Estereotipias (balançar as mãos e movimento pendular com o corpo) deve ser evitado por uma pessoa autista

3 respostas
Estereotipias (balançar as mãos e movimento pendular com o corpo) deve ser evitado por uma pessoa autista (criança e adulto)?
As estereotipias às vezes tem o valor de ajudar aqueles do espectro autista a relaxar. Certamente devem ser evitadas se causarem algum prejuízo, mas até para reduzi-las é mais fácil com acompanhamento especializado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Movimentos estereotipados ocorrem são frequentes em alguns transtornos como a esquizofrenia e os transtornos do espectro autista sendo que, neste último caso, fazem parte dos critérios diagnósticos. Os movimentos estereotipados tendem a aumentar em situações de tédio e de estresse.

Quando em pequena quantidade, não trazem maiores prejuízos porém, outras vezes, impedem comportamentos mais construtivos, proveitosos e reforçadores. Portanto, a resposta é "sim, devem ser evitados".

Primeiramente, deve-se saber quais são as estereotipias e quando aparecem: horários, locais, quais são os estímulos que as desencadeiam (pessoas? situações estressantes? tarefas? frustrações?). Uma vez descobertos os estímulos que as desencadeiam, alguns devem ser evitados, se possível e em relação a outros, a pessoa com autismo deve aprender a lidar: por exemplo, expressar que se sente brava, ao invés de ficar batendo a cabeça. Finalmente, aprender novos comportamentos como ocupar-se com tarefas interessantes
Estereotipias podem fazer parte do comportamento rotineiro do paciente autista. Eles costumam provocar incômodo nos familiares, mas não no paciente. Só devem ser evitados se colocarem em risco a sua integridade física, como morder-se, arranhar-se ou bater com a cabeça nas paredes, por exemplo.
O simples balançar de mão e pendular do corpo não precisam ser evitados.

Atenciosamente.

Especialistas

Thiago Rodrigo Fernandes Da Silva

Thiago Rodrigo Fernandes Da Silva

Psiquiatra

Belo Horizonte

Marlon Willfried Fritze Soares

Marlon Willfried Fritze Soares

Psiquiatra

Joinville

Marina Toscano de Oliveira

Marina Toscano de Oliveira

Psiquiatra

Catanduva

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Transtorno Autístico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.