Estava com síndrome do pânico após um assalto. O médico me receitou tomar Pondera/Paroxetina durante
7
respostas
Estava com síndrome do pânico após um assalto. O médico me receitou tomar Pondera/Paroxetina durante 3 meses. A questão é: esse remédio vai ter efeito apenas durante esse período de 3 meses? Ou pode acabar com o problema para sempre?
De fato, não existe uma "cura" para sempre, pois estamos sempre lidando com adversidades e não sabemos como vamos "reagir" diante das mesmas. Muitas pessoas sofrem assalto e não desenvolvem "síndrome do pânico". Quero dizer com isso que, quando se desencadeia um transtorno a partir de um evento assim é importante buscar acompanhamento psicoterapêutico para lidar com as vulnerabilidades que "apareceram" para você agora. O medo de ter "medo" pode paralisá-la por semanas, meses ou anos se não forem tratados. O melhor prognóstico ainda é medicação e Terapia. Recomendo, neste caso, a Terapia Cognitivo-comportamental). Boa sorte e bom trabalho consigo mesmo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Nada é para sempre...Mas escute seu médico. Acredito que você precise deste recurso químico para se estabilizar emocionalmente até que a segurança e a esperança voltem ao seu coração... Não é fácil nem simples passar por esta experiência. Confie em seu médico e agradeça a Deus. Bens materiais retornam...Faça terapias alternativas e consulte também um psicólogo. Ajudou-me muito...
Um abraço e boa sorte.
Um abraço e boa sorte.
NO quadro de sindrome do panico, muitas vezes a introdução de medicamentos se faz necessário. Penso porém, que o acompanhamento em psicoterapia é de extrama importância.
No seu caso seria interessante confirmar esse diagnóstico de transtorno de pânico, pois está parecendo com estresse pós traumático, mas independente do diagnóstico que lhe foi dado, a medicação auxiliará para amenizar os sintomas, porém não trata, você precisará buscar uma psicotetapia/ análise para trabalhar essas questões, já está comprovado que medicação sem a psicoterapia ou análise não cura. Procure um profissional da área, seja ele psicólogo com olhar da psicanálise ou psicanalista para te ajudar. O tratamento não tem tempo destinado, porém auxiliará na retirada da medicação o mais rápido.
A medicação serve de apoio até que você consiga trabalhar esses sintomas. A medicação não acaba com esses sintomas "para sempre". Você deve procurar uma psicoterapia para elaborar essas questões e até poder se livrar dos medicamentos
Algo importante no seu caso é verificar se é mesmo síndrome do pânico ou transtorno de estresse pós-traumático. De qualquer forma, em muitos casos a medicação se faz necessária. Provavelmente o médico vai verificar se é necessário ou não manter a medicação por mais um tempo após esses 3 meses.Se for mesmo síndrome do pânico, realmente não falamos em cura e sim em controle. Apesar disso, uma pessoa pode ficar anos sem ter uma crise. Porém, é muito importante o acompanhamento psicológico, para fazer um tratamento completo, adequado, e diminuir a probabilidade de novas crises de pânico. Grande abraço!
Após uma experiência traumática podemos ter algumas reações emocionais. O transtorno de estresse pós-traumático e a síndrome do pânico são alguns dos mais conhecidos, mas existe um outro: o transtorno de estresse agudo. Esse ocorre até um mês depois do evento traumático acontecer e pode passar normalmente sem intervenções com o passar do tempo e das condições psicológicas da pessoa. Contudo, em alguns casos se não for tratado pode evoluir para o transtorno de estresse pós-traumático. Pelo seu relato aparentemente o seu médico resolveu intervir nesse primeiro momento para que o segundo não se desenvolva. Respondendo a sua pergunta, sim, é possível que o seu problema seja resolvido para sempre se o tratamento for adequado. Os seus recursos psicológicos ajudados pela medicação irão fazer isso. Convém apontar que todo tratamento em saúde mental é mais eficaz quando acompanhado de psicoterapia, sendo assim não abra mão desse tipo de cuidado. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar.
Perguntas relacionadas
- O pondera tira o apetite? Estou tomando faz 1 semana não sinto fome..
- Boa tarde tomava Seroxat o médico mudou me para fluoxetina tomei dois meses cada vez me sentia pior sem apetite e se emagrecer agora voltei á 3 dias para o Seroxat.E normal sentir com efeito de tonturas e agoniada na mudança obrigado
- Ola , estou tomando o pondera de 10mg e queria saber se posso consumir tambem a farinha da felicidade? Que é composto por: Germe de trigo Gegilin Farinha da fibra da maçã Farinha d3 aveia Farinha da banana verde
- Bom dia, estava tentando retirar o paroxetina de 20mg, tomava 1 por dia, o médico mandou tomar apenas metade. Em 1 mês voltou forte as crises. Passei no médico ele mandou voltar com 1 por dia e acrescentar o ansitec, porém fiquei com dúvida e passei em um médico particular que mandou tomar 2 por dia…
- Boa tarde, tomei bupropiona e naltrexona durante 5 dias e parei,há 4 dias estou sentindo muito tontura isso é normal?
- Boa tarde, tomei bupropiona e naltrexona durante 5 dias e parei,