Estava passando por um momento de stress no trabalho, com cobranças excessivas e prazo curto para re

16 respostas
Estava passando por um momento de stress no trabalho, com cobranças excessivas e prazo curto para realizar as tarefas. Sentindo muita pressão e, numa noite, quando fui tentar dormir, comecei a sentir espasmos e contrações muito fortes no tronco, tremendo o corpo todo. O corpo ficava pulando na cama sem que eu tivesse controle, gerando muita apreensão e medo de morrer. A pressão chegou a subir e fui para o pronto socorro. Fui atendido e fiz diversos exames de sangue, mapa e holter. Os resultados foram todos normais, com alteração apenas na glicemia, que já estou tomando medicamentos. O fato é que após, duas semanas que senti os espasmos, eles continuam sempre que deito pra dormir e, de maneira cada vez mais forte e repetidos. Será que são crises de ansiedade/stress? Como acabar com essa situação, já que já fico até com medo de ir pra cama tentar descansar.
Olá. Sim, pode ser ansiedade, bornout, pânico e outros transtornos, já que menciona que seus exames estão sem alterações. Diante dos seus relatos e sintomas sugiro que busque um psicólogo/psicanalista para que possa investigar essas questões e avaliar a necessidade do trabalho conjunto com psiquiatra. Me coloco à disposição caso queira marcar uma entrevista!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Olá, imagino que a sensação esteja sendo muito desagradável. Pelo seu relato é possível que sejam sim sintomas relacionados ao stresse ou ansiedade, pois você cita contração muscular, espasmos. Nossos pensamentos, sentimentos e também o corpo reage ao que estamos vivendo no dia a dia. Talvez dar mais atenção aos sinais e buscar ajuda seja um primeiro passo. Como você relata que isso tem piorado, imagino que esteja ainda mais difícil ter uma noite de sono tranquila, o que pode gerar ainda mais cansaço no dia seguinte e dificuldade de lidar com as demandas do trabalho e de outras àreas da sua vida. Você relata que já buscou um profissional de saúde que está acompanhando às questões de pressão alta, e fez diversos exames, sugiro que também busque um profissional que possa acompanhar sua saúde mental, para que tenha acesso a toda ajuda que precisa hoje. Fico à disposição.
Olá, entendo sua preocupação com os sintomas que está enfrentando. Com base no que você descreveu, é possível que esses espasmos sejam uma resposta ao estresse e à pressão que está enfrentando no trabalho. A terapia EMDR pode ser uma opção útil para processar essas experiências estressantes e reduzir a intensidade das respostas físicas que está experimentando. Francine Shapiro, a criadora do EMDR, enfatiza a interconexão entre experiências traumáticas e o corpo. Ela sugere que a terapia EMDR pode ajudar a processar e diminuir as respostas corporais intensas associadas a eventos estressantes ou traumáticos.
Além disso, práticas de gerenciamento de estresse, como exercícios de respiração e técnicas de relaxamento, podem ajudar a aliviar a tensão e a ansiedade. Certifique-se de criar um ambiente tranquilo antes de dormir para facilitar o descanso. Lembre-se de que buscar apoio profissional qualificado é essencial para lidar com essa situação. Um terapeuta EMDR pode ajudá-lo a explorar esses sintomas mais a fundo e desenvolver estratégias eficazes para gerenciar o estresse e a ansiedade, promovendo assim um bem-estar físico e emocional mais equilibrado. Fico à disposição.
Terapia urgente!
Algo dentro de você, da sua mente o está assustando de forma que você evita dormir para não entrar em contato com essa parte mais confusa, desorganizada e sem sentido que não é consciente e que também brota na sua cabeça quando você menos espera.
Existe uma possibilidade de ter passado por um transtorno de pânico, stress devido ao trabalho, o Burnout, mas para um fecho de diagnóstico, apenas tendo passado por consultas em consultório. Estou às ordens.
Olá, bom dia! Como você já passou por um médico para uma avaliação física, entendo que os sintomas que você relata podem estar relacionados a ansiedade e ao estresse relatado por você. No entanto, para um diagnóstico sugiro que você procure um Psicólogo para uma avaliação. A Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções e as situações vividas por você.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado!
Olá! Como os exames físicos deram normais, então podemos considerar algo emocional. Esses sintomas podem sim estar relacionado a ansiedade e a todo o estresse relatado, porém para se ter um diagnóstico preciso é necessário procurar ajuda de um profissional de saúde mental, onde será desenvolvido um plano de tratamento. Espero ter ajudado!
Olá! Pelo seu relato, acredito que possa ser uma resposta física ao seu estresse. Como fez todos os exames e deram normais e os sintomas continuam, pode ser uma crise de ansiedade, um transtorno do pânico devido a tudo que tem vivido. Mas para ter um diagnóstico adequado, é importante que busque um profissional da psicologia ou psiquiatria. Assim, poderá fazer o tratamento adequado e cuidar de si mesma. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta ou tirar mais alguma dúvida.
Sinto muito ouvir que você está passando por essa situação. Pela descrição, parece haver uma correlação entre o aumento do estresse no trabalho e os episódios de espasmos e contrações que você está experimentando. Esses sintomas podem ser indicativos de crises de ansiedade ou ataques de pânico, especialmente considerando o contexto de pressão no trabalho.

