estou com muita ansiedade, minha falta de ar começou nos ultimos 6 meses de emprego, muitas cobrança

35 respostas
estou com muita ansiedade, minha falta de ar começou nos ultimos 6 meses de emprego, muitas cobranças, pressão, metas e tudo mais, hoje tem 2 meses que estou desempregado e essa falta de ar continua todos os dias, no momento estou estudando e sofro muito com isso nao sei mais o que fazer, alguma dica de como controlar, ou tratar o que fazer ????
Olá, boa noite. Vejo que você está passando por um momento difícil e sofrendo. Buscar ajuda, buscar entender o que acontece com você já é o primeiro passo, e você está na direção certa para tratar sua ansiedade, que está muito forte. Pelo que entendo, você passou por uma crise chamada Burnout (termo inglês que faz menção às pessoas que respondem com crises de ansiedade diante da pressão vivida no trabalho e para o trabalho) e se generalizou, tomando conta de sua vida pessoal também. Imagino como deve ter sido difícil lidar antes com toda a pressão de prazos e tarefas, e agora com o desemprego e a falta de perspectiva... eu realmente sinto muito por você. Buscar uma terapia seria de grande ajuda, para que possa falar sobre essa sensação de sufocamento, e junto da psicóloga trabalhar a sensação de cobrança sem que perca de vista a autoconfiança.
poder analisar e discutir o que tanto te aflige, o que tanto te assusta com uma profissional vai lhe fazer se sentir compreendido e acolhido em seu sofrimento. Vale a pena. Desejo boa sorte a você!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, Boa tarde! Tem momentos em nossa vida, que precisamos de ajuda, e você está neste momento, uma ajuda psicológica é necessária. Você passou por algo que chamamos na Psicologia de Síndrome de Burnout. E agora você tem ansiedade que precisa ser controlada. Procure ajuda de uma psicóloga.
Olá! De fato parece que você está sofrendo com um quadro de muita ansiedade, que pode ter sido ativado pela situação de trabalho. Como dicas práticas para lidar com isso é interessante que você procure realizar alguma atividade física regular, busque por práticas de meditação e respiração, e identifique os gatilhos que despertam a falta de ar (momentos e eventos ao longo do dia). No entanto, para de fato se libertar desse sintoma, é fundamental que inicie um processo de psicoterapia. Um profissional da psicologia ajudará você a identificar as origens mais profundas da ansiedade e elaborar estratégias para amenizá-la e avaliará a necessidade ou não de uma consulta psiquiátrica. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Olá! Pela sua descrição, vc viveu uma situação de estresse constante durante bastante tempo no trabalho, e agora não amenizou porque está vivenciando outro momento difícil que é a falta dele. São situações distintas, que igualmente geradoras de muita ansiedade. Exercícios físicos, meditação e práticas de respiração podem ajudar muito, mas seria fundamental iniciar um processo de psicoterapia para entender melhor o que torna estes fatores tão estressores e desenvolver estratégias para lidar melhor com eles. Um abraço!
Olá! Sugiro que faça meditação e ioga. No youtube existem muitos vídeos interessantes que ensinam essas práticas para iniciantes. Pratique respirações profundas para amenizar a ansiedade nos momentos mais difíceis do dia. Pense em algum esporte que goste de fazem e tente iniciar, mas não sem antes procurar um médico para avaliar o que você pode ou não fazer. Comece psicoterapia para identificar e tratar o que causa essa sensação. Procure dedicar algum momento do dia a você. Olhe para dentro de você. Faça algo que lhe dê prazer. Um abraço e melhoras!
Olá,Boa Tarde, seria interessante você parar um pouco quando estiver com esses sintomas e respira lentamente. Qualquer estou disponível em te ajudar.
Bom dia. Existem inúmeras técnicas para o controle da ansiedade que podem te ajudar, porém pela sua descrição, sugiro a busca pelo profissional de psiquiatria (Médico), pois em casos de ansiedade que prejudiquem sua qualidade de vida, se faz necessária avaliação para uso de medicamento (o que pode ser o caso), em paralelo à investigação da origem desse padrão de comportamento (com Psicólogo). Em situações estressoras as pessoas podem reagir de maneiras diferentes (algumas podem deprimir, outras serem indiferentes, outras se tornarem mais ansiosas), chamamos essa "tendência" de comportamento de Padrão. O tratamento para o que está acontecendo contigo se faz na busca pela origem desse padrão (de ansiedade) em psicoterapia, caso contrário as técnicas de controle da ansiedade podem ser apenas paliativos. Ansiedade é uma resposta de alerta do corpo que precisamos para sobreviver, mas se está te trazendo prejuízos, seu corpo provavelmente está lendo aspectos do seu cotidiano como perigosos. O objetivo inicial da terapia seria entender quais são esses aspectos e porque o seu corpo está interpretando assim, visto que você já saiu do emprego, que aparentemente era o principal "gatilho".
Olá, tudo bem? Pelo relato feito, você vem passando por um período de estresse intenso e muita ansiedade. Seria interessante buscar por ajuda profissional ( Psicólogo) para que possa ser feito a avaliação corretamente e assim descobrir a origem dos sintomas relatados. Somente assim, será realizado um bom plano terapêutico que lhe auxiliara na sua melhor qualidade de vida. Até mais!
Bom dia! Com o seu relato penso que o trabalho possa ter desencadeado uma ansiedade maior que continua se fazendo presente por meio de sintomas físicos até hoje, mas existem vários fatores que influenciam a ansiedade, então é necessário que essa ansiedade seja investigada mais a fundo para que realmente possamos saber a melhor forma de prosseguir. Exercícios de respiração ou mindfulness podem ser eficazes mas precisam ser feitos em conjunto com um trabalho terapêutico onde podem surgir demandas ou temas a serem trabalhados que nunca nem imaginamos estarem nos causando ansiedade! Abraço!
Olá, tudo bem? Você parece estar descrevendo um quadro de ansiedade. Muitas vezes ele pode se intensificar quando estamos passando por períodos de mudanças em nossas vida. Observe a sua volta, o que está acontecendo? Como você se sente em relação a essas coisas?
Mas não se esqueça de dois pontos importantes
1. Muitos aspectos estão além de nosso controle, por mais que planejamos minuciosamente para que essas coisas correspondam às nossas expectativas, muitas delas, não dependem de nós.
2. Tratamos nossas ansiedades e medos com julgamentos e críticas, encaramos nossos pensamentos e emoções como um sinal de fraqueza ou fracasso que nos impedirá de viver uma vida gratificante. Assim se torna impossível de nos voltarmos de forma gentil a nossos sentimentos e sensações ansiosos, com bondade e compaixão.

