Estou com dificuldade de aprendizagem, memória ruim, cansaço mental e uma tensão na parte superior

8 respostas
Estou com dificuldade de aprendizagem, memória ruim, cansaço mental e uma tensão na parte superior direita da testa, fui ao neurologista e ele me receitou bupropiona por 1 mês mais alguns exames. É correto tomar esse antidepressivo?
Estes sintomas que voce descreve , se acompanhados por alteração de humor como tristeza, podem se referir a uma depressão. Se for esse o caso procure por um psiquiatra para medica-la e tratamento psicológico para elaborar as questões emocionais. Faça os exames pedidos para eliminar a possibilidade de causas orgânicas.

A medicação pode sim ajudar a aliviar pelo menos parte dos sintomas que você descreveu. Caso isso não aconteça você deve conversar novamente com seu médico. Se está em dúvida quanto ao tratamento busca um outro profissional para uma segunda opinião também pode ser indicado. De toda forma sugiro que, além do tratamento medicamentoso, procure um profissional da área de Psicologia ou Psicanálise para conversar. Uma vez que as medicações atuam muito mais nos sintomas do que propriamente na causa dos mesmos, pode ser o caso de uma indicação para psicoterapia.
Descartar problemas clínicos ou interações medicamentosas faz parte de uma boa conduta para se ter um hipótese diagnóstica bem estabelecida. É importante lembrar que as drogas usadas para tratamento dos transtornos psiquiátricos, tratam somente os sintomas, nunca a causa e são ministradas pelo psiquiatra, tendo em vista os mecanismos de ação e os efeitos colaterais. A terapia farmacológica não afasta a necessidade da psicoterapia, estando aí, a possibilidade de uma melhor compreensão e manejo acerca do que está acontecendo.
É importante fazer os exames solicitados para eliminar causas orgânicas. Apos isso seguir com o tratamento medicamentoso e procurar ajuda psicológica para identificar os problemas emocionais que estejam causando os sintomas mencionados.
Olá
A medicação poderá ajuda-la, porém se associa-la a um acompanhamento psicológico, o efeito será mais preciso.
É necessário que se conheça e que possa avaliar você mesma suas emoções, entendo da onde surgiram, porque age daquela maneira, e o mais importante como lidar com elas.
Faça os exames para tirar a dúvida de causas físicas, identificando não ser, então procure um psicologo para lhe ajudar.
Att,
As causas orgânicas devem ser sempre exploradas, para que você tenha um diagnóstico adequado. Se ele percebeu a necessidade de você tomar um antidepressivo, talvez outros sintomas estejam presentes. Como você se sente diante disso tudo? Acredito que seja importante consultar um psicólogo para que você compreenda melhor se esses sintomas tem a ver com seu estado interior, se há algo emocional dentro de você, alguma razão para isso estar acontecendo.
O remédio pode ser bom para você, porém se não há causas orgânicas, certamente você pode estar sofrendo psiquicamente e isso gera problemas de atenção e memória. Seria bom procurar um psicólogo e expor suas dores e angústias, entendendo o que mudou em sua vida nos últimos tempos, como era antes e o que deseja ou não entrar em contato na sua história de vida.
Se há dúvida quanto a usar a medicação prescrita, sugiro que procure uma 2ª ou até uma 3ª avaliação médica. É de suma importância realizar os exames solicitados , afim de averiguar algum distúrbio físico e concomitantemente procurar um psicólogo para dirimir problemas emocionais que podem estar exacerbando estes sintomas.