Estive no meu psiquiatra, mas ele disse que eu tenho transtorno bipolar, mas me deu o CID 10 - F31

2 respostas
Estive no meu psiquiatra, mas ele disse que eu tenho transtorno bipolar, mas me deu o
CID 10 - F31.9 Transtorno afetivo bipolar não especificado, o que isso quer dizer? Eu costumo ter episódios mistos, de manhã fico querendo morrer e a tarde querendo fazer tudo ao mesmo tempo. Mas esse CID 10 F31.9 é pq tem dúvidas de ser bipolar ou é por não ser tão grave como os outros? Aguardo um retorno, pfv.
Não é nenhum dos motivos que você sugeriu. O ".9", no Código Internacional de Doenças significa, simplesmente, que o seu transtorno não se encaixa perfeitamente em nenhum dos outros tipos de transtorno bipolar descritos no CID-10. Explicando melhor, a maioria dos casos segue determinados padrões de gravidade e duração dos sintomas, mas nem todos.Entretanto, quando se tem certeza do diagnóstico básico, i.e., do transtorno bipolar, o médico não tem como deixar de atribuir um código. Assim, o ".9" fica para estes casos. Como você descreve, tem variações ao longo do dia que são intensas e isto não é o mais frequente. Quanto à gravidade, é difícil de prever se sua resposta à medicação vai ser melhor, pior ou igual aos outros casos. Há casos de evolução muito boa, neste padrão misto que você apresenta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada internauta/o- Pelas características descritas o diagnóstico provável é Transtorno Bipolar. Não se preocupe com um código, mas em aceitar a sua condição ( o que costuma ser difícil para a maioria dos pacientes) e manter o tratamento rigorosamente. Se vc usar as medicações indicadas para essa condição, poderá ter uma evolução muito satisfatória e levar uma vida normal.

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Záira Rodrigues

Záira Rodrigues

Terapeuta ocupacional

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.