Estava dormindo e acordei hiperventilando. Alguma pista pra explicar o ocorrido? Já é a 2ª vez.

6 respostas
Estava dormindo e acordei hiperventilando. Alguma pista pra explicar o ocorrido? Já é a 2ª vez.
Olá. Num primeiro momento creio que você deva procurar um médico para descartar algumas hipóteses físicas, como apneia do sono, problemas cardíacos, neurológicos, respiratórios, entre outros. De qualquer modo, seria interessante procurar um bom profissional da área psi para trabalhar alguns problemas que você pode estar vivenciando relacionados a ansiedade, nervosismo, estresse, angústia e/ou pânico. A respiração está muito relacionada a comunicação não-verbal, mas de qualquer forma exames físicos são sempre bem-vindos. Cuide de você. Espero ter ajudado.

Olá! As causas da hiperventilação podem ser várias; Descartadas as causas orgânicas, a hiperventilção está presente em transtornos ansiosos. Seria interessante que você primeiro buscasse ajuda médica e caso não seja orgânico , procure uma psicoterapia. A Terapia Cognitiva é muito eficaz em casos de ansiedade e no manjeo dos sintomas.
Olá, tudo bem?
Você realizou exames médicos recentemente (último ano)?
Aconselho procurar um médico, pois pode ser apnéia do sono, por exemplo!
Caso você já tenha ido ao médico e não tenha nenhum diagnóstico, o que pode explicar esse sintoma por exemplo é ansiedade. Neste caso, o ideal é você procurar um psicólogo e terapeuta cognitivo-comportamental para que você faça exercícios de prática de relaxamento corporal e entre outras práticas. Dessa forma, você sentiria melhor.

Portanto, existem muitas possíveis causas desse sintoma, o ideal é você verificar com médicos e/ou psicólogos, dependendo do que mais se adequar ao que você vem passando você faz um tratamento.

Abraço!

Qualquer dúvida mande msg.
Olá, esse sintoma é típico da apneia do sono. Ao dormirmos nosso corpo relaxa, reduzindo a passagem de ar pela garganta, causando a apneia e queda da oxigenação do sangue. Essa queda estimula o cérebro, acordando-o e aumentando a ventilação/respiração na tentativa de recuperar os níveis de oxigênio. Isso passa a ocorrer seguidamente, influenciando em doenças como sonolência, hipertensão arterial, diabetes, depressão, avc. O diagnóstico se faz por polissonografia e o tratamento depende do grau de apneia que a pessoa apresente.
A hiperventilação pode estar associada a problemas fisiológicos ou ser conseqüência de transtornos de ansiedade, nervosismo ou estresse! Como já ocorreu pela 2a vez, o ideal seria buscar ajuda médica e realizar um check up; não tendo evidências orgânicas a psicoterapia cognitivo-comportamental seria eficiente e essencial para um tratamento que lhe traga bem estar e segurança!
Consulte um neurologista especialista em sono.