A psicoterapia pode ajudar muito você nesse processo, fico a disposição, abraço
É importante que nesse momento você busque auxílio de um psicólogo, para que seja feita uma avaliação do seu caso. Você descreve que passou por um período de maior pressão e cobrança, é preciso falar sobre isso, assim como mapear outras possíveis relações para o aparecimento de sintomas.
Olá! Bom dia.
Que bom que chegou até aqui e espero poder auxiliá-lo.
Caso as crises de ansiedade estejam ainda muito intensas, eu indicaria à você buscar um psiquiatra, para iniciar um tratamento específico para ansiedade. A medicação pode ajudar as controlas as crises mais intensas e essa sensação de falta de ar. Em paralelo, indico também à psicoterapia: que vem como um outro suporte para ajudá-lo a lidar com as crises de ansiedade, mas também a pensar e encontrar novas possibilidades & caminho de futuro!
Estou à disposição caso queira conversar e/ou agendar uma sessão!

Abçs,
Mariana
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, Boa tarde!
Como psicóloga, o que posso te orientar a fazer é procurar um(a) psicólogo(a) e iniciar o tratamento psicoterapêutico para que você possa compreender as causas do adoecimento (ansiedade), fazer as mudanças dos padrões que estão te adoecendo e superá-los para poder se reequilibrar e ter uma vida mais saudável!
Na abordagem junguiana trabalhamos o ser humano de forma mais global e integrativa, então além das sessões de psicoterapia, recomendo aos meus pacientes a prática de atividade física frequente para melhora da saúde física e mental, cuidados com a alimentação, higiene do sono, meditação, técnicas de respiração e muitas outras técnicas visando melhorias no bem estar e na qualidade de vida como um todo.
Espero ter ajudado :D
Olá
Aparentemente você acreditava que o motivo de sua falta de ar seria às pressões do emprego, mas ao sair do emprego ela persistiu o que me leva a crer seja por alguma razão ainda inconsciente. Você pode, e acredito que deva, buscar ajuda de um profissional que investigue junto com você para que aos poucos possam ir acontecendo transformação e se possível sumir o sintoma de falta de ar.
Yoga e meditação ajudam bastante a acalmar o sintoma, mas é preciso para que o sintoma se cure, tratar a causa.
Precisando estou a disposição.
Olá boa tarde!
A ansiedade quando está elevada traz bastante sintomas que acabam afetando seu bem estar e atrapalhando nas tomadas de decisões. O importante é perceber que nesse caso se faz necessário a ajuda de um profissional, que poderá junto com você identificar melhor tudo que aconteceu e ainda está acontecendo em sua vida para que você fique bem.
Irei lhe indicar um exercício de respiração que pode aliviar um pouco os sintomas, mas existem vários outros recursos que uma psicoterapia pode te ensinar ok

Inspire bem fundo enchendo a "barriga" de ar por 3 segundos depois prenda a respiração por 3 segundos e depois expire por 3 segundos também, repita esse processo por alguns minutos, faça esse exercício sempre que sentir que precisa.
Estarei à disposição, um forte abraço!
Olá, tudo bem? O momento que você está passando parece ser de fato bastante estressante. Tente organizar uma rotina onde você tenha ao menos um tempo para si. Algo que pode lhe ajudar é praticar alguma meditação guiada e exercícios de respiração. Procure um profissional para entender melhor o que você está passando e conduza um tratamento adequado.
Abraço
Olá! Quando se sentir ansioso e com falta de ar, tente fazer um exercício de respiração:
Inspire lentamente, contando até 3, e leve o ar para o seu abdômen.
Segure o ar, contando até 3 e depois solte-o lentamente pela boca, contando até 6.

Pratique esse exercício várias até se sentir mais relaxado.

Essa é uma prática que ensino aos meus pacientes nos tratamentos de ansiedade e tem ótimos resultados.

Além disso sugiro que você procure ajuda especializada, pois existem ótimos tratamentos para a ansiedade.

Me coloco à disposição.
O ideal seria você procurar uma ajuda profissional, ou seja, de um psicólogo ou psiquiatra. Pode também buscar uma avaliação médica, levanto esses sintomas e até investigando se não há uma questão orgânica, inicialmente. Depois de descartado essa possibilidade, o próprio medico lhe encaminhará para a psicoterapia. Fora isso, caso seja um problema de ansiedade, vale a pena refletir sobre o sentido desses problemas na sua vida e buscar se acalmar com técnicas de respiração, meditação e específicas para ansiedade. Muitas dessas técnicas estão disponíveis em sites como o Youtube, mas vale lembrar que é importante verificar o conhecimento técnico da pessoa que está aplicando, ou seja, busque por psicólogos ou profissionais da área. Para finalizar cabe dizer que não se descarta a necessidade de buscar acompanhamento psicológico. Dentre as coisas que eu mencionei, essa é a principal. Sugeri outras possibilidades para você não ficar "desassistido(a)" momentaneamente, visto que relatou estar desempregado, mas nada substitui o acompanhamento psicológico, de fato.
Olá,
Através da sua fala podemos ver o quanto os seus dias estão sendo angustiantes. O acompanhamento psicológico é essencial para te auxiliar a se sentir melhor. Na terapia você pode aprender também técnicas e outras formas de conquistar uma melhora em sua saúde mental e isso irá impactar em todas as áreas da sua vida.
Boa tarde, imagino como é angustiante passar por essa situação, existem inúmeras formas de melhorar esse quadro, no entanto sugiro algumas, o Acompanhamento com Psicólogo pode ajudar a entender quais situações no seu contexto de vidão estão contribuindo para tais sintomas e como elaborar propostas para melhorar.
Entendo que seja qual for o sentimento bom ou ruim eles são resultados de alguma interação e para tal se quisermos mudar tais sentimentos precisamos mudar algumas interações por isso é interessante a ajuda do profissional.
Olá! Entendo o quanto pode ser desafiador lidar com quadros de ansiedade, então, sugiro que busque auxílio psicológico para uma melhor compreensão de quais seriam os possíveis gatilhos que desencadeiam as crises. Além disso, por conta da intensidade dos sintomas que você relatou, talvez seja interessante buscar também um profissional da psiquiatria para uma avaliação e possível prescrição de medicação que possa reduzir os sintomas físicos e auxiliar na melhora da sua qualidade de vida.
É compreensível a ansiedade estar maior nesse momento de grandes incertezas, mas é importante o acompanhamento de um profissional para que sua ansiedade não lhe paralise.
Olá, conviver constantemente com crises de ansiedade não é fácil, pela sua descrição vive um momento difícil. Existe alguns exercícios que ajudam a minimizar como : respiração diafragmática, atividades físicas, etc. Porém, é essencial identificar o que funciona para você quando está tendo uma crise de ansiedade ( ex: ficar sozinho, falar com alguém, tomar uma água,etc), a psicoterapia é indicada como suporte e tratamento. Avalie, o que faz mas sentido para você.

