Estava estudando sobre Taxa de Metabolismo Basal (TMB) e fiquei pensativa num negócio, tentei pesqui

2 respostas
Estava estudando sobre Taxa de Metabolismo Basal (TMB) e fiquei pensativa num negócio, tentei pesquisar e nada, também pesquisei em inglês mas não encontrei nenhum estudo sobre isso.

Uma mulher ou homem trans, adulto, que esteja em transição hormonal (estrogenio ou testosterona), operado/a (que não tenha mais sistema reprodutor), que esteja com acompanhamento de endócrino...

Enfim, para saber a TMB dessa pessoa, deverá ser feito a conta pelo sexo biológico ou pela identidade de gênero, tendo em vista as mudanças que os hormônios sexuais geram no corpo?

Apenas uma dúvida superrrr aleatória, desde já, muito obrigada.
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Nada de identifade de genero, e sim sexo biologico. Seu organismo não quer saber com o que você se identifica, e sim como biologicamente se encontra, caso contrario teremos divergencia e seu objetivo nao seria alcancado.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

Olá tudo bem? Muito interessante o seu questionamento, acredito que boa parte das pessoas que passam por esse tipo de tratamento hormonal também tenham essa dúvida.
Provavelmente, o fato de você não ter encontrado suas respostas nas suas pesquisas, se dá, porque, em ciência/medicina, as "taxas" e "valores de referência" são relacionados estritamente ao sexo biológico.
No caso de ovários suprimidos por hormônio ou retirados cirurgicamente (seja em pacientes transexuais ou mulheres cis com alguma patologia específica relacionada a estes tratamentos), temos outros valores de referência a serem avaliados, tanto na avaliação hormonal de rotina após o tratamento inicial, quanto em taxa metabólica basal e até na avaliação prática da bioimpedância, por exemplo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!