Estou com diabetes gestacional e gostaria de saber por que a glicemia é maior após 1h no café da man

3 respostas
Estou com diabetes gestacional e gostaria de saber por que a glicemia é maior após 1h no café da manhã comparado com os valores de 1h após almoço e jantar. É normal? Em jejum os valores são normais (abaixo de 95)
A glicemia após café pode estar aumentada por vários motivos, como o tipo/quantidade de alimento ingerido no café e necessidade de ajuste de insulina (caso esteja usando). Somente avaliando especificamente o seu caso é possível definir o que está acontecendo.

Conforme já mencionado por outra colega, tal diferença pode ter diversas razões como por exemplo a quantidade de carboidrato de cada refeição.

Sob o ponto de vista fisiológico, pode ocorrer que a glicemia após o café seja mais elevada do que em outros períodos em razão do pico de cortisol que ocorre naturalmente pela manhã.
Olá gestante ! Você observou que após o café da manhã é o momento mais difícil no controle da glicemia e está certa! Esta é a medida mais alta em qualquer tipo de diabetes, e deve-se aos hormônios contra-regulatórios que nos preparam para o dia: cortisol e GH, além dos específicos da gestação: hormônio lactogênio placentário, estrógeno, progesterona, prolactina e insulinases placentárias.
Então é um momento em que precisa usar tudo que aprendeu com seu endócrino e com a nutricionista, para evitar esse pico de glicose, pois a saúde de seu bebê, dentro do seu útero e futuramente (sim!), dependerá disso. A partir de 92mg% em jejum da 20a semana de gestação em diante, já é considerado diabetes gestacional, o que difere dos limites fora da gestação. Oriento minhas gestantes diabéticas a se manterem assim: em jejum e antes de comer 70 a 95mg%, 1h após comer 70-140mg%, 2h após comer 70-120mg%. Parabéns pela observação certeira!