Estou com dúvidas sobre meu gênero. Ja tenho 24 anos, acredito que ja deveria não ter dúvidas. Nunca

22 respostas
Estou com dúvidas sobre meu gênero. Ja tenho 24 anos, acredito que ja deveria não ter dúvidas. Nunca tive problemas com o meu corpo, me sinto bem como eu sou. Porém ja me imaginei sendo do outro sexo. Isso me traz muita culpa e dúvidas. Devo procurar um especialista?
Olá! Deves com certeza procurar por ajuda da psicoterapia. Entender o que acontece na sua mente, ou seja, buscar o auto conhecimento, com certeza ajudará a melhorar a qualidade do seu relacionamento consigo mesmo e com os demais. Não tenha medo do encontro consigo mesmo. Assim, poderá viver sem culpas e na plenitude da sua sexualidade. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia. Esse profissional te ajudará.

SE é uma questão pra voce, deve sim procurar uma terapia. E tem a sua relação com a culpa também. Em que outros momentos esse sentimento de culpa surge? Uma terapia poderá ajudar voce a lidar com essa e outras questões; um lugar de acolhimento e escuta profissional, um momento seu. Cuide-se.
Olá! Sempre digo que quando há aflição e sentimentos não entendidos é necessário a procura psicológica. A ajuda profissional irá contribuir para compreensão de seus pensamentos/sentimentos e assim favorecer o autoconhecimento. A culpa que sente lhe causa angústia e sofrimento, por isso é necessário cuidar para que esse julgamento moral não continue lhe causando preocupação. Cuide-se! Espero ter ajudado em sua questão.
Boa tarde. Imaginar como seria caso fosse de outro gênero é bem diferente de uma não identificação com o gênero, visto que você mesmo afirmou que nunca teve problemas com seu corpo e sente-se bem como é. Uma das possibilidades é uma relação Comum de Dois, no qual não necessariamente você não se identifica com seu gênero, mas sim se sente bem nele e em outro. Há outras possibilidades também. De qualquer forma, o autoconhecimento é imprescindível e você pode desenvolve-lo em Psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Oi! Você fala que tal questionamento apresenta sentimentos de culpa e dúvidas. Acho que seria interessante sim buscar um acompanhamento com psicólogo ou psicanalista para poder falar melhor sobre isso e entender como você lida com tais questões...
Sim, importante você procurar um profissional que possa acolher estas suas questões e lhe permitir avançar em tantas outras. Investigar a sua história e a singularidade do seu caso.
Olá, como os outros colegas já mencionaram a importância de ajuda psicológica para o autoconhecimento. Acho importante porque além do autoconhecimento e a busca de ajuda, a terapia é onde a pessoa pode falar sobre assuntos dos quais não tem coragem de falar com ninguém e isso também é um grande gerador de dúvidas e culpa. Procure ajuda para poder viver a plenitude da sua sexualidade.
Olá! Pelas suas palavras percebe-se que isso está te incomodando, então, procurar ajuda psicológica é o ideal a se fazer. A terapia é um momento onde você pode se abrir sem medo de julgamento. É aquele espaço onde vai te levar ao seu processo de autoconhecimento. Espero ter te ajudado. Qualquer coisa, pode entrar em contato comigo.
Olá!
Acredito que justamente por trazer culpa a você, é muito importante que se procure um especialista. No caso, um psicólogo que possa te acompanhar e trabalhar as questões de gênero que você está comentando, justamente por ser um tema importante e relevante no seu desenvolvimento individual.
Olá !!
Com base no que você apresentou essa é uma situação que te traz incomodo e sendo assim a psicoterapia é excelente para você conseguir entender melhor o que está sentindo para compreender melhor o significado dos seus pensamentos em sua vida.
O psicólogo é um profissional indicado para te ajudar.
Se você tem dúvidas, e se é um assunto que está de incomodando, a possibilidade de refletir a respeito, e buscar compreender os seus pensamentos, sentimentos e sensações pode ajudar você lidar com a questão. Além, de te trazer autoconhecimento e compreensão sobre aspectos da sua história de vida.
