Estou com 20 semanas, é uma gravidez tentada por 6 anos, muito desejada. Tenho uma vida pela e feliz

11 respostas
Estou com 20 semanas, é uma gravidez tentada por 6 anos, muito desejada. Tenho uma vida pela e feliz mas mesmo assim sinto que estou tendo crises depressivas, chegando a pensar em suicídio. Quero saber qual especialista procurar, pois só vejo falar em pós e não pré parto. Os planos cobrem?
Olá.
A primeira coisa que você precisa fazer é comentar isso com o médico que está responsável pelo seu pré-natal.Também é preciso procurar inicialmente um psicólogo e um psiquiatra. O psiquiatra poderá avaliar se há a necessidade de intervenção medicamentosa para o seu caso. E o psicólogo é importantíssimo que você procure, pois a gestação mesmo quando desejada desperta várias questões e emoções que a gestante pode não conseguir lidar sem auxilio profissional. É necessário que você compreenda o que te faz ter essas crises que você denomina como depressivas e por qual razão tem pensado em suicídio.

boa sorte!

Converse com seu ginecologista sobre os níveis hormonais. Durante a gestação ocorre alterações hormonais importantes que afetam o humor. No mais, procure uma terapia para ajudar a controlar essas crises.
Bom dia!

Concordo com a colega acima. O procedimento é este mesmo.
Só gostaria de acrescentar o fato de você ouvir falar mais em depressão pós parto do que pré. O momento da gravidez é cheio de mudanças para mulher e para o casal, em todos os níveis. Mudanças físicas, hormonais, sexuais, emocionais e psicológicas. Essas mudanças são ainda mais sentidas se for o primeiro filho de vocês. Por isso, é uma fase muito delicada e é comum sim ter depressão nesta fase da vida. O fato de você não ouvir falar muito é que, geralmente, tem uma atenção muito grande para com a gestante, todo mundo quer saber como ela está e cuidar para que fique tudo bem. Isso às vezes ajuda a "mascarar" um pouco da depressão. Já depois do nascimento, a atenção é mais voltada para o bebê, e por isso, é o momento, em que muitas mulheres que já estavam com tendências a ficar depressivas na gravidez, apresentam esses sintomas mais fortes e são diagnosticadas com a depressão pós-parto.
E os planos cobrem sim!
Abraços!
No Puerpério, que é o período gestacional, Há muitas fatores psicológicos envolvidos tais como: tristeza, culpa, medo,falta de desejo sexual etc..., e também mudanças Endócrinas e corporais. Mesmo tendo uma gravidez saudável e planejada essas mudanças podem interferir na gestação. Acompanhamento Psicológico/Ginecológico lhe auxilia num pré natal mais feliz e seguro.
Boa sorte.
Concordo com os colegas acima, além da sensibilidade da mulher no período, a depressão pré natal não é um fator isolado, durante a gestação a mulher tem inúmeras preocupações e a onde a depressão vem, aconselho o acompanhamento de um psicólogo (a) para poder identificar os motivos das crises de depressão e também converse com o ginecologista
Planos de saúde cobrem atendimento psicológico e psiquiátrico. Não importa em que momento da gravidez a mulher se encontre. Antes ou após o parto. O fato da gravidez ter sido desejada e tentada por anos, parece ter aumentado bastante sua ansiedade nesse momento. As gestação é um período no qual já existe grande fragilidade emocional na futura mãe, devido as rápidas mudanças hormonais por que passa. Procure atendimento o quanto antes. Sucesso!
Depressão é o nome de uma categoria diagnóstica que serve para orientar o tratamento. O período em que a situação ou episódio depressivo acontece pode até delimitar um evento recorrente como o caso da depressão pós parto, no entanto pode acontecer em qualquer outro momento.
Na gestação estão envolvidas várias características peculiares tanto físicas quanto vivenciais. Em primeiro lugar fale com seu ginecologista. O acompanhamento psicológico oferece um espaço terapêutico para compreender sobre a questão que lhe faz pensar: Como mesmo depois de conquistar algo tão desejado é possível se sentir tão infeliz? É possível sim! Tanto é preciso compreender melhor essa tristeza quanto compreender as conquistas. Assim é possível também encontrar novos sentidos para essas experiências o que contribuirá muito para a qualidade da sua gestação!
É uma grande mudança, não é mesmo? Com 20 semanas você está praticamente no meio da gestação...o corpo vai se modificando, hormônios a mil, organização de enxoval, exames pre natal, as pessoas fazendo perguntas e comentários sobre a gravidez e tudo mais que envolve este período. Por ser algo tão desejado e a tanto tempo é bem provável que esteja cercada de muita ansiedade e fantasias. Isso tudo pode interferir no seu humor. Não tenha receio de conversar sobre isso com seu ginecologista e buscar terapia para se sentir melhor. Falar sobre o que você está sentindo pode trazer um grande alívio.
Olá! Concordo com você. Apesar de falarmos mais sobre as complicações no pós-parto é muito importante que haja um acompanhamento psicológico,quando identificado como necessidade e/ou vontade da mulher,no período gestacional.É o que chamamos de pré-natal emocional, que tem como objetivo acolher a mulher e acompanhá-la por todas as mudanças que ocorrem nessa fase.
É muito importante conversar com a sua ginecologista e procurar uma psicóloga perinatal,que é especialista nesse período gravídico-puerperal. Os planos cobrem o acompanhamento terapêutico sim,você só precisa verificar com eles se há um especialista nessa área pra que você seja agendada.
O plano da idealização é muito distinto daquele da realidade. Seis anos sonhando com um acontecimento como a gestação, aliado ao imaginário de que a gravidez (e depois a maternidade) constitui o ápice de realização para uma mulher pode implicar em sofrimento e conflitos psíquicos. Como algo tão puro, que remete à esperança, à renovação da vida também pode gerar sentimentos negativos e destrutivos? Pode porque somos seres contraditórios! São muitas as mudanças: no corpo da mulher, em sua subjetividade, na relação com seu companheiro, ter alguém que possa sem ressalvas e apreensões escutar e acolher as angústias e desafios desse momento é crucial para uma boa elaboração de seu futuro papel de mãe. Se o pensamento em suicídio for recorrente, procure um psiquiatra, caso contrário, busque auxílio psicológico.
O primeiro passo importantíssimo é conversar e confiar em seu obstetra, pois ele tem condições de avaliar a necessidade de avaliação psiquiátrica e a necessidade de medicações e, principalmente, quais tomar pois nessa fase muitos são contra indicados.
Quanto ao apoio psicológico, a gravidez desperta emoções imprevisíveis, pois além das bruscas alterações hormonais, ainda há toda uma reestruturação na vida, nos valores, nos ideais de presente e futuro. Suas experiências, desde que estava na barriga de sua mãe até as atuais, histórias ouvidas sobre maternidade, conhecidas de outras pessoas, fantasias, imaginações e sonhos que se despertam em você, o relacionamento com o mundo e com você mesma, todos esses pontos remetem a uma nova configuração psíquica. Você está carregando uma nova personalidade dentro de si misturada a sua, que te afeta e é afetada por você. As crises e o desejo de suicídio indicam que é importante para você é para o bebê um profissional de psicologia especializado.