Este método é indicado para casais em crise? Se não, qual seria?

12 respostas
Este método é indicado para casais em crise? Se não, qual seria?
O melhor método vai ser aquele que trazer resultado e promover bem-estar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Há muitas abordagens em psicoterapia, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma delas. De fato, essa abordagem abrange a terapia de casais, havendo bastante material publicado na área e é uma metodologia eficaz.

Dentre as principais características da TCC, o foco no presente (e não nos fatos ocorridos no passado) e na resolução de problemas são bem marcantes. Para tal, o psicólogo lançará mão de técnicas que auxiliem o casal a perceber os principais problemas da relação (expectativas de um sobre o outro, falhas na comunicação, entre outras questões) e a solucioná-los.

Não cabe ao profissional dizer se o casal deve ou não permanecer junto - essa decisão é única e exclusiva dos pacientes. A ideia da terapia de casais é resolver problemas para facilitar a integração e a comunicação. que o casal decida se separar, que essa decisão seja tomada de forma bem resolvida pelas partes.
ola, Para que seja realizada a terapia de casal ambos deverão estar dispostos. Existem bons profissionais na área que podem ajudar. Abraços
A condição para psicoterapia de casal é ser feita por um especialista na área.
A TCC é uma das formas de abordagem. O Cliente faz a escolha se quiser fazer individual, para tratar de conflitos que dizem respeito a si mesmo. Pode escolher, de casal para tratar de conflitos relativos ao parceiro(a). Muitas vezes, a Psicocoterapia de casal gera mais resultados porque os conflitos são confrontados diretamente e os mecanismos de defesa de ambos são mais claramente expostos.
Sim ,a terapia cognitiva comportamental pode ser aplicada em casos de crises , inclusive a conjugal.
A TCC é uma abordagem muito eficaz com relação a terapia de casais. O terapeuta escuta ambas as partes e trabalha exatamente onde há divergência entre o casal, dando exercícios minuciosamente voltados para a área da relação que está apresentando dificuldades para que o casal trabalhe e consiga dar uma solução para a relação. Eu aconselho a TCC. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Sugiro que antes de uma terapia de casal , os parceiros procurem uma terapia individual. Antes do início de uma análise , algo precisa ser retificado, o paciente deve ser defrontado com a sua própria REALIDADE PSÍQUICA .

Abraços e boa sorte.
A TCC pode ajudar sim, porém não existe apenas essa linha de tratamento. Existem excelentes profissionais que seguem outras linhas e que são tão capacitados quanto os de TCC.
O principal é que o CASAL queira realmente uma orientação, e não apenas um do par, senão a terapia não surtira o efeito desejado.
Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental é bastante indicada sim, mas não é a única que trabalha com o acompanhamento de casais. Busque profissional com formação na área independente da abordagem teórica. Um abraço.
É importante que você busque um profissional com formação em terapia de casal, que tenha experiência nessa área, o qual também pode utilizar a Terapia Cognitivo Comportamental. Boa sorte.
Olá, tudo bem? O mais importante seria buscar um profissional qualificado em atendimento de casais, mas respondendo a sua pergunta a TCC é muito bem recomendada no atendimento de casais. Espero ter ajudado!

Especialistas

Cristiane Nassar Alves

Cristiane Nassar Alves

Psicólogo, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.