Boa sorte;)
Olá! A psicoterapia cognitiva comportamental oferece técnicas que irão ajudar a controlar a sua ansiedade. No processo terapêutico você consegue identificar os pensamentos que são gatilhos para a ansiedade, dessa forma conseguirá mudar os pensamentos e comportamentos para controlar os sintomas. Na internet você pode encontrar vídeos ensinando a técnica da respiração diafragmática que ajudará muito a reduzir os sintomas. Procure um psicólogo.
Oi! Pelo que relatou, você viveu uma situação de estresse e ansiedade constante durante o tempo no trabalho e é comum que esse quadro possa se intensificar quando se está passando por períodos de mudanças na vida. Como psicóloga, te oriento que inicie o tratamento psicoterapêutico para que possa compreender melhor as causas dessa ansiedade e tratá-la da melhor forma. Estou à disposição! Abraço.
Olá, tudo bem? Entendo que você vem passando por situações bem desafiadoras de muito estresse, ansiedade intensa e disfuncional. Sugiro que busque um psicólogo, para compreender essas situações, seus possíveis gatilhos que desencadeiam as crises e resignificar!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento terapêutico (at) - R$ 70
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá!
Antes de mais nada recomendo que busque apoio médico para avaliar os sintomas. Se causas fisiológicas forem descartadas, um psiquiatra ou psicólogo podem te direcionar para o melhor tratamento.
A relação do início dos sintomas com os últimos 6 meses no trabalho é relevante, visto que se sentiu cobrado e pressionado, mas deve-se investigar a dinâmica onde estava inserido e como estava lidando com todas essas questões, para então, fazer uma gestão adequada das emoções.
Existem sim, diversas técnicas e recomendações, mas é primordial uma análise mais detalhada para que, com ajuda desse profissional, encontrem as melhores para você.

Olá, sinto muito que esteja passando por isso. É essencial que realize acompanhamento psicológico e psiquiátrico com o intuito de minimizar tais sintomas, porém realizar técnicas de respiração e atividade física regular, também auxiliarão no seu bem estar. Uma prática não anula a outra. Espero que fique bem.
Sinto muito que esteja passando por isso. A ansiedade pode causar uma série de sintomas físicos, incluindo falta de ar, e pode ser especialmente difícil de lidar quando se está lidando com pressão no trabalho ou outras fontes de estresse.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a controlar sua ansiedade e lidar com a falta de ar:

Pratique técnicas de respiração: Tente se concentrar em sua respiração e pratique exercícios de respiração profunda ou de relaxamento para ajudar a controlar a sensação de falta de ar. Existem muitas técnicas de respiração diferentes que podem ajudar a acalmar a mente e o corpo, como a respiração diafragmática.

Faça exercícios físicos regulares: O exercício pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a saúde geral. Considere fazer caminhadas, corridas ou outros exercícios de baixo impacto que possam ajudá-lo a relaxar e aliviar o estresse.

Encontre maneiras de relaxar: Reserve um tempo para atividades relaxantes, como meditação, yoga, ou simplesmente ouvir música relaxante. A prática regular de atividades relaxantes pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar geral.

