Estimulação magnética transcraniana tem bom resultados para tdha?

10 respostas
Estimulação magnética transcraniana tem bom resultados para tdha?
Alguns estudos tem demonstrado a possível aplicação de estimulação magnética transcraniana para TDAH, mas ainda são estudos inconclusivos. O tratamento mais adequado continua sendo a psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental associada a medicamento e orientação aos pais e à escola (no caso de crianças).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para tdah vários estudos estão sendo realizados!
O método Sena ( sistema de estimulação neuroauditiva) tem sido utilizado também para casos de tdah como ferramenta nos casos de terapia fonoaudiologica!
Vale ressaltar que nos casos de tdah é necessário o trabalho multidisciplinar! Com psicologo, fono, psicopedagoga e ou neurologista ! Dependendo de cada caso!

Ainda se dá preferência para a psicoterapia, psiquiatria medicamentosa exercícios fonoaudiológica de estimulação, na organização também. É um investimento para a sua saúde que galera para sua vida toda. Cuide-se.
Estudos estão sendo realizados mas não existe comprovação científica quanto a isto. O ideal ainda e o trabalho multidisciplinar com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e a utilização de medicamentos prescritos pelo neurologista.
Há quem diga que sim e há quem diga que não, estão sendo realizados alguns estudos, alguns com bons resultados. Mas esse é um tratamento pelo que tem se mostrado que necessita ser feito sempre pois ele não mantem o resultado ao longo do tempo. Por isso o custo beneficio ainda é inviavel. A medicação e reabilitaçào neuropsicologica ainda é o melhor recurso.
Embora alguns estudos com métodos de neuromodulação (como os de estimulação magnética transcraniana) mostrem-se promissores, o conhecimento dos benefícios clínicos sobre os sintomas TDAH e/ou medidas da cognição (como atenção, inibição motora, tempo de reação de respostas, memória...) ainda não se encontram estabelecidos, necessitando de mais estudos para que essa intervenção seja incorporada na prática clínica. O tratamento medicamentoso ainda é o mais utilizado e quando associado à psicoterapia (cognitivo comportamental) e estimulação cognitiva (com neuropsicólogo) os resultados podem ser mais satisfatórios.
Depois de ter o diagnóstico através da Avaliação Neuropsicologica, leve ao Neurologista ou Psiquiatra para o encaminhamento adequado seja medicamentoso é uma reabilitação Neuropsicologica para trabalhar processos atencionais associados a psicoterapia.
Até o momento, os resultados de estudos sobre as técnicas de neuroestimulação; entre elas a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) no tratamento de pessoas com TDAH são contraditórios, somente alguns desses resultados são positivos. Assim, a técnica precisa ser melhor investigada e é inviável, por ora a sua implantação na prática clínica.
Você pode ler sobre o assunto em: Wong HC, Zaman R. Neurostimulation in Treating ADHD.
Psychiatr Danub. 2019 Sep; 31(Suppl 3): 265-275.
Não!!!
A estimulação magnética transcraniana (EMT) é uma técnica que está sendo estudada para tratar TDAH, mas ainda não há evidências suficientes para afirmar que é uma solução definitiva. Embora algumas pesquisas mostrem resultados promissores, a abordagem mais comum para o TDAH continua sendo a combinação de medicação e terapia comportamental. Converse com seu médico sobre as opções de tratamento mais eficazes e adequadas para o seu caso.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.