Esteatose Hepática Leve detectada em US Abdome Total, apresenta algum tipo de sintoma? Tem possibilidades

4 respostas
Esteatose Hepática Leve detectada em US Abdome Total, apresenta algum tipo de sintoma? Tem possibilidades de evoluir? E o que causa essa gordura?
Esteatose é acúmulo de gordura no fígado. Pode ser causado por sedentarismo, hiperalimentação, consumo de álcool e drogas, lesão crônica por vírus da hepatite. A esteatose não tem sintomas. Ao evoluir, e aumentar a esteatose, o fígado perde espaço dos hepatocitos, sendo estes substituídos por adipócitos. Isso gera diminuição da função hepatica, levando ao quadro de cirrose em casos extremos.
Marque uma consulta para conversarmos.
Clínicas Medicas Dr. Especialistas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A esteatose hepática (doença hepática gordurosa não alcoólica - DHGNA) na maioria dos casos é assintomática, mas em alguns casos pode apresentar sintomas inespecíficos como fadiga ou deconforto abdominal. A esteatose hepática pode evoluir ao longo dos anos para cirrose hepática que é a fibrose das células do fígado. A causa dessa entidade ainda não é totalmente esclarecida, mas acredita-se que seja multifatorial estando relacionada a obesidade, sobrepeso, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia entre outros. É importante o acompanhamento médico (estadiamento da DHGNA, avaliação da função hepática e da existência de fibrose hepática) e implementação de hábitos de vida saudáveis (dieta e atividade física).
A esteatose hepática costuma ser assintomática. Em alguns casos pode levar a inflamação hepática crônica e se não tratada evoluir para cirrose hepática. Está associada a alterações metabólicas como obesidade, diabetes mellitus e colesterol elevado. Também pode ser causada por infecção por vírus ou consumo crônico de álcool. É importante identificar qual a causa e tratá-la para frear a sua evolução.
A esteatose hepática leve, geralmente, não causa sintomas, por isso muitas vezes é descoberta em exames de rotina, como o ultrassom. Mas, quando não tratada, pode evoluir para formas mais graves, como a esteato-hepatite, que pode levar a complicações sérias no fígado. A gordura no fígado pode ser causada por fatores como obesidade, diabetes, resistência à insulina, alimentação inadequada, sedentarismo e consumo de álcool. Adotar hábitos saudáveis é fundamental para evitar a progressão da doença e cuidar bem do seu fígado.

Especialistas

Victor Pereira Chaves

Victor Pereira Chaves

Gastroenterologista

Uberlândia

Sara Lougon

Sara Lougon

Nutricionista

Nova Iguaçu

Willian Aguiar

Willian Aguiar

Gastroenterologista

Santarém

Gabriela Rezende

Gabriela Rezende

Gastroenterologista

Ponte Nova

Paula Campolina Campos Ferreira

Paula Campolina Campos Ferreira

Gastroenterologista, Endoscopista

Divinópolis

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 160 perguntas sobre Esteatose hepática
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.