Estou com problemas de arrotos constantes, há um mês e meio, sem qualquer problema no estômago, inte

34 respostas
Estou com problemas de arrotos constantes, há um mês e meio, sem qualquer problema no estômago, intestino, conforme exames já realizados (endoscopia).
Tenho ansiedade e iniciei tratamento com psicoterapeuta cognitivo comportamental para auxílio, porém faz apenas uma semana. Desta forma, tenho emagrecido muito devido à sensação de plenitude constante.
Os arrotos iniciam já de manhã, sem comer qualquer coisa, e seguem até à noite. A cada 10 minutos tenho necessidade de arrotar.

Sugerem consulta com psiquiatra ou mantenho por um tempo com terapia? Uso de antidepressivo ou ansiolítico tendem a resolver a situação?

Obrigada desde já pela atenção.
Olá. Como você disse que sofre de ansiedade, eu te indico procurar um psiquiatra sim, para ele verificar a necessidade de medicação ou não. Mas continue também com o tratamento psicológico, pois vai te ajudar muito no manejo da Ansiedade. Persista!
Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a avaliação psiquiátrica é necessária quando causa prejuízo significativo na vida escolar, profissional, familiar... A psicóloga juntamente com você abordará essa necessidade, se necessário. Melhoras!
Olá. Primeiramente, não entendi quando disse "plenitude contante". Séria uma falará de apetite, ou uma sensação de bem-estar que impede você de comer por impulsão, e consequentemente emagrecer? Sugiro que você deve sim procurar esclarecimento, mas dê preferência ao seu terapeuta, e pergunte se poderia ser uma questão psiquiátrica.
Boa noite! Por conta do seu quadro de ansiedade parece que você já está tendo prejuízos em sua vida. Seria importante, junto com o atendimento psicológico você buscar uma avaliação psiquiátrica.
Primeiro é preciso entender que a psicoterapia é a terapia protagonista no tratamento da ansiedade. A medicação é importante quando há perdas significativas na qualidade de vida e principalmente quando os sintomas cognitivos estão muito severos, impedindo a organização, tomada de decisão e diminuindo sua capacidade de insight.
Se você não enxerga o seu psicólogo como a fonte mais segura de informação você deve informa-lo para tratarem também disso. Suas inseguranças, medos, até mesmo dúvidas sobre o uso de medicação e a indicação de um psiquiatra de confiança deve ser discutido com seu psicólogo.
Entregue-se mais as sessões e menos as facilidades da internet.
Olá...
Converse com o seu terapeuta, o psicólogo percebendo a necessidade de psiquiatra vai fazer o encaminhamento. Como relata que faz apenas uma semana que iniciou a terapia, o profissional ainda conhece pouco sobre você.
Nem sempre casos de ansiedade é necessário o uso de ansiolitico, por isto é importante exclarecer a terapeuta todas as angustias que vivência.
Abraços!
Boa noite, se este problema começou faz um mês e meio e antes não existia, e não tem causas físicas já que foram feitos todos os exames sem evidenciar nada, o que resta é ter um acompanhamento psicológico para individuar o problema que está por traz desses arrotos constantes. Precisa indagar o que quer sair de dentro de você e não encontra palavras para se expressar e ou trava na garganta. É interessante descobrir as causas que estão provocando este incomodo que fica travado sem conseguir tomar formas em palavras.
A Terapia Cognitivo-Comportamental associada com medicação , para casos de eructação supragrastrica realmente apresentam resultados de qualidade. Gostaria de saber se alem da sensação de estomago cheio e emagrecimento vc apresenta outros sintomas como; ,regurgitação, vômitos, queimação, dor abdominal , febre, anemia, isso tb é um alerta para doença orgânica o que pede uma avaliação medica mais criteriosa.
OLA
Ja tem alguns sintomas fisicos.
Eu oriento a fazer psicoterapia, nutricionista ou nutrologo e fazer exercicios fisicos todos os dias de 15 a 30 minutos.
Talvez seja adequado mudar sua alimentacao e rotina. Verificar desde quando estes sintomas comecaram exatamente e oque houve . Voce chama atencao que sabe exatamente a ocasiao que isso comecou este quadro.
Podemos levantar algumas sugestoes juntos .
Olá! Deves procurar esgotar as possibilidades de problemas físicos, sob orientação médica, que poderá ser um gastro. Como você descreve, tem ansiedade e provavelmente em decorrência dela, se apresentam esses sintomas. Acredito muito no resultado da psicoterapia, para tratamento da causa do sintoma. Continue a Psicoterapia e evite medicação psiquiátrica, que não me parece o caso.
Olá, pode ser que o ansiolítico ajude sim com esse sintoma, mas não resolve sozinho. A ação do remédio é acabar ou minimizar aquele sintoma, sintoma que é gerado por algum incômodo que você tenha. Então só com o remédio, o incômodo pode permanecer, entende?

