Estou com 36 semanas de gestação e tomo rovamicina para tratamento de toxoplasmose. Minha médica dis

2 respostas
Estou com 36 semanas de gestação e tomo rovamicina para tratamento de toxoplasmose. Minha médica disse que eu podia parar, pois geralmente se tomam até 36 semanas. Devo parar ou continuar até o bebê nascer ? Tenho medo de parar e o bebê pegar, ainda n tive coragem.
A sua médica orientou a parar. Se está insegura, oriento que procure uma outra obstetra para te avaliar, olhar seus exames ver se realmente pode parar com o tratamento ou não.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A interrupção do uso de Rovamicina (espiramicina) para o tratamento da toxoplasmose durante a gravidez após 36 semanas é uma prática comum e segura, como sua médica orientou. Estudos mostram que o uso de antibióticos como a espiramicina ajuda a reduzir as sequelas nos bebês infectados, embora não elimine completamente o risco de transmissão materno-fetal.

A espiramicina é frequentemente utilizada até a 36ª semana para prevenir a transmissão do Toxoplasma gondii, e, após esse período, geralmente não há necessidade de continuar, a menos que haja alguma indicação específica, como a confirmação de infecção fetal por exames de PCR ou sinais graves no ultrassom.

Portanto, é seguro interromper o tratamento conforme sua médica recomendou, já que a decisão é baseada em evidências de que o tratamento foi eficaz até o ponto necessário. Caso você ainda tenha preocupações, conversar com sua médica ou com um especialista em doenças infecciosas pode te dar mais segurança e esclarecimentos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Rovamicina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.