Estava tomando fluoxetina Há 2 meses.só que parei de tomar.e logo,em seguida.descobri que estou grávida.porém,tenho

9 respostas
Estava tomando fluoxetina Há 2 meses.só que parei de tomar.e logo,em seguida.descobri que estou grávida.porém,tenho chorado muito,e agora,apareceu sintomas da síndrome do pânico. Nem feliz com a gravidez estou e eu queria muito.o q faço?.
Boa noite,
Uma questão digna de análise!
Procure um profissional cuja abordagem você se identifique e que você julgue ser capaz desenvolver um projeto terapeutico singular.

Boa noite. A princípio parece que você está fazendo um novo episódio depressivo. Tratamento psicoterapico na gestação e fundamental, entretanto vários estudos demonstram a importância de tratar com medicação, durante a gestação, supervisionada por um especialista, é muito benéfico para a mãe e para o feto. Procure um psiquiatra, pois pode e deve ser medicada corretamente nesta fase da sua vida. Inclusive é protetor para o bebê uma mãe bem tratada durante a gestação. Atenciosamente.
Os medicamentos de humor não devem ser interrompidos sem conhecimento do médico que indicou, as consequências podem ser as mais diversas.

Para que possa ter uma gestação mais tranquila, recomendo que busque um Psiquiatra de máxima confiança para acompanhar o seu tratamento.

É fundamental o acompanhamento Psicoterapeutico, pois é um período de muitas mudanças físicas e psico-emocionais, onde precisa ter apoio para que possa viver esse momento maravilhoso que é dar vida a um outro ser.

A rede familiar também poderá auxiliar no seu bem-estar, desde que devidamente orientada.

Abraços.
Natalia
Olá!
Primeiramente, fique tranquila. Você vinha em tratamento há pouco tempo, estes sintomas que ressurgiram são do quadro pre-existente, não há porque se culpar em estar assim e não estar "nem mesmo feliz" com a gestação! Você apenas precisa de ajuda! A psicoterapia é essencial, mas me parece haver necessidade de buscar também um psiquiatra para reavaliar a medicação e provavelmente retomar o tratamento - há medicações extremamente seguras para a gestação e também para o aleitamento!
Abs, Dra. Lygia.
A gravidez é um período muito intenso na vida de uma mulher e de um casal. Além das questões hormonais, muitas outras questões também estão em jogo: a saúde do bebê, como vai ser depois que ele nascer, como será o parto, quais as mudanças na vida do casal, como lidar com os pitacos dos outros sobre a educação, etc. Há também uma série de questões inconscientes que podem vir à tona, muitas delas relacionadas à própria infância dos pais e a relação desses com seus pais. Ou seja, ainda que a gravidez seja motivo de alegria, também pode ser fonte de diversos conflitos internos. Se além disso tudo, você apresenta um quadro depressivo, é muito importante que você se cuide tanto pela via medicamentosa (com acompanhamento de médico psiquiátrico) quanto pela via terapêutica (com psicólogo ou psicanalista). Há questões internas suas que precisam ser atravessadas para que você consiga vislumbrar os desafios da vida com mais leveza e otimismo.
Ser mãe é muito desafiador. Creio que tu te beneficiarias muito fazendo psicoterapia e existem alternativas químicas que podem fazer bem para ti e para a criança. É importante enfrentar o que te deixa triste para que isso passe e que tu te fortaleça. A psicoterapia é um espaço que tem o objetivo de cuidar e de buscar a melhora, principalmente com essa fase delicada que estás passando.
Você havia começado um tratamento para obter melhoras e acabou engravidando!! Em meio a fase que estava passando surgiu a gravidez, momento que acarreta alterações de hormonios, nova rotina, outros pensamentos, desafios e consequentemente mudanças em sua vida! Não de culpe por nao estar "feliz" como gostaria!
O importante é buscar ajuda psiquiatrica novamente e adequar nova medicação, se necessário, na gravidez. Como também, de extrema importância, uma paicoterapia para entender e trabalhar seus conflitos, angustias, dúvidas e principalmente o auto-conhecimento!
Prezada paciente A gravidez é um período de mudanças significativas para a mulher, além das alterações físicas , hormonais , psicológicas e sociais a gravidez é individual. Cada vida gerada o processo gestacional é diferente . Importante que o Obstetra que esteja acompanhando sua gestação saiba detalhadamente do seus sentimentos para que possa avaliar o encaminhamento a um Psiquiatra se for necessário . Também informar que interrompeu o tratamento medicamentoso . Alguns municípios oferecem grupos de apoio para gestante com Psicólogos, Enfermeiros , Nutricionistas e Médicos . A psicoterapia é muito indicada para esse período , ajuda tanto a mulher como o casal a administrar os sentimentos de espera e ansiedade muito presente até o nascimento do bebê . Atenciosamente Psicóloga Carla Fernanda .
Primeiramente, vc está num período de grandes mudanças hormonais, consequentemente, o humor pode oscilar e muito. Um psicólogo ajuda é muito a entender o que se passa com o seu corpo, com vc, a administrar melhor seus pensamentos. Mas caso isso seja contínuo e não melhore, é necessário a busca por um psiquiatra, que indicará a medicação correta para quem está grávida. Vale ressaltar que o pânico se dá devido ao alto índice de ansiedade.