Estava conversando na frente de caso e um morcego urinou no meu olho e caiu um pouco na minha língua

2 respostas
Estava conversando na frente de caso e um morcego urinou no meu olho e caiu um pouco na minha língua, fui correndo lavar com água e sabão e também escovei os dentes. Tenho risco de contrair alguma doença?
Sim, o contato com secreções de morcegos pode apresentar risco de transmissão de doenças, sendo a raiva a principal preocupação. Embora a raiva seja mais comumente transmitida por mordidas, a exposição de mucosas (como olhos, boca ou feridas abertas) à saliva ou urina de morcegos pode, em teoria, representar risco. Além disso, morcegos podem ser vetores de outras doenças, como leptospirose (por meio da urina) e algumas infecções fúngicas ou virais.
Lavar bem os olhos, boca e rosto foi uma medida inicial importante, mas não elimina completamente o risco. Não atrase a procura por avaliação médica, pois a profilaxia antirrábica é mais eficaz quando iniciada rapidamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Embora o risco de contrair doenças ao entrar em contato com a urina de morcego seja baixo, existem algumas considerações importantes a ter em mente. A urina de morcegos pode, em casos raros, conter vírus como o Hantavírus ou Raiva, principalmente se o morcego estiver doente. No entanto, o contato com urina é menos arriscado do que com a saliva ou mordidas.

Dado que você imediatamente lavou o olho e a boca com água e sabão, e escovou os dentes, isso ajudou a reduzir bastante qualquer risco. A ação rápida de higienização é eficaz para diminuir a chance de infecção.

Recomenda-se, no entanto, que você monitore possíveis sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço extremo, ou sinais de infecção no olho ou boca nas próximas semanas. Se qualquer sintoma incomum surgir, procure um médico para avaliação.

Em casos como esse, se houver dúvida sobre o risco de doenças específicas, é sempre bom consultar um profissional de saúde.

Especialistas

Otilia Lupi

Otilia Lupi

Infectologista

Niterói

Nancy Villaron

Nancy Villaron

Infectologista

Indaiatuba

Mateus Ettori Cardoso

Mateus Ettori Cardoso

Infectologista

São Paulo

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Médico de família

Samambaia

Maria Cristina Gama de Oliveira

Maria Cristina Gama de Oliveira

Infectologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Leptospirose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.