Estava dormindo e acordei hiperventilando. Alguma pista pra explicar o ocorrido? Já é a 2ª vez.

6 respostas
Estava dormindo e acordei hiperventilando. Alguma pista pra explicar o ocorrido? Já é a 2ª vez.
Olá. Num primeiro momento creio que você deva procurar um médico para descartar algumas hipóteses físicas, como apneia do sono, problemas cardíacos, neurológicos, respiratórios, entre outros. De qualquer modo, seria interessante procurar um bom profissional da área psi para trabalhar alguns problemas que você pode estar vivenciando relacionados a ansiedade, nervosismo, estresse, angústia e/ou pânico. A respiração está muito relacionada a comunicação não-verbal, mas de qualquer forma exames físicos são sempre bem-vindos. Cuide de você. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! As causas da hiperventilação podem ser várias; Descartadas as causas orgânicas, a hiperventilção está presente em transtornos ansiosos. Seria interessante que você primeiro buscasse ajuda médica e caso não seja orgânico , procure uma psicoterapia. A Terapia Cognitiva é muito eficaz em casos de ansiedade e no manjeo dos sintomas.
Olá, tudo bem?
Você realizou exames médicos recentemente (último ano)?
Aconselho procurar um médico, pois pode ser apnéia do sono, por exemplo!
Caso você já tenha ido ao médico e não tenha nenhum diagnóstico, o que pode explicar esse sintoma por exemplo é ansiedade. Neste caso, o ideal é você procurar um psicólogo e terapeuta cognitivo-comportamental para que você faça exercícios de prática de relaxamento corporal e entre outras práticas. Dessa forma, você sentiria melhor.


Portanto, existem muitas possíveis causas desse sintoma, o ideal é você verificar com médicos e/ou psicólogos, dependendo do que mais se adequar ao que você vem passando você faz um tratamento.

Abraço!

Qualquer dúvida mande msg.
Olá, esse sintoma é típico da apneia do sono. Ao dormirmos nosso corpo relaxa, reduzindo a passagem de ar pela garganta, causando a apneia e queda da oxigenação do sangue. Essa queda estimula o cérebro, acordando-o e aumentando a ventilação/respiração na tentativa de recuperar os níveis de oxigênio. Isso passa a ocorrer seguidamente, influenciando em doenças como sonolência, hipertensão arterial, diabetes, depressão, avc. O diagnóstico se faz por polissonografia e o tratamento depende do grau de apneia que a pessoa apresente.
A hiperventilação pode estar associada a problemas fisiológicos ou ser conseqüência de transtornos de ansiedade, nervosismo ou estresse! Como já ocorreu pela 2a vez, o ideal seria buscar ajuda médica e realizar um check up; não tendo evidências orgânicas a psicoterapia cognitivo-comportamental seria eficiente e essencial para um tratamento que lhe traga bem estar e segurança!
Consulte um neurologista especialista em sono.

Especialistas

João Felipe Franca

João Felipe Franca

Médico do esporte

Rio de Janeiro

Diego Nogueira

Diego Nogueira

Médico do esporte, Nutrólogo, Médico do trabalho

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Guilherme Ward Leite

Guilherme Ward Leite

Pneumologista, Médico clínico geral

São Paulo

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Hiperventilação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.