Considere a terapia: Falar com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a identificar e lidar com os gatilhos da ansiedade e desenvolver estratégias para lidar com a falta de ar e outros sintomas relacionados.

Considere a medicação: Se a ansiedade estiver afetando significativamente sua qualidade de vida, um profissional de saúde mental pode prescrever medicamentos que ajudem a controlar a ansiedade e os sintomas relacionados.

Lembre-se de que a ansiedade é tratável, e que existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudá-lo a lidar com a falta de ar e outros sintomas relacionados. Não hesite em buscar ajuda profissional se estiver lutando com a ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Oi. Poxa, que situação dificil voce está passando. Nem imagino como deve estar sendo para voce passar por isso.
Sinto muito pelo que está passando. Você aparentar estar com sintomas depressivos, como desânimo, desesperança e falta de motivação.
Muitas vezes quando estamos assim temos a tendência a ver a vida com "as lentes depressivas" ou seja, tudo que vemos vai parecer mais ruim do que realmente é, tudo não vai parecer ter sentido, etc.
Mas não é porque está assim que vai ficar sempre assim ok? Só de você ter conseguido vir se expressar e buscar ajuda já demonstra um sinal importante de autocuidado e tentativa de melhorar. Vamos aproveitar isso?
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
Olá. Penso que quando estiver sentindo falta de ar, exercícios de respiração lenta podem te ajudar. Autoinvestigação também é indicado (o que está acontecendo quando as crises começam, quais tipos de pensamentos vc tem e etc). Entretanto, para poder tratar de forma mais profunda e duradoura é importante passar por um processo terapêutico para entender suas emoções, gatilhos e formas de lidar com as emoções. Abraço.
Bom dia, sinto por estar passando por tudo isto, e que bom que esta procurando ajuda, isto sera importante para você. Vejo que já vem de um quadro de ansiedade e estresse, um esgotamento profissional/emocional e que não foi tratado, fora que novos desafios tem continuado, como a busca de novo emprego que causa ansiedade também. O que sugiro é que cuide de você, algumas mudanças irão te ajudar como exercicio fisico e respiração diafragmática, além de realizar atividades que te tragam prazer, e o mais importante terapia para cuidar do seu emocional. Cuide de você, e se desejar me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys. Um abraço
Olá, como está?
A dica que posso dar é procurar uma terapia com um(a) psicólogo(a) para falar mais e elaborar essa angústia que te acomete em cobranças, pressão, metas e agora mesmo desempregado isso pode continuar de outras formas.
Pode ser que sofra para estudar, por estudar, por como a noção de trabalho se constituiu em sua vida, enfim, várias hipóteses que se formam e caso seja possível será interessante de tratar em uma terapia.
Espero ter ajudado um pouco com algo, até mais.
É ideal que busque a terapia psicológica o quanto antes. Porque na terapia será possível encontrar a maneira ideal para que você consiga controlar a sua ansiedade.
Parece que essa falta de ar começou com toda a pressão do trabalho, mas mesmo depois de sair desse ambiente, ela continua te acompanhando. É muito comum o corpo segurar esses sintomas, mesmo quando a situação que os causou já passou. A ansiedade pode se manifestar dessa forma física, como essa sensação de sufocamento, e é importante cuidar disso.

Primeiro, seria interessante procurar ajuda profissional, como um psicólogo e um médico, para entender melhor o que está acontecendo e ter um acompanhamento mais de perto. Às vezes, só de reconhecer o que está te causando esse mal-estar e trabalhar isso com alguém já faz muita diferença.

Além disso, algumas estratégias podem ajudar no dia a dia. Exercícios de respiração são ótimos para momentos de falta de ar – tentar inspirar profundamente pelo nariz, segurar o ar por alguns segundos, e expirar devagar pela boca. Isso pode ajudar a acalmar o corpo e a mente. Também vale pensar em atividades que te relaxem, como meditação, caminhadas leves ou algo que você goste e que te tire desse estado de alerta constante.

Mas o ponto principal é não deixar de buscar suporte, porque você não precisa passar por isso sozinho e com orientação adequada pode encontrar formas mais eficazes de lidar com essa ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1035 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.