Estou com osteopenia no femur. Se tomar cálcio com D3 , nesse caso ela pode vir a diminuir? Ou seja

3 respostas
Estou com osteopenia no femur. Se tomar cálcio com D3 , nesse caso ela pode vir a diminuir? Ou seja , haverá melhoras ?
A osteopenia é caracterizada como uma redução da densidade mineral óssea, que, se não tratada, pode progredir para osteoporose com alto risco de fraturas. Portanto, o objetivo do diagnóstico e tratamento da osteopenia e da osteoporose é a redução do risco de fratura.
O tratamento da osteopenia consiste na reposição de cálcio e vitamina D, além de atividade física, cessação do tabagismo, redução de medicamentos que reduzem a densidade óssea quando possível (anticonvulsivantes, heparina, cortisona), tratamento de distúrbios das glândulas tireoide e paratireoide.
Resumindo, com o acompanhamento médico adequado, que inclui a reposição de cálcio e vitamina D3, você pode sim viver muito bem com a sua osteopenia, que pode regredir ou estabilizar, lembrando que o principal objetivo do tratamento não é a melhora da densidade óssea, mas sim evitar fraturas.

Sim. Entretanto em certos pacientes ( fratura prévia, tabagismo, uso de corticóde, alcoolismo.....) mesmo com osteopenia o tratamento somente com cálcio e vitamina D não é suficiente e nestes casos o tratamento é semelhante ao da osteoporose.
Bom dia, conforme especialistas anteriores informaram vários fatores influenciam na densidade óssea e no seu tratamento.Existe sim a possibilidade de estabilização e até regressão da osteopenia, porém para esclarecer melhor o seu quadro vc deve procurar um especialista com o seu exame para uma melhora avaliação e provavelmente solicitação de outros exames complementares como a nível sanguíneo e urinário elucidando o seu grau de perda e outros fatores que estejam interferindo.
Um grande abraço.