Estou com 5 miomas no útero. Volume uterino de 571cc. Só posso realizar histerectomia por via abdo

3 respostas
Estou com 5 miomas no útero. Volume uterino de 571cc. Só posso realizar histerectomia por via abdominal?
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, com risco de malignidade muito baixo, presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres apresentam algum sintoma e precisam de algum tratamento como irregularidade menstrual, dor pélvica, dor na relação sexual, cólicas menstruais, infertilidade, etc.
O tratamento do mioma não necessariamente é cirúrgico. Não se realiza histerectomia apenas devido ao tamanho do útero e devido ao tamanho dos miomas.
As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas no tratamento dos sintomas relacionados ao mioma. Mas essas medicações não farão os miomas reduzirem, crescerem ou desaparecerem.
Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia poderá ser considerada. A embolização de artérias uterinas é uma alternativa a cirurgia.
A melhor via de acesso cirúrgico é a via vaginal e não abdominal. O tamanho do útero, por si só, não limita a realização da histerectomia vaginal. A avaliação mais aprofundada é necessária para avaliar a via vaginal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite!
Apenas o tamanho do útero não determina a via cirúrgica. Outros fatores tem que ser avaliados, como presença de outras cirurgias prévias, doenças prévias como endometriose dentre outros. A experiência do cirurgião que você escolheu também é importante, pois nem todos estão aptos a operar pelas três vias.
Quando se decide pela histerectomia para tratamento de miomas temos que tomar outra decisão que sera por qual via a cirurgia ocorrera. A maioria dos ginecologista estão familiarizados com a via abdominal. Outras vias podem ser consideradas como a vaginal ou laparoscópica e outros tratamentos redutores como a embolização ou destruição por laser .Ha muito que se analisar antes dessa decisão .

Especialistas

Thiago da Silva Mendonça

Thiago da Silva Mendonça

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Morrinhos

Agendar uma visita
Daniel Xavier

Daniel Xavier

Cirurgião geral

Crato

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3331 perguntas sobre Histerectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.