Estava lendo um artigo sobre psicopatia e sociopatia e me identifiquei muito quando li sobre os sociopatas.

6 respostas
Estava lendo um artigo sobre psicopatia e sociopatia e me identifiquei muito quando li sobre os sociopatas. Tenho 14 anos e queria tirar essa duvida, como eu posso saber se eu sou sociopata? Tenho poucos amigos, dois na verdade. Consigo fingir facilmente emoçoes entre outras coisas. O que eu faço?
Fingir emoções não é um traço específico do psicopata e sim do ser humano em geral. Há pesquisas que indicam que não existe um ser humano se quer, que não tenha ao menos uma vez na vida o feito. A psicopatia, como patologia está associada a um leque muito maior que esse fato isolado. A principal pergunta é: você desde pequeno sentiu/sente satisfação em maltratar ou até matar animais? Se a resposta for "sim" provavelmente você tenha traços psicopáticos. Porém, por ter vindo procurar uma resposta nesta rede, penso que sua respostas será "não", pois onde há dúvidas, há sofrimento e isso parece estar te preocupando muito, nesse momento. E se realmente este mal te assola, procure um profissional, seja psicólogo ou psiquiatra, ambos poderão te avaliar nesse quesito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Primeiro sugiro que você evite se rotular a partir daquilo que lê na internet. O risco de fazer isso é começar a proceder exatamente desta forma para fazer valer o que pensa. Procure se observar e tentar entender o que o faz ser tão seletivo nas suas amizades. O que estes amigos tem que outros não possuem? Em outros momentos, movido pela vontade de agradar aliado a uma falta de confiança que temos em nós mesmos, criamos emoções, sem perceber que estamos deixando de ser autênticos. Se possível busque ajuda terapêutica, para ajuda-lo e conhecer seus valores e como usá-los. Tente e seja feliz
Não é possível saber se você tem uma sociopatia apenas com base no que você escreveu. Ter poucos amigos e fingir emoções é algo que poderia ser dito por uma pessoa emocionalmente saudável, porém em um determinado período mais difícil de sua vida - ainda mais estando na adolescência, que já é uma fase delicada e marcada por muitas mudanças. Entretanto, também não posso afirmar que você não tenha nada, pois não foi feita uma avaliação psicológica no consultório com um psicólogo. Acho que a sua mensagem merece uma atenção especial. Fingir emoções pode sinalizar que algo não está bem com você, principalmente se você está desconfortável com isso. Pela sua mensagem, você tem uma preocupação. Acho que pode e deve buscar um psicólogo, pois ele poderá avaliar isso de forma meticulosa e aprofundada.
Somente após uma avaliação criteriosa é possível identificar sinais. Procure um Psicólogo habilitado a cuidar do caso.

Boa sorte!
Ter poucos amigos e conseguir fingir sentimentos não faz de ninguém sociopata. Além disso, essas são poucas informações para poder chegar a um psicodiagnóstico a respeito. Para tal é preciso saber mais sobre a sua vida e sobre você. Caso permaneça em dúvida recomendo que procure um psicólogo com experiencia em atender adolescentes. Estou a disposição.
Olhe ao redor e perceba sua vida e seus desejos. O que o impede? Onde você trava? Esse comportamento te frustra? Que movimentos seus são repetitivos? Procure um psicólogo para caminhar rumo ao autoconhecimento. Abraço!

Especialistas

Risoneide Gomes

Risoneide Gomes

Psicólogo

Salvador

Kiev Neri

Kiev Neri

Médico de família

Arapiraca

Agendar uma visita
Renata Bechara

Renata Bechara

Psiquiatra

Recife

Janniny Figueiredo

Janniny Figueiredo

Médico de família

Montes Claros

Livia Iannuzzi da Col

Livia Iannuzzi da Col

Psicólogo

Pouso Alegre

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.