Estou a bastante tempo querendo parar com consumo de pornografia/masturbação, não sei se nome certo

25 respostas
Estou a bastante tempo querendo parar com consumo de pornografia/masturbação, não sei se nome certo é dependência, mas sinto que em momentos de pico de sentimentos (felicidade/tristeza/ansiedade) busco "fugir" desse sentimentos intensos através desse mau habito. O que posso fazer?
Bom dia, primeira coisa busque um profissional de psicologia para começar a ver qual dos transtornos se adéqua mais ao teu caso, e assim começar a cuidar com a psicoterapia. Ansiedade, tristeza e felicidade ou euforia são sintomas de que algo que precisa ser equilibrado. A pornografia pra você se tornou válvula de escape, portanto procure ajuda, sozinho/a não vai conseguir tem terapias que podem te ajudar bastante como EMDR e Brainspotting procure alguém perto de você que trabalham com isso, com certeza vai ter um grande suporte.

Bom dia! Acredito que, neste momento, mais importante do que nomear o ato, é a compreensão do sofrimento latente (desconhecido conscientemente) que antecede a ação. Você descreve que, já foi possível identificar algo, que supõem uma forma de "descarga da emoção que não pode ser sentida", seja ela de alegria ou tristeza, ela precisa ser atuada (tornada concreta) através da prática masturbatória (via pornografia).
Cada ser humano é único, de forma que, como profissional, não me cabe catalogar (fazer julgamento moral) se sua experiência faz parte de um "mau hábito" e sim, considerar de modo individual, o quanto se sente confortável ou não desta forma, o que de acordo com seu relato, sugere desconforto.
Partindo desse pressuposto, de desconforto, sugiro que inicie uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga(o), de sua livre escolha e que, acima de tudo, se sinta confortável para falar sobre seus conteúdos. É possível que a análise lhe favoreça, gradualmente, não só no nível de compreensão de si, como no achado de recursos internos, para poder vivenciar as emoções de uma forma que, lhe seja mais confortável.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! Muito interessante o seu relato. O fato de você ter identificado o que, conscientemente, tem desencadeado o comportamento de masturbação associada à pornografia, mostra que você tem um bom nível de autoconhecimento, que é um fator importante no processo terapêutico. Recomendo que você procure um profissional da psicologia para te ajudar nesse momento, sem julgamentos ou juízo de valor. Fique bem!
Olá, seria importante você procurar fazer uma psicoterapia com intuito de se aprofundar nessas questões que de alguma forma já está te causando um estranhamento.
Boa sorte.
Fiquei aqui me perguntando: porque será que você diz serem "maus hábitos". Qual o prejuízo, para você, no consumo de pornografia e masturbação? Será que você se sente culpado? Pela maneira que você faz a pergunta, parece ser óbvio que masturbação e consumo de pornografia é errado. Será que é? Reflita intimamente sobre seus reais motivos de querer parar com estes hábitos.
...o processo psicanalítico pode auxiliá-lo a entender de onde vem esse impulso, essa compulsão. uma vez consciente - tal origem, há a possibilidade de elaboração, de ressignificação dessa busca. procure um psicanalista, ele o acompanhará nesse caminho.
Boa Noite. O fato de você dizer que algo é um bom hábito ou mau hábito já indica que existe um julgamento moral da sua parte, assim como a ideia de estar fugindo. Se essa prática está lhe trazendo algum sofrimento isso significa que há um conflito envolvido e que, até este momento, o modo que você encontrou para lidar não está sendo satisfatório. É possível que dentro de um processo psicoterapêutico esse sofrimento possa ser nomeado e então trabalhado.
Talvez possa ser caracterizado como uma compulsão, mas precisaria entender seus aspectos psico emocvionais.
Recomendo Psdicoterapia para autoconhecimento.
Olá! O fato de você estar tentando parar há algum tempo e não conseguir, já é um indicativo de que questões emocionais e inconscientes estão de pano de fundo nessa repetição. Para compreender melhor essa dinâmica é importante conversar com um psicólogo para que você descubra alternativas, que não a pornografia, para lidar com as suas emoções.
Olá! Qualquer vício ou excesso, terá algum componente psicológico por trás, alimentando esse excesso (alguns, como o cigarro, também terão componentes biológicos específicos). Seria recomendável o acompanhamento com um psicólogo, para compreender, no seu caso, se há um excesso realmente, e exatamente o que causa esse excesso. Essa compreensão permitira transformar a situação, superando o excesso.
Como resposta a sua pergunta, veja que já está fazendo bastante, procurando ajuda on line, lendo e se esclarecendo, para aquilo que está te incomodando. Minha orientação é que, em seguida, procure pessoalmente um psicólogo que compreenda teu sofrimento e te ajude no modo de se relacionar com o teu mundo.
Um comportamento torna-se um problema quando passa a gerar em você, sofrimento e prejuízos. Identificar que este comportamento ocorre com maior frequência em determinados momentos, não significa necessariamente que seja um mal. Contudo, quando você afirma que busca “fugir”, desviar a atenção de suas emoções, podemos elaborar de imediato duas perguntas:
1) Porque esses “sentimentos intensos” lhe são tão aversivos? 2) Há outras alternativas possíveis para lidar com essas respostas fisiológicas (emoções), além da masturbação?
Procure por um especialista, profissional da área da psicologia, para explorar essas questões.
Um abraço!

