esse paciente:

Avaliação Médica: Recomende que o paciente consulte um médico, como um neurologista ou um clínico geral, para descartar possíveis causas médicas para as dificuldades na escrita e na fala. Problemas neurológicos, como lesões cerebrais, distúrbios do desenvolvimento, ou mesmo deficiências nutricionais, podem estar contribuindo para esses sintomas.

Avaliação Neuropsicológica: Um neuropsicólogo pode realizar uma avaliação detalhada das funções cognitivas do paciente, incluindo linguagem, memória, atenção e habilidades motoras. Isso pode ajudar a identificar possíveis áreas de comprometimento cognitivo que podem estar afetando a escrita e a fala.

Avaliação Psicológica: Enquanto um psicólogo pode oferecer suporte emocional e ajudar o paciente a lidar com o estresse associado a essas dificuldades, também pode ser útil realizar uma avaliação psicológica para explorar possíveis fatores emocionais ou psicossociais que possam estar contribuindo para os sintomas.

Fonoaudiólogo: Um fonoaudiólogo é um profissional especializado no diagnóstico e tratamento de distúrbios da comunicação, incluindo dificuldades na fala e na linguagem escrita. Eles podem ajudar a identificar e tratar problemas específicos relacionados à articulação, fonética, fonologia e outras áreas da comunicação verbal.

Terapia da Fala e Linguagem: Dependendo dos resultados das avaliações, o paciente pode se beneficiar de sessões de terapia da fala e linguagem, que visam melhorar habilidades específicas de comunicação, como articulação, fluência, vocabulário e compreensão.

Recomende ao paciente que procure ajuda profissional o mais rápido possível para iniciar a investigação e o tratamento adequados. Uma abordagem colaborativa envolvendo múltiplos profissionais da área da saúde pode ajudar a identificar as causas subjacentes das dificuldades na escrita e na fala e desenvolver um plano de tratamento personalizado para atender às suas necessidade
Sugiro que você procure em um primeiro momento m médico neurologista ou um neuropsicólogo para primeira avaliação.
É importante inicialmente verificar como estão suas questões de saúde de uma forma geral, principalmente questões emocionais, isso para se descartar algumas possibilidades. Como está sua vida atualmente? Alguma demanda estressante, enfrentamentos difíceis ? Caso esteja tudo bem, emocional e fisicamente, sugiro fazer uma avaliação com um neuropsicólogo. Certamente será um início para encontrar um caminho certo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!