seria interessante sim! para que você possa entender os motivos que esses pensamentos tem tanto peso! vejo que o pensamento em si não tem problema nenhum! mas a interpretação que tem deles sim, pois gera sentimento de culpa. Seria interessante um acompanhamento de psicoterapia para autoconhecimento! abraço!
Boa noite! A partir do momento que você têm dúvidas com relação a alguma coisa ou algo te gera um sentimento de culpa, independente do grau em que ocorra, é importante estar aberto a um processo de auto-conhecimento. Esse processo pode ser vivenciado através da psicoterapia, na qual você além de se conhecer, terá a oportunidade de compreender como funciona sua mente, como você lida com as emoções e com o passar do tempo e decorrer do processo conseguirá responder porque atribui um peso tão grande a determinados pensamentos e o porque deles terem uma importância tão grande em sua vida.
Espero ter ajudado.
Fico à sua disposição para possíveis dúvidas.
Abraços.
Se isso está te causando angustia, por que não? Você não precisa conviver com essa culpa
Olá! Em relação a sua pergunta gostaria de pontuar algumas questões sobre a transgeneridade que podem te ajudar a refletir: não existe uma idade "correta" para se questionar a identidade de gênero e várias pessoas trans não sentem desconforto em relação a seus corpos.
Uma ideia que pode ser interessante é a de assistir relatos de algumas pessoas trans sobre como foi o processo de entendimento de suas identidades de gênero.
Acredito que nesse momento como você apresenta angustia, a ajuda de um profissional poderia ser bem vinda pra ajudar nesse processo de auto conhecimento.
Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a disposição!
Olá. seria muito importante que busque ajuda psicológica, para ter um melhor autoconhecimento e talvez aceitação. Espero ter ajudado. Att, Gabrielle Lazari
Olá. Sim, seria interessante você buscar a ajuda de um psicólogo para entender todo esse processo. Abçs!
Olá! Sim, procure um Psicólogo para fazer terapia. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Ela é um recurso possibilita autoconhecimento e autorreflexão, a partir de um processo dialógico. Não tenha medo das suas questões, permita-se encontrar e viver feliz, sem culpa e sem dúvidas. A dúvida e a culpa te causam sofrimento, e a Terapia é preciosa para lidar com sofrimento humano em toda e qualquer dificuldade existente, seja ela emocional, comportamental ou sentimental. Caso queira se conhecer melhor, estou á disposição! Ficarei feliz em ajudar! Abraço!
Olá! A identificação de gênero é uma pequena parte de toda a complexidade envolvendo a sexualidade. Neste sentido, a sexualidade é atravessada por aspectos biológicos (o corpo), normas sociais, religiosos (o que é certa ou errado) e culturais. Dessa forma, não existe um período da vida em que o sujeito tenha plena convicção de seu gênero e que isso seja imutável, apesar desta categoria comumente ser constante. Além deste conflito, o acompanhamento psicológico pode lhe oferecer um espaço de fala sem culpa ou julgamento acerca destas questões, além de gerar novas reflexões sobre sua identificação de gênero.
Olá
Este é um assunto que requer delicadeza, seria bem importante conversar, ampliar as questões existentes. Uma análise psicanalítica pode ajudar!
Boa noite!
Todo e qualquer desconforto que sinta, sempre é importante procurar uma avaliação médica para descartar alguma dificuldade que possa ter, mas é bem nítido que tem toda uma questão emocional aí por trás desse desconforto.
Aconselho que busque tanto uma ajuda psicológica quanto médica para entender melhor tudo o que está sentindo
Olá! Quando falamos de gênero, tendemos a compreensão o sexo biológico, o gênero e a expressão do desejo (hétero/homo) como uma coisa só. Por exemplo: Nasceu menina, terá gênero feminino e expressará desejo por homem/mulher. Os gêneros e a expressão dos desejos são construídas, por isso mesmo devem ser sempre performados pelos sujeitos, quando a vivência (performance) é diferente do "esperado" tendemos a nos sentirmos confusos e um tanto quanto deslocados.

Nesse sentido, atravessar essa descoberta junto com um profissional, pode promover questões de saúde mental que, de outra maneira, seriam expressas de forma bastante dolorida, retardando seu reconhecimento social e interno seja como homem/mulher.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!