Esteatose Hepática Leve detectada em US Abdome Total, apresenta algum tipo de sintoma? Tem possibilidades
4
respostas
Esteatose Hepática Leve detectada em US Abdome Total, apresenta algum tipo de sintoma? Tem possibilidades de evoluir? E o que causa essa gordura?
Esteatose é acúmulo de gordura no fígado. Pode ser causado por sedentarismo, hiperalimentação, consumo de álcool e drogas, lesão crônica por vírus da hepatite. A esteatose não tem sintomas. Ao evoluir, e aumentar a esteatose, o fígado perde espaço dos hepatocitos, sendo estes substituídos por adipócitos. Isso gera diminuição da função hepatica, levando ao quadro de cirrose em casos extremos.
Marque uma consulta para conversarmos.
Clínicas Medicas Dr. Especialistas.
Marque uma consulta para conversarmos.
Clínicas Medicas Dr. Especialistas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A esteatose hepática (doença hepática gordurosa não alcoólica - DHGNA) na maioria dos casos é assintomática, mas em alguns casos pode apresentar sintomas inespecíficos como fadiga ou deconforto abdominal. A esteatose hepática pode evoluir ao longo dos anos para cirrose hepática que é a fibrose das células do fígado. A causa dessa entidade ainda não é totalmente esclarecida, mas acredita-se que seja multifatorial estando relacionada a obesidade, sobrepeso, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia entre outros. É importante o acompanhamento médico (estadiamento da DHGNA, avaliação da função hepática e da existência de fibrose hepática) e implementação de hábitos de vida saudáveis (dieta e atividade física).
A esteatose hepática costuma ser assintomática. Em alguns casos pode levar a inflamação hepática crônica e se não tratada evoluir para cirrose hepática. Está associada a alterações metabólicas como obesidade, diabetes mellitus e colesterol elevado. Também pode ser causada por infecção por vírus ou consumo crônico de álcool. É importante identificar qual a causa e tratá-la para frear a sua evolução.
A esteatose hepática leve, geralmente, não causa sintomas, por isso muitas vezes é descoberta em exames de rotina, como o ultrassom. Mas, quando não tratada, pode evoluir para formas mais graves, como a esteato-hepatite, que pode levar a complicações sérias no fígado. A gordura no fígado pode ser causada por fatores como obesidade, diabetes, resistência à insulina, alimentação inadequada, sedentarismo e consumo de álcool. Adotar hábitos saudáveis é fundamental para evitar a progressão da doença e cuidar bem do seu fígado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu esposo foi diagnosticado com esteatose hepatica guau 2, parou de bebet 40 dias, ja pode voltar a beber?
- Tirei a gordura no fígado com dieta posso tomar uma cerveja finais de semana?
- Minha mãe, faz exame todos os anos, e fez um exame de imagem a 2 anos não tinha nada , agora quando fomos fazer, Deus gordura no fígado gral 3 , gostaria de saber se em 2 anos podemos armazenar tanta gordura assim? Agradecida se alguém me responder.
- Tenho esteatose hepática e o médico me indicou metronidazol 1 comprimido de 12 em 12 horas e a pomada de metronidazol para o tratamento de grandella, essa medicação e perigoso para quem tem esteatose hepática?
- Tenho esteatose hepática grau 3,meu médico disse que não evoluí para câncer isso é verdade,,qual o grau de risco?
- Esteatose alcoólica ! É só parar de beber ou tem várias restrições ?
- Estou com gordura no fígado o que posso tomar , sou obesa estou com 108 kl
- Meus exames deram que estou com gordura no fígado e pedras na vesícula, qual a melhor dieta neste caso????
- Qual o melhor remédio em cápsulas pra gordura no fígado e pra gordura no abdômen?
- Tenho esteatose 2 o que posso comer no café da manhã. Almoço e janta
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 160 perguntas sobre Esteatose hepática
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.