Estou com medo de viajar de avião. O meu medo é ter que ficar mais de 10 horas dentro dele e não saber

11 respostas
Estou com medo de viajar de avião. O meu medo é ter que ficar mais de 10 horas dentro dele e não saber como vou me comportar. Imagine se me dá um transtorno de ansiedade e não poderei fazer nada pois estou presa sem saída. o que devo fazer para ter ajuda neste sentido?
Faça uma consulta com um médico psiquiatra para uma avaliação do diagnóstico mais correto é das opções de tratamento. Pode ser diagnóstico de transtorno do pânico com agorafobia. Mas necessita de uma avaliação bem criteriosa antes de indicar a melhor terapia. Normalmente opções terapeuticas incluem medicamentos, especialmente antidepressivos, combinado, sempre que possível, a terapia cognitivo comportamental. O mais importante é que há tratamentos efetivos disponíveis e você não precisa continuar sofrendo. Boa sorte. Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro terapia cognitiva comportamental. Procure um(a) psicólogo(a) nessa linha de pesquisa. Hoje em dia a tcc (teoria cognitiva comportamental) tem mostrado grandes resultados em tratamentos como transtorno de ansiedade, depressão e fobias. Se for necessário, o(a) psicólogo(a) lhe encaminha para o(a) psiquiatra para tratamento medicamentoso, caso, não seja o seu caso, a terapia por si só lhe ajudará bastante. Basta estar disposta e querer superar!!! Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
Algumas fobias específicas podem ser tratadas com medicação. No caso de medo específico de viajar de avião há alguns medicamentos que podem tornar essa viagem mais fácil (mas só devem ser utilizados para essa situação específica).
O ideal é passar por um especialista que poderá avaliar, verificar se não existem outros sintomas e pensar num diagnóstico e no tratamento (que pode ser medicamentoso ou não).
Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas
Sugiro um trabalho com Hipnose, temos resultados significativos para transtornos de ansiedade e fobias. Quem faz todo o trabalho é você, nada de medicamentos, apenas a orientação do Psicólogo / Hipnoterapeuta e você vai se sentir outra pessoa. Você tem todos os recursos para lidar com seus medos, basta aprender a utilizá-los!
Além da medicação já sugerida por colegas psiquiatras, também possível se beneficiar da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental e/ou da Hipnose. Aqui não se sabe quando esse medo começou, tampouco se está associado a algum trauma. Independente disso, com algumas sessões é possível reduzir o medo e construir estratégias de enfrentamento. O que poucos pacientes sabem é que cada vez que passa por uma situação temida (avião, por exemplo) e a enfrenta, focando na respiração consciente, após alguns minutos há uma melhora dos sintomas. É fisiológico. O psicólogo irá ajudá-lo a construir suas próprias respostas. No caso da hipnose, do mesmo modo que você foi se "sugerindo" a resposta do medo, poderá também aprender a superá-lo! Espero tê-lo ajudado!
A terapia cognitiva comportamental poderá muito ajudar.
Estou de acordo com os colegas.
Oi! O medo de avião pode está relacionada com fobias e/ou ansiedade. O ideal é você procurar um psiquiatra e em paralelo ter um acompanhamento psicológico. Pode ser da abordagem Gestalt terapia. Um abraço!
eu recomendo terapia comportamental para qualquer tipo de problema - não somente para queixas pontuais como essa de uma fobia específica. mas é verdade que a terapia comportamental utiliza estratégias muito eficazes no tratamento de fobias.
Apesar do avião ser bem mais seguro que os automóveis, as pesquisas mostram isso, é normal as pessoas desencadear esse medo. Na psicanalise podemos dizer que existe uma personalidade fóbica, que pode desencadear esse medo que ainda não é uma fobia. Com a fobia instalada você não entraria no avião. (caracteriza a fuga) É possível aliviar bastante a ansiedade com hipnose, processo natural. Não pode descartar a consulta médica para melhor avaliação. Analise psicanalítica pode ajudar a entender pra que tanta ansiedade? Hoje existem psicoterapias breves que com poucas sessões que ajudam muito. Procure um especialista. Pesquise mais e boa sorte!
Nesse caso, você deve procurar um psicólogo, pois está sofrendo de ansiedade. Este profissional irá identificar se é necessário o uso de medicação ou não. Independente da medicação, a psicoterapia é fundamental para que você entenda o que está acontecendo e aprenda a controlar seu corpo.
Concordo com os colegas, além de sugerir terapia, hipnose..também sugiro a acupuntura e a terapia floral.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.