Estou com muita rigidez muscular, formigamento, fala arrastada, insônia... Gostaria de saber se isso

8 respostas
Estou com muita rigidez muscular, formigamento, fala arrastada, insônia... Gostaria de saber se isso pode ser causa do antidepressivo que eu tomo (Espram)? Já tomo faz 9 meses e esses sintomas não desaparecem.
Escitalopran pode provocar alguns sintomas no início do tratamento, porém você está a nove meses com ele, assim sugiro que busque seu Psiquiatra e relate seus sintomas, de qualquer forma, todo tratamento para depressão requer acompanhamento Psicoterapia, já que o remédio sozinho não cuida da causa, somente da consequência.
Espero que lhe tenha ajudado
Estou a disposição.
Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde
O Escitalopran pode provocar efeitos colaterais, assim como qualquer outra medicação psiquiátrica.
Cada pessoa vai responder de acordo com o seu organismo. Recomendo relatar ao Psiquiatra, assim ele pode mudar a dosagem ou indicar outra medicação.
O Espram não existe, mas suponho que seja o Espran* (escitalopram), usado em depressão e transtornos de ansiedade.

Efeitos frequentes são dores de cabeça, sonhos vívidos, diminuição de apetite. Mas, pode haver, em alguns casos, piora da ansiedade, no início do tratamento e isto pode envolver os sintomas que você está citando (rigidez muscular e formigamento). Quanto à fala arrastada, fica difícil avaliar sem observar você, mas não é sintoma relatado no uso do escitalopram. Ele pode não interferir no sono, mas algumas pessoas se queixam de insônia ou sonolência diurna. Para isto, recomendamos que tome no horário que mais lhe convier que, no seu caso, pode ser de manhã. Por vezes, isto pode melhorar a insônia.

Apesar de que sua duração é variável, habitualmente estes efeitos colaterais duram semanas ou poucos meses. Não é impossível, mas é estranho após 9 meses.

Fale com seu psiquiatra- retirar ou trocar a medicação pode esclarecer o que está ocorrendo, mas apenas sob orientação dele.
A Depressão sempre deverá ser acompanhada pelo psiquiatra e por um psicólogo.

As origens podem ser de fundo emocional e o remédio não tratará.
Boa tarde!
Toda medicação traz efeitos colaterais, principalmente no início do tratamento, isso deve ser conversado com o seu psiquiatra, para que possa fazer o ajuste da dosagem ou até mesmo a troca da medicação.
Mas para um resultado mais positivo, seria interessante estar em paralelo ao tratamento psiquiátrico, o tratamento psicológico, pois a medicação vai apenas tratar os sintomas, enquanto a terapia vai ter um olhar para as causas desses sintomas.
Boa sorte
A medicação citada dá o seu máximo em 3 meses e deve ser usada no máximo em 06 meses segundo orientação psiquiátrica.
O importante foi o que mudou em sua vida nos primeiros 03 meses de uso da medicação, faz psicoterapia? Buscou um nutricionista? Tem uma atividade física diária? Começou um novo projeto de vida? Muitas pessoas se vitimizam para receber atenção. Reaja....Quase 42% da população mundial está aposentada por Depressão.
Boa sorte.
Converse com o psiquiatra que te acompanha, ele pode tirar suas duvidas quanto a isso. Espero ter ajudado1
Bom dia, meus colegas já falaram amplamente sobre o que fazer com o medicamento o que desejo sugerir neste caso é a terapia que utiliza o Brainspotting ela é muito eficaz no tratamento das dores físicas e movimento lentos que tem origens emocionais assim como reparei das tuas falas. Procure um terapeuta que trabalhe com isso. Boa sote.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.