Estou com a contagem de paquetas a 3.000. É normal o médico não indicar uma transfusão? A principio

3 respostas
Estou com a contagem de paquetas a 3.000. É normal o médico não indicar uma transfusão? A principio tenho o diagnostico de PTT e faço uso de prednisona 60mg
Frente ao quadro de plaquetopenia duas perguntas devem ser respondidas; qual a causa ? há sangramento?
No caso das plaquetopenias auto imunes - PTI- a transfusão deve ser feito em último caso, já que vai haver “destruição” das plaquetas transfundidas também. A base do tratamento esses casos é a imunossupressão.
Nas PTT- púrpuras tromboticas o principal tratamento é a plasmaférese, também sendo a transfusão indicada apenas em caso de sangramentos.

Abraços

Heloisa

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A transfusão de plaquetas depende principalmente da causa da plaquetopenia (plaquetas baixas no sangue), da existência de sangramentos e do número absoluto de plaquetas.
Em casos de plaquetopenias autoimunes (quando o próprio organismo destrói as plaquetas), em momentos que o paciente não apresenta sangramentos, pode-se usar medicamentos como corticóides e altas doses ou imunossupressores e não se realizar a transfusão. Lembre que em casos de plaquetopenia autoimune, o organismo irá destruir as plaquetas transfundidas também. Púrpura Trmbocitopênica Imunológia é um exemplo de plaquetopenia auto-imune. Procure o seu médico e solicite informações para entender melhor seu diagnóstico e o seu planejamento terapêutico, para se tranquilizar e confiar no tratamento proposto
A PTT (purpura trombocitopenica trombotica) é uma microangiopatia trombótica, isso significa que pode ocorrer formações de trombos dentro dos vasos e e contra indicado a transfusão.Existem diversas alternativas terapêuticas e a principal é a remoção do plasma através de plasmaferese alem de medicamentos que visam a imunossupressão, como corticoide, rituximab, vincristina.
Na PTI (purpura trombocitopenica idiopática) conforme o colega disse acima, não está indicada a plasmaférese e as plaquetas transfundidas também serão destruídas. O Tratamento de escolha é a imunossupressão.

Especialistas

Rita De Vita

Rita De Vita

Hematologista, Especialista em clínica médica

São Paulo

Antonio Ganem

Antonio Ganem

Hematologista

Guarapuava

Lucas Kraeski Krum

Lucas Kraeski Krum

Hematologista, Especialista em clínica médica

Ponta Grossa

Renan de Souza Melo

Renan de Souza Melo

Hematologista

São José do Rio Preto

Gabriela Raitz

Gabriela Raitz

Hematologista

Maringá

Regiane Sales

Regiane Sales

Hematologista

Imperatriz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Transtornos Plaquetários
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.