Este método é indicado para casais em crise? Se não, qual seria?

12 respostas
Este método é indicado para casais em crise? Se não, qual seria?
O melhor método vai ser aquele que trazer resultado e promover bem-estar.

Há muitas abordagens em psicoterapia, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma delas. De fato, essa abordagem abrange a terapia de casais, havendo bastante material publicado na área e é uma metodologia eficaz.

Dentre as principais características da TCC, o foco no presente (e não nos fatos ocorridos no passado) e na resolução de problemas são bem marcantes. Para tal, o psicólogo lançará mão de técnicas que auxiliem o casal a perceber os principais problemas da relação (expectativas de um sobre o outro, falhas na comunicação, entre outras questões) e a solucioná-los.

Não cabe ao profissional dizer se o casal deve ou não permanecer junto - essa decisão é única e exclusiva dos pacientes. A ideia da terapia de casais é resolver problemas para facilitar a integração e a comunicação. que o casal decida se separar, que essa decisão seja tomada de forma bem resolvida pelas partes.
ola, Para que seja realizada a terapia de casal ambos deverão estar dispostos. Existem bons profissionais na área que podem ajudar. Abraços
A condição para psicoterapia de casal é ser feita por um especialista na área.
A TCC é uma das formas de abordagem. O Cliente faz a escolha se quiser fazer individual, para tratar de conflitos que dizem respeito a si mesmo. Pode escolher, de casal para tratar de conflitos relativos ao parceiro(a). Muitas vezes, a Psicocoterapia de casal gera mais resultados porque os conflitos são confrontados diretamente e os mecanismos de defesa de ambos são mais claramente expostos.
Sim ,a terapia cognitiva comportamental pode ser aplicada em casos de crises , inclusive a conjugal.
A TCC é uma abordagem muito eficaz com relação a terapia de casais. O terapeuta escuta ambas as partes e trabalha exatamente onde há divergência entre o casal, dando exercícios minuciosamente voltados para a área da relação que está apresentando dificuldades para que o casal trabalhe e consiga dar uma solução para a relação. Eu aconselho a TCC. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Sugiro que antes de uma terapia de casal , os parceiros procurem uma terapia individual. Antes do início de uma análise , algo precisa ser retificado, o paciente deve ser defrontado com a sua própria REALIDADE PSÍQUICA .

Abraços e boa sorte.
A TCC pode ajudar sim, porém não existe apenas essa linha de tratamento. Existem excelentes profissionais que seguem outras linhas e que são tão capacitados quanto os de TCC.
O principal é que o CASAL queira realmente uma orientação, e não apenas um do par, senão a terapia não surtira o efeito desejado.
Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental é bastante indicada sim, mas não é a única que trabalha com o acompanhamento de casais. Busque profissional com formação na área independente da abordagem teórica. Um abraço.
É importante que você busque um profissional com formação em terapia de casal, que tenha experiência nessa área, o qual também pode utilizar a Terapia Cognitivo Comportamental. Boa sorte.
Olá, tudo bem? O mais importante seria buscar um profissional qualificado em atendimento de casais, mas respondendo a sua pergunta a TCC é muito bem recomendada no atendimento de casais. Espero ter ajudado!