É positivo que os exames médicos tenham resultado normais, pois isso sugere que esses sintomas podem estar mais relacionados a fatores psicológicos do que a problemas médicos graves.

A ansiedade e o estresse excessivo podem se manifestar de várias maneiras, incluindo sintomas físicos como os que você descreve. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

1. **Busque apoio profissional:** Consultar um psicólogo ou psiquiatra pode ser fundamental para entender melhor a origem desses sintomas e desenvolver estratégias para lidar com o estresse.

2. **Práticas de relaxamento:** Técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, a meditação ou o relaxamento muscular progressivo, podem ajudar a reduzir a ansiedade e a tensão no corpo.

3. **Estabeleça uma rotina de sono saudável:** Mantenha horários regulares para dormir e acordar. Evite estimulantes, como cafeína, antes de dormir, e crie um ambiente tranquilo e confortável para o sono.

4. **Exercício físico regular:** A prática regular de exercícios pode ajudar a reduzir a ansiedade e promover o bem-estar emocional.

5. **Evite dispositivos eletrônicos antes de dormir:** A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos pode interferir no sono. Tente evitar o uso desses dispositivos pelo menos uma hora antes de dormir.

Se os sintomas persistirem ou piorarem, é crucial buscar ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode avaliar mais detalhadamente sua situação e fornecer um plano de tratamento adequado às suas necessidades. Não hesite em compartilhar essas preocupações com seu médico ou procurar a ajuda de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Os sintomas que você descreveu estão compatíveis com ansiedade, transtorno do pânico, síndrome de bournout. A síndrome de Bournout esta cada vez mais comum, já que vivenciamos cargas de trabalha cada vez mais intensas e estressantes. Sugiro que busque com urgência o Psicólogo para iniciar seu acompanhamento.
Olá! Como vai? Espero que esteja tudo bem com você!
Sim, pode ter relação com ansiedade ou outras questões psicológica. Ainda mais que houve uma avaliação médica anteriormente e não foi apontado nenhuma alteração significativa que justificasse os sintomas que você relatou. Apenas a avaliação com um profissional da saúde mental pode oferecer uma maior compreensão diagnóstica. Na psicoterapia é possível aprofundar essas questões e desenvolver estratégias para lidar com essa situação gerando mais bem-estar e qualidade de vida. Você não precisa passar por isso sozinho, busque ajuda! Estou à disposição! Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 100
Lamento ouvir sobre a situação desafiadora que você está enfrentando. Os sintomas que descreve, como espasmos, contrações e tremores, são experiências intensas e compreendo como isso pode gerar preocupação e ansiedade adicionais.

É possível que esses sintomas estejam associados ao estresse e à ansiedade, especialmente considerando o contexto de cobranças excessivas e prazos curtos no trabalho que você mencionou. A conexão entre o estresse e sintomas físicos, muitas vezes, é uma resposta do corpo às pressões emocionais.

Como psicóloga, sugiro considerar as seguintes abordagens para lidar com essa situação:

1. Busque Ajuda Profissional:
Consultar uma profissional de saúde mental é fundamental. Uma psicóloga pode avaliar detalhadamente sua situação, diagnosticar possíveis transtornos de ansiedade e oferecer um plano de tratamento adequado, que pode incluir terapia cognitivo comportamental (TCC) ou outras abordagens terapêuticas.

