Estou com dificuldade No julamento de pessoas E memoria e metacognição mas meu neuropiscicologo desc

16 respostas
Estou com dificuldade No julamento de pessoas E memoria e metacognição mas meu neuropiscicologo descartou demencia oque pode ser tio em panico?
Sintomas podem ter mais de uma causa raiz. Por isso, se faz necessário um processo de triagem psicológica e acompanhamento terapêutico para entender o que esta por trás dos sintomas.

Olá, deixe me ver se entendi, o seu neuropsicólogo fez uma avaliação neuro psicológica com você e descartou o caso de demência? Correto? E quais foram as indicações dele para o seu caso? Mostre elas para seu psicólogo, caso tenha, para continuar a investigação, ou continue a investigação com seu neuropsicólogo. Esse sintoma sozinho, não é o suficiente para gerar hipóteses, requer uma boa investigação. Qualquer dúvida , estou por aqui
Teria que entender mais da tua história e dos últimos acontecimentos na tua vida para pensar em algumas hipóteses. A análise que se faz é bastante singular, ou seja, cada caso é um caso. Se está gerando sofrimento e dificuldades maiores no dia a dia, a psicoterapia é sempre muito bem vinda.
Olá. Penso que a melhor pessoa para responder suas perguntas é o neuropsicólogo que fez a sua avaliação. Chegar a um diagnóstico é uma investigação, deve ser com mais informações além dessas que você passou. Caso não tenha gostado de quem lhe atendeu, procure uma segunda opinião. Abraço.
Para se chegar a um diagnóstico se faz necessário uma avaliação feita por profissional experiente. Esses seus sintomas são sinais importantes, mas ao mesmo tempo são multifatoriais. Só um acompanhamento mais peciso e cuidadoso, principalmente identificando as circunstâncias e histórico é possível um melhor entendimento. Mas a primeira coisa é procurar ficar calmo e ajudar no porcesso de avaliação.
Dificuldades no julgamento de pessoas, na memória e na metacognição podem ter várias causas, e nem sempre estão relacionadas à demência. Transtornos de ansiedade, como o transtorno de pânico, podem afetar a cognição e a função mental. O estresse excessivo, a ansiedade e até mesmo a depressão podem impactar a memória e o pensamento claro.

Se o seu neuropsicólogo descartou a demência, pode ser útil explorar outras possíveis causas. O transtorno de pânico, por exemplo, muitas vezes está associado a sintomas como pensamento acelerado, dificuldade de concentração e sensações de irrealidade. Além disso, outros fatores, como estresse crônico, insônia, ou mesmo preocupações intensas, podem influenciar a cognição.

É fundamental continuar o diálogo com profissionais de saúde, incluindo o seu neuropsicólogo e, se necessário, considerar a avaliação de um psicólogo clínico ou psiquiatra para explorar a possibilidade de transtornos de ansiedade ou outras condições mentais que possam estar contribuindo para os sintomas que você está experimentando.
Olá! A avaliacao neuropsicólogica envolve uma bateria de recursos psicológicos para investigacao dos sintomas, como testes, escalas, entrevistas. Caso o neuropsicólogo tenha realizado a investigacao e descartado a demencia, penso ser importante trabalhar seus sintomas na Psicoterapia para que possa encontrar estratégias para enfrentar os sintomas negativos causados.
Olá. Existe uma série de transtornos mentais com sintomas parecidos com os relatados. A elucidação de um diagnóstico em saúde mental transcende a mera superficialidade, demandando uma análise perspicaz e integrada, por meio da colaboração entre psiquiatras e psicólogos. O diálogo entre esses profissionais, proporciona uma base sólida para intervenções terapêuticas mais eficazes. Nesse cenário, podem ser revelar associações e possíveis comorbidades, as quais exigem uma abordagem multifacetada para a compreensão plena do quadro clínico. Se faz necessária uma investigação mais aprofundada para entender melhor esse quadro descrito. Sempre à disposição.
Ola, sinto muito que tenha passado por isto. Estes sintomas relatados precisam de uma investigação profunda, conhecer sua história, possiveis causas, assim como desenvolver novas habilidades. Sugiro que procure um psicologo para uma avaliação e intervenção. Fico a disposição. Um abraço @psiluanamarys
Neste caso , o ideal seria uma investigação multidisciplinar
Aconselho buscar um neurologista , um psicólogo , como já fez o teste neuropsicologico.

Sou recaptura Cognitiva Comportamental.
a melhor abordagem nestes casos
Seu neuropsicólogo descartou demência, o que é positivo. Dificuldades no julgamento, memória e metacognição podem estar relacionadas à ansiedade ou estresse. Considere discutir esses aspectos com seu profissional de saúde mental. Pode ser útil explorar fatores ambientais, estilo de vida e, se necessário, buscar uma segunda opinião. A comunicação aberta é essencial para entender e abordar suas preocupações.
Sei que essa condição e seus sintomas geram certa ansiedade por receber um diagnóstico. Mas, se o neuropsicológo descartou demência, é importante pedir a ele que continue a investigação considerando outras hipóteses. É difícil supor o que seja sem acompanhar de perto o caso, mas pode ser uma condição psicológica de fundo emocional transitório ou estar associada a algum transtorno ou ainda ligada a fatores de ordem biológica em sentido genérico. Você pode buscar ajuda de um psicólogo que poderá inclusive atuar em conjunto com o neuropsicológo que fez sua avaliação, pois pode ser necessário mais tempo nessa investigação e a psicoterapia pode ser um caminho.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá! Se o neuro-psicólogo descartou demência, suas dificuldades com julgamento de pessoas, memória e metacognição podem estar relacionadas a transtornos de ansiedade, como o transtorno de pânico. Este transtorno pode causar sintomas cognitivos semelhantes, incluindo dificuldade de concentração, confusão mental e lapsos de memória. Recomenda-se discutir esses sintomas com o psicólogo ou o neuro-psicólogo e considerar uma avaliação mais aprofundada para transtornos de ansiedade, buscando o acompanhamento adequado adequado.

As dificuldades que você está enfrentando com julgamento, memória e metacognição podem estar relacionadas ao estresse ou ansiedade, que podem afetar essas funções cognitivas. Se você suspeita de transtorno de pânico, é importante conversar com um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e tratamento. A terapia cognitivo-comportamental e técnicas de relaxamento podem ser eficazes para melhorar suas habilidades cognitivas e gerenciar a ansiedade. Buscar ajuda profissional é um passo importante para o seu bem-estar.
Olá tudo bem? Sinto muito que estejas experienciando dificuldades no teu julgamento e na memória, estes sintomas podem gerar intenso sofrimento e medo. Acredito que após uma avaliação neuropsicológica e descartado o diagnóstico de demência e tu ainda sentir alguns sintomas que te gerem sofrimento psicológico é importante que tu busques a psicoterapia. O transtorno de ansiedade e/ou transtorno do pânico podem gerar sintomas de esquecimento, dificuldade em confiar nas pessoas e realizar um julgamento correto da realidade. Espero que essa resposta possa te auxiliar. Atenciosamente, Jéssika Garcia, Psicóloga Clínica e da Saúde.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!