Estou co adenoma supra enal do lado esquerdo de 2,7 por 1,7 cm caso precise tirar operar perderei a

3 respostas
Estou co adenoma supra enal do lado esquerdo de 2,7 por 1,7 cm caso precise tirar operar perderei a funçao do rim /? E ele pode crecere ainda virar um cancer , me ajude
Duas perguntas precisam ser respondidas para determinar se precisa de tratamento cirúrgico ou não: "1. É maligno? 2. Produz algum hormônio de forma excessiva?". A reposta "Sim" para qualquer uma dessas duas perguntas irá indicar cirurgia na maior parte dos casos. Os métodos de imagem (Tomografia e/ou Ressonância Magnética) ajudam bastante a determinar a natureza da lesão, se benigna, maligna ou indeterminada. A avaliação clínica e laboratorial é fundamental para elucidar se o tumor é funcionante ou não, isto é, produz hormônios em excesso. Quando indicada a cirurgia, tumores pequenos podem ser operados por videolaparoscopia e, em mãos experientes, é uma cirurgia relativamente simples e muito segura, com preservação total do rim. Consulte um endocrinologista especialista em suprarrenal para esse detalhamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Normalmente os adenomas de supra renal não necessitam de cirurgia, apenas tumores grandes maiores que 4 cm serão indicados a cirurgia, ou aqueles que produzem algum hormônio. é necessário acompanhamento médico para determinar se há essa produção hormonal e acompanhar por exames de imagem para ver se há crescimento, tumores que já vem sendo acompanhados por mais de 5 anos sem crescimento tem chance muito baixa de crescer. Se houver necessidade de cirurgia, normalmente não há necessidade de traumatizar o rim e sua função permanece normal. Procure um endocrinologista para uma avaliação completa.
Os adenomas de supra-renal não costumam causar alterações e perdas de função dos rins. Se ele é maligno ou não depende das características da lesão e se produz ou não hormônios para ter esta caracterização.

Especialistas

Sandrine Flores

Sandrine Flores

Endocrinologista

Goiânia

Aimée Teixeira

Aimée Teixeira

Endocrinologista

Brumado

Vanessa Jacob Osti

Vanessa Jacob Osti

Endocrinologista

Sinop

Guilherme de Almeida Anjos

Guilherme de Almeida Anjos

Endocrinologista

Patrocínio

Tânia Toreto

Tânia Toreto

Endocrinologista

Ribeirão Preto

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Doenças Das Glândulas Supra-Renais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.