Estou com micose e unha encravada causadas por quimioterapia. Procurei um dermatologista que receitou

3 respostas
Estou com micose e unha encravada causadas por quimioterapia. Procurei um dermatologista que receitou 6 ciclos de Lamisil. Mas os dedos dóem demais por causa da deformação das unhas. Durmo a base de dipirona. Qual o tratamento adequado e que tipo de medico procurar?
A quimioterapia afeta as unhas. Deixando-as fracas e vulneráveis. Recomendo que você mantenha o acompanhamento com o dermatologista, inclua o oncologista e o Podologo.
Cada um fará a sua parte. Para o alívio da dor não é recomendado uso constante de sopitos, pois diminui o número dos leucócitos.
Que são as células de defesa do sangue.
Recomendo o acompanhamento com o Podologo p/ manter o corte correto das unhas.
A acupuntura atua no controle da dor e não tem efeitos colaterais.
Espero ter ajudado um pouco.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A quimioterapia costuma afetar as regiões que estão em rápida divisão, como cabelos e unhas. O aspecto das unhas lembra o da micose, mas não necessariamente os fungos estão presentes como causa primária, podendo apenas ter um papel secundário no quadro. Outra consideração importante é que a micose não costuma doer e algumas síndromes associadas ao uso de quimioterápicos sim! Temos um quadro comum que pode aumentar a pele ao redor das unhas, causando dor e encravamento. Aconselho um dermatologista familiarizado com o assunto para poder ajudar nesse tipo de quadro, em conjunto com o podólogo e oncologista.
Com a quimioterapia o seu sistema imunológico sofre uma imunodepressão. Você fica vulnerável a estas pequenas patologias, no caso a contaminação por fungos nas unhas,. A deformidade pode advir tanto do acometimento fúngico(porém com uma infestação já de longo tempo) ou de algum fator mecânico, por exemplo uso inadequado de sapatos, corte incorreto, manipulação constante e inadequada por não profissionais ou outros fatores que devem ser investigados pela podóloga.

A podologia dispõe de recursos para sanar os problemas de micose e também de deformação.

Tecnologias avançadas de tratamento a Laser e correção da curvatura da unha através de "orteses" são as mais modernas técnicas para resolver seu problema. Marque uma avaliação com a podóloga para ser orientado se estes recursos lhe são condizentes ou ser encaminhado para um tratamento multidisciplinar.

Especialistas

Daniela Fernandes de Oliveira

Daniela Fernandes de Oliveira

Podologista

Santos

Orlando Sandoval Farias Júnior

Orlando Sandoval Farias Júnior

Dermatologista

Rio de Janeiro

Tânia Regina Pereira

Tânia Regina Pereira

Podologista

Itajaí

Karoline Passarela

Karoline Passarela

Dermatologista

São Paulo

Luciene Rodrigues de Leles Franco

Luciene Rodrigues de Leles Franco

Podologista

Praia Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 163 perguntas sobre Infecções de fungos nas unhas (onicomicose)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.