2. Pratique Técnicas de Relaxamento:
Aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou relaxamento muscular progressivo, pode ajudar a reduzir a tensão física e mental. Praticar essas técnicas regularmente, especialmente antes de dormir, pode ser benéfico.

3. Estabeleça uma Rotina Relaxante Pré-Sono:
Crie uma rotina relaxante antes de dormir para sinalizar ao seu corpo que está na hora de descansar. Evite atividades estimulantes antes de dormir e reserve um tempo para atividades tranquilas, como leitura leve ou um banho quente.

4. Considere a Abordagem Multidisciplinar:
Dado que você mencionou alterações na glicemia e está tomando medicamentos, é essencial coordenar cuidados entre profissionais da saúde. Comunique qualquer nova informação sobre seus sintomas ao seu médico para garantir uma abordagem integrada.

5. Avalie o Ambiente de Trabalho:
Reflita sobre a pressão no trabalho e considere maneiras de gerenciar o estresse no ambiente profissional. Isso pode envolver comunicação aberta com colegas ou superiores, estabelecimento de limites saudáveis e busca de apoio quando necessário.

Lembrando que cada pessoa é única, e a abordagem terapêutica mais eficaz pode variar. O importante é que você não está sozinho(a) nessa jornada, e a busca por ajuda profissional é um passo crucial para promover o seu bem-estar emocional e físico.

Estou aqui para apoiá-lo(a) ao longo desse processo. Se precisar de mais informações ou tiver outras preocupações, por favor, não hesite em compartilhar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 300
Olá.
Possivelmente sim, pode vir a ser um quadro de ansiedade e estresse, podendo ser considerado até um estado de pânico visto que chegou ao ponto de sentir medo da morte.
Entretanto é válido entender se você também é diabético ou apenas teve um momento de alteração das taxas de glicemia, pois algumas pessoas diagnosticadas com diabetes não adequadamente tratadas podem apresentar episódios de ansiedade, somado a sua rotina de trabalho, ao que você descreve, bem desgastante o que te gera estresse, pode-se ter ao fim um quadro de Burnout.
Se faz então necessário observar como você está vivendo, quem são seus suportes neste momento, uma higiene do sono pode ajudar, observar como estão suas relações pessoais, questões de atividade física, alimentação, se há muita autocobrança, perfeccionismo, contenção de suas emoções como raiva, tristeza, medo... Ou seja, há uma gama de eventos a serem observados e acompanhados, onde possivelmente uma pequena equipe de profissionais seria o ideal a depender da situação.
Entretanto o mais importante neste momento é você buscar ajuda e acompanhamento médico, e psicológico para acolhimento, aprofundamento de suas questões e abrir espaço para reflexões importantes.

1. Consulte um profissional de saúde.
2. Experimente técnicas de relaxamento.
3. Priorize o sono e crie um ambiente tranquilo.
4. Gerencie o estresse com exercícios e apoio emocional.
5. Considere a terapia cognitivo-comportamental.

Espero ter ajudado, precisando estou aqui! Abraços.
Entendo que você está passando por um momento muito difícil devido ao estresse intenso no trabalho, que desencadeou sintomas físicos graves, como espasmos e tremores ao tentar dormir. Após buscar ajuda médica e realizar exames que descartaram problemas físicos sérios, como indicado pelos resultados normais, fica claro que esses sintomas podem estar relacionados a crises de ansiedade e estresse.

Como psicóloga especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é crucial abordar esses sintomas de forma integrada:

Primeiramente, é fundamental compreender que seu corpo está reagindo intensamente ao estresse emocional, manifestando-se através desses sintomas físicos. Vamos trabalhar juntos para identificar os pensamentos negativos automáticos e crenças disfuncionais que podem estar contribuindo para a intensificação desses sintomas.

Além disso, técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, podem ser ensinadas para ajudar a reduzir a tensão corporal e promover um estado de calma antes de dormir. Uma abordagem gradual ao sono também pode ser explorada, para ajudar a restaurar a confiança e conforto ao deitar-se para descansar.

Estarei ao seu lado durante todo o processo terapêutico, ajustando as estratégias conforme necessário para melhor atender às suas necessidades individuais. É possível superar esses sintomas e recuperar sua qualidade de vida, e estou aqui para ajudar você nesse caminho.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!