O primeiro
Passo é procurar um psicólogo que fará a devida avaliação. Ele trabalhará comportamentos compulsivos, como o de não conseguir parar com o que incomoda. Ansiedade, depressão, tristeza vem juntos e são trabalhados juntos. Caso ele veja a necessidade poderá indicar um psiquiatra para auxiliar com medicação. Boa sorte. É difícil mesmo parar sozinho.
Diante do que você relata esse comportamento esta lhe causando sofrimento, e quando isso acontece é recomendado a psicoterapia para ajudá-lo a entender o porque esse comportamento tornou-se um motivo de sofrimento. A busca do autoconhecimento é fundamental para aprendermos a lidar com nossas frustrações! Procure um profissional de psicologia!
Olá...
Pelo que relata entendo que existe culpa, e um sofrimento muito grande que antecede ao excesso de pornografia, pelo que conta este excesso lhe causa um desconforto.
Se lhe causa tanta angustia, considero importante buscar um acompanhamento psicológico.
Neste momento nada melhor do que um espaço de escuta, que lhe ajude a trabalhar os pensamentos.
A mudança de pensamento, muda a vida.
Fique bem!
Olá!! Se você tem vontade de cessar esse comportamento o ideal é o acompanhamento psicoterapêutico para conseguir avaliar o real gatilho que dispara essa necessidade, podendo ser uma fuga, compulsão e outras hipóteses. Apenas entrando em questões mais profundas será possível chegar num diagnóstico preciso.
O ideal é que faça psicoterapia, para compreender o porquê o uso de práticas masturbatória através da pornografia, é visto por você como "fuga" e "mau - hábito", sendo que recorre em momentos adversos - os que lhe causa alegria e os que lhe causa tristeza - e pelo visto é algo que lhe traz conflitos, uma vez que já tentou parar diversas vezes. Somente a psicoterapia, para que você veja os significados do seus comportamentos e os sentimentos envolvidos.
Espero ter colaborado
Agnes Moura - Psicóloga Clínica
Olá .
Recomendo que procure um Psicólogo .
Sessões de psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com as emoções, vale lembra ainda que o uso constante de pornografia pode prejudicar nas suas relações afetivas . Procure um Psicólogo, este profissional vai te ajudar a identificar e a criar mecanismos emocionais para superar os momentos de tristeza e ansiedade.
Olá. A pornografia é perpassada por diversos preconceitos. A sexualidade de modo geral é ainda um tabu muito grande em nossa sociedade. O consumo em si de pornografia não é um problema, a questão é que junto ao prazer que isso desperta pode-se também sentir culpa, ansiedade e mal estar. O que é normal pois vivemos dentro de um contexto social e religioso. A masturbação também não é um problema em si, pois é uma atividade natural do ser humano. A masturbação permite você conhecer seu corpo. Mesmo assim se for algo que te incomoda, procure um psicólogo para te ajudar com essa questão. Atenciosamente.
Se faz necessário compreender mais profundamente a função da pornografia na sua vida. Podemos pensar desde um ajustamento criativo, necessidade ou até compulsão. É importante perceber os ganho e perdas que possui a longo e curto prazo com o consumo de pornografia. Vale lembrar que o uso dê, não causa ou acusa, necessariamente, uma patologia. É necessário buscar uma ajuda psicoterápica para entender melhor a sua subjetividade e compreender os desdobramentos da pornografia na sua vida. Existe um TED no YouTube que se chama: TEDx - Porque eu parei de assistir pornografia, que trás algumas reflexões sobre o assunto, que pode lhe ajudar a refletir melhor sobre..
Olá, espero que esteja bem.
O consumo de pornografia desperta reações químicas no nosso cérebro semelhante aos outros vícios como drogas, álcool e jogos.
Na terapia é possível trabalharmos os gatilhos que disparam essa necessidade de fuga e começar a encontrar caminhos para lidar com as coisas da vida como elas se apresentam.
Deixando a pornografia um pouco de lado é preciso encontrar hábitos saudáveis e satisfatórios para preencher o espaço que vai se abrir para a sua vida.
Se cuide.
Olá! O consumo de pornografia é uma atividade, obviamente, estimulante, prazerosa e que, neste momento de isolamento social, passou a ser até recomendada em detrimento ao contato físico. Neste sentido, o problema surge quando você percebe que a prática tem se intensificado ao ponto de trazer certos prejuízos para sua rotina. Dessa forma, o processo terapêutico pode lhe proporcionar a compreensão do sentido que o material pornográfico tem ocupado nas suas vivências, além de auxiliar no estabelecimento de estratégias para cessar ou diminuir este consumo.
Geralmente a percepção do sexo causada pelo consumo excessivo de pornografia costuma ser irreal, o que pode causar problemas nas relações sociais e conjugais.
A masturbação é uma atividade natural e só deve ser encarada como um problema quando se torna a única fonte de prazer sexual ou quando é praticamente de forma compulsiva.
Certamente a psicoterapia pode ajudar promovendo o autoconhecimento e ajudando a desenvolver novas habilidades sociais, aprendizagem e reaprendizagem de novas fontes de prazer e estratégias de autocontrole.
Penso que pode começar entendendo porque não consegue parar e o que deu errado nas suas tentativas. Caso sinta que precisa de ajuda para entender melhor, minha orientação é agendar consulta com piscólogo. Abraço
Uma vez que a pornografia e a masturbação se apresentam para você como fuga em lidar com picos de sentimentos, você pode parar de "fugir dos seus sentimentos". Se não for capaz sozinho, busque ajuda profissional.

Se precisar, estou aqui!
Forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia individual - R$ 250