Uma possibilidade é conversar com a/o psicoterapeuta sobre sua dúvida em ir ao psiquiatra. Fazer isso pode te ajudar a clarear essa questão pra você e pode te ajudar a tomar uma decisão.
Sugiro uma avaliação médica mais criteriosa. Abs.
Segundo relato pode ser Refluxo,maturação biológica..Sugiro procurar um gastro.E quanto ao Tratamento Psicológico, conversar mais com seu terapeuta,sendo necessário a procura de outros profissionais..
Você está no inicio da terapia. Posteriormente será trabalhado manejo da ansiedade através de respiração diafragmatica, relaxamento e outros exercícios. É importante que você vá até um psiquiatra para avaliação. Caso se verifique o nível.de ansiedade elevado existe a possibilidade de uso de medicamento.
Bom dia. Considero importante ter mais uma avaliação médica sobre os arrotos para ter certeza que de fato não é nada orgânico, caso não seja, considero importante entender o que é essa sensação de plenitude que surge junto com este sintoma?
Ela parece em seu relato interligada a perda de peso que surge do fato de não conseguir comer nada por causa do arroto, é isso? Se for, esse sintoma que tanto incomoda pode está interligado a um ganho “a sensação de plenitude” que é prejudicial, visto que está afetando também seu bem-estar. É comum casos em que do ponto de vista consciente o paciente busca eliminar o sintoma, mas que isto se torna difícil porque, do ponto de vista inconsciente pode ser que o sintoma traga alguma satisfação que desconsidera o fato disso ser prejudicial para seu bem-estar. É nesse sentido que um processo psicoterapia pode ajudar a entender a origem do sintoma que não tem explicações orgânicas e neste processo encontrar alternativas mais saudáveis de obter satisfação, que nunca será plena, mas que pode ser mais possível de viver sem estar em um desconforto que prejudica sua rotina e te incomoda tanto. Por fim, vale conversar com o seu psicoterapeuta sobre o seu interesse em intercalar o tratamento medicamentoso à psicoterapia, pois, isto pode ajudar ou mesmo não ser necessário. É por meio de uma avaliação clínica que vocês (você e o psicoterapeuta) podem avaliar as melhores alternativas, riscos e vantagens dessa possibilidade de intercalar os tratamentos.
O processo psicoterápico não deve ser interrompido pelo fato de ir ao médico .
Existem medicamentos que tratam as compulsões, converse a respeito com seu médico. Faca psicoterapia em conjunto. Fica mais integrado. Um abraço!
Olá!!!
Realmente uma semana é pouquíssimo tempo de terapia e sim, medicamentos como, ansiolíticos... antidepressivos... podem ajudar sim. Converse com seu terapeuta, certamente ele poderá te responder com mais propriedade se é o caso de consultar um médico para entrar com medicação.
Att
Cláudia
Olá! Acho que seria importante você investigar melhor essa questão dos arrotos, pois, pode ter uma causa orgânica sim. Ás vezes, os médicos por não conhecerem com precisão uma doença acabam falando que é algo de ordem psicológica. Pode ser que seja, mas pode ser que não seja. O organismo é muito complexo, as interações entre mente e corpo escapam à nossa compreensão. Como você já iniciou terapia, meu conselho é: continue. A psicoterapia pode te ajudar em uma regulação emocional e, consequentemente, melhorar sua imunidade. Além de aprender a lidar com sua a ansiedade e entender os pensamentos e crenças por trás dela. E uma semana de terapia é muito pouco para obter algum resultado. Vá com calma, respeite o seu próprio ritmo! Mas, não deixe de investigar possíveis causas orgânicas.
O ideal é uma investigação mais minuciosa com uma equipe multidisciplinar, incluindo um psiquiatra, para que ele analise a necessidade de uma medicação para a ansiedade, e continuar com a terapia.
Olá, espero que você esteja se sentindo melhor.
Sugiro que continue a psicoterapia, afinal, é um processo que requer tempo e dedicação à si mesmo.
Você também pode procurar um psiquiatra, caso você e seu psicólogo vejam necessidade para somar ao seu processo, este profissional pode ver com você a necessidade de usar medicação.
Também sugiro que procure um pouco mais médico especialistas em estômago, como gastro.
Espero ter ajudado.
Me parece importante se você puder realizar uma consulta com o psiquiatra para que você atue nas diversas frentes e possa esclarecer as dúvidas com diferentes profissionais. De qualquer forma, a psicoterapia pode te ajudar bastante com o tempo no processo de autoconhecimento.
Olá
É sempre recomendável ouvir mais de uma opinião médica. É preciso descartar realmente qualquer comprometimento clínico.
Em relação à terapia, uma semana é muito pouco para surtir algum resultado. Porém, se estiver insatisfeito com o psicólogo, é válido procurar outro profissional.
Boa sorte
Olá, converse com o seu psicólogo, ele irá te auxiliar da melhor maneira. Um abraço, Letícia de Paulo
Olá! Continue com a terapia... uma semana é pouco tempo para ter qualquer resultado. Seu psicólogo irá avaliar melhor a necessidade de uma avaliação com psiquiatra para uso de medicação. Converse com ele sobre essas dúvidas.
O tratamento em Psicoterapia requer um processo, sugiro que converse com seu Psicoterapeuta para que juntos consigam entender a necessidade ou não de um Psiquiatra. Em relação a medicação, só um psiquiatra poderá definir se poderá aliviar os sintomas.
Olá, a terapia é um processo e é preciso tempo para você perceber os resultados. A abordagem TCC é muito indicada para acompanhar pessoas com queixas de ansiedade.
Converse com o psicólogo que está te acompanhando para verificar a necessidade de acompanhamento psiquiátrico.
É importante salientar que a terapia não se resolve em poucas sessões. É necessário pesquisar e isto requer tempo e paciência. Se clinicamente nada foi diagnosticado, a terapia é a opção adequada
Olá! Sugiro continuar a psicoterapia, até porque você está em tratamento há uma semana apenas. Procure um psiquiatra e veja se é necessário passar por outros especialistas. Fique bem!
Oi! Como vai voce?
A pSicoterapia é um tratamento e como tal, não é resolvida em poucas sessões, e sim em um tratamento . Mas importante estar com um profissional que voce se sinta acolhido, se identifique e sinta confiança, pois o mais importante é a relação estabelecida ente voces.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Penso que uma semana é um tempo curto para sentir efeitos mais duradouros. Você pode consultar um clínico geral para fazer uma avaliação física, já que está te afetando dessa forma também.
De acordo com o que você descreveu, pode ser de natureza psicológica resultante da ansiedade, como um "tic" para tentar suprir algum sentimento, pensamento ou lembrança desagradável. A psicoterapia poderá te ajudar, mas leva requer tempo e assiduidade para o maior aproveitamento. Recomendo também uma consulta com psiquiatra, para complementar o tratamento.
Olá, como tem passado?
Tem pouco tempo que você começou a terapia com sua psicóloga, talvez deva esperar mais tempo e conversar sobre isso com ela diretamente para falarem mais sobre. Interessante a relação de plenitude constante com o emagrecimento em excesso, são pontos curiosos para falar em sua terapia, experimente conversar sobre isso com sua psicóloga.
Espero ter ajudado, até mais.
Ola boa noite, espero que esteja melhor. Há algumas possibilidades a se avaliar. Sua alimentação merece uma atenção especial, verificar se algum alimento está estimulando os arrotos e a produção de gazes. Outros ponto a verificar é se vc faz uso de alguma medicação que pode estar causando um efeito colateral. Manter a terapia com psicólogo é importante para auxiliar na ansiedade e verificar se há questões emocionais ou do seu dia a dia que podem estar influenciando a situação. A avaliação psiquatrica é importante e também uma avaliação com um nutricionista. Fico à disposição, abraços .
É compreensível que essa situação esteja lhe gerando muita angústia. O fato de você já ter feito exames e não ter encontrado problemas físicos pode indicar que a ansiedade está, de fato, contribuindo para os sintomas. A psicoterapia pode ser uma aliada importante, pois pode ajudá-la a compreender melhor como a ansiedade está se manifestando fisicamente e como lidar com isso de forma mais eficaz.

Embora os medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, possam ser úteis para controlar a ansiedade em alguns casos, é importante avaliar com seu médico. O acompanhamento contínuo com seu psicoterapeuta também pode ajudá-la a explorar mais profundamente as causas emocionais por trás desses sintomas.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.