Estou com diarreia e enjoo há mais de uma semana, fiz exame de sangue e pcr todos normais. Pode ser

2 respostas
Estou com diarreia e enjoo há mais de uma semana, fiz exame de sangue e pcr todos normais. Pode ser intolerância à lactose ou infecção por ameba?
É impossível responder só com algumas linhas.

Mas sua pergunta enseja conversar sobre DIARREIA.
Tudo que falo é baseado em 34 anos de experiência que tenho aqui e no Exterior, bem como das orientaçoes das Escolas Americana e Européia.
Faço isso pelo senhor(a) e pelos mais de 1,4 milhão de leitores que tenho aqui. Mas claro que tudo que falo é genérico

Falo sobre as Diarréias Crônicas ( que sao as que duram bastante tempo).
Faço isso para INFORMAR os leitores.
Tudo que falo é genérico.O senhor(a) fala da diarréia crônica. Esse é um diagnóstico bastante trabalhoso.

Quem me lê aqui sabe que sou favorável a uma CONSULTA ATENCIOSA, onde o Médico de alta qualidade verificará as condições clínicas do seu paciente. Isso deve sempre incluir avaliar internações/cirurgias, alergias, uso de medicamentos , situação nutricional, estilo de vida e situação emocional. É muito importante conhecer as doenças nos familiares, em particular o câncer de intestino e a doença inflamatória intestinal.

Observe que esses dados são IMPRESCINDÍVEIS para um Diagnóstico adequado.
E veja que podem ser TOTALMENTE VARIÁVEIS. Mudam com cada pessoa.
A partir daí, um Médico de alto nível pode fazer uma lista de doenças prováveis, começando pela mais provável até a com menos chance de acontecer. Isso se chama Semiologia Médica e é uma arte, bem como uma ciência. Com mais de 30 anos de clínica ainda sou fascinado pelas sutilezas dessa arte.

Tanto que estou lendo, com grande interesse, um livro brilhante sobre as sutilezas e dificuldades que podem existir em um diagnostico (Simptom to Diagnosis an Evidence Based Guide, publicado em 2020 pela Lange Medical). Mesmo tendo 34 anos de experiência e sendo Professor de Medicina, ainda faço questão de estudar, na medida em que isso pode melhorar meu atendimento aos pacientes.

Depois, e só depois de fazer uma lista de Hipóteses o Médico poderá solicitar os exames que confirmem seu diagnóstico. A Colonoscopia é um deles, mas não o único.
Muitas vezes a diarreia crônica exige um número elevado de exames. Mas o Médico de alta qualidade saberá que há uma certa hierarquia entre os exames. A partir dos exames básicos pode-se confirmar (ou não) o raciocínio clínico. Como há inúmeras causas de diarreia crônica, não é razoável pedir ou fazer inúmeros exames sem fazer antes um Raciocínio Clínico sensato. O outro dia vi uma senhora (de uma cidade próxima) que tinha 89-90 anos e havia inúmeros exames de...doenças venéreas. Fiquei sem entender nada, pois os exames não tinham relação com um Raciocínio Clínico coerente

Também já vi casos de belo Raciocínio:

Lembro-me bem de um caso lá na Atividade Humanitária no Sertão onde vi um moço com diarreia crônica e febre e sangramento retal. Isso pode acontecer por muitas doenças, incluindo doença inflamatória (Retocolite e D. de Crohn) que vejo bastante em S. Paulo.
Raciocinei: este jovem deve ter ou uma doença infecciosa ou uma Doença Inflamatória. Para minha surpresa ele já tinha exames que mostravam a presença de amebíase, que explicaria todo o quadro.
Falei para ele:
"moço, eu já tinha feito um Raciocínio Clínico com o que você me contou, mas faltava confirmar. E agora sabemos que você tem amebíase, e eu vou tratar "
E ele, que era muito inteligente disse:
"então fui eu que lhe dei o diagnóstico com meu quadro clínico, né Doutor"
E eu:
Sim!!!
Você foi um exemplo do que o icônico Professor Osler( que chegou a Sir e foi genial) falava aos alunos- “o teu paciente te dará o diagnóstico, desde que você esteja preparado a encontrar a doença”

Enfim, é preciso um Raciocínio Clínico bem aguçado para diagnosticar as diarréias crônicas.
E o diagnóstico exato leva ao tratamento de sucesso.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) não há qualquer atendimento na Clínica nas próximas 2 semanas.
Se quiser, pode nos acrescer no WhatsApp (o número é o mesmo da Clínica, basta ver no perfil) e ficaremos honrados

2) Se Deus quiser estarei indo me Aperfeiçoar em Stanford em breve. A lendária Universidade da Califórnia tem um Programa de Nutrição que poderá melhorar meus conhecimentos no assunto, e meu atendimento aos pacientes. Espero ser capaz de melhorar essa (importante) área.

3) até o final de Dezembro será possível fazer Consultas Online
Mas há algumas circunstâncias que sou obrigado a seguir:
a. não será possível marcar pelo site doctoralia.com. Quem fará as marcações será minha Filantropia. O email está no Perfil
b. A ABEA Filantropia lida com todos os aspectos das Consultas Online
c. o Recibo é dado pela Filantropia, pois esta recebe todo o Honorário
d. dias em que eu estiver na minha (querida) Atividade Humanitária no Sertão, ou na Filantropia (interior de SP e PR) ou na Universidade ou em trânsito não tem Consultas Online. Todas essas atividades sao exaustivas...e eu nao sou um médico jovem, rsss
e. e é lógico: quando eu estiver lá em Stanford(se Deus quiser), não verei pacientes online

Obrigado pela sua atenção!

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.