estou com ostosporose no fêmur e na coluna, tomo prolia, vit d e interrompi o cálcio devido a cálculos

3 respostas
estou com ostosporose no fêmur e na coluna, tomo prolia, vit d e interrompi o cálcio devido a cálculos renais. Tem três anos que faço tratamento ,mas não houve resultados positivos. Fiz cintil. para saber de hiperparat. prim. e não deu problemas, tenho hipercalciuria, o que devo fazer?
Dra. Mariana Ortega Perez
Reumatologista
São Paulo
Olá! A hipercalciúria, por definição, é a eliminação de cálcio na urina maior que 4mg/Kg/24h. Toda hipercalciúria precisa ser investigada e tratada.
O hiperparatireoidismo primário é uma causa a ser investigada e o diagnóstico se faz laboratorialmente. A cintilografia de paratireoides auxilia na programação cirúrgica, quando houver indicação.
Há outras causas de hipercalciúria, como: sarcoidose, mieloma múltiplo e medicamentosa (furosemida). A hipercalciúria pode ser idiopática (sem causa aparente) e seu tratamento se faz com diurético da classe dos tiazídicos.
Sua osteoporose provavelmente é secundária à hipercalciúria, que precisa ser tratada, além do medicamento de base que você já está usando (denosumabe). Importante também a ingesta de cálcio na dieta, em torno de 3-4 porções/dia que equivalem à 1000mg de cálcio. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Flora Vieira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Em termos de nutrição óssea, é importante que haja a suplementação de outras vitaminas e minerais, bem como ômega 3, pois diminui a inflamação característica da osteoporose. Desta forma, e com uma melhora da sua alimentação, pode-se tratar e minimizar os danos e a evolução da osteoporose, sem ser necessária a suplementação de cálcio (já está comprovado que a suplementação deste mineral isoladamente não é suficiente para o tratamento da osteoporose), pois existem outros nutrientes envolvidos nesta patologia.
Dr. Vinicius d'Avila Carvalho
Geriatra, Especialista em clínica médica
Uberlândia
Quanto ao cálcio e o risco de acelerar a ateromatosas e aumentar risco de coronariopatia , já se há uma tendência em não se prescrever o cálcio comprimido e sim somente orientar que se tenha uma ingestão na seguinte proporção : coma de tudo um pouco , na há a necessidade de alcançar 1500 mg em dieta . Assim recomendaram os últimos estudos .

Especialistas

Rayssa Fernandes

Rayssa Fernandes

Reumatologista, Especialista em clínica médica

Sinop

Fabiano Tavares

Fabiano Tavares

Ortopedista - traumatologista

Formiga

Dafne Dalledone Moura

Dafne Dalledone Moura

Generalista

Belém do Pará

Erik Costa Oliveira

Erik Costa Oliveira

Fisioterapeuta

Eirunepé

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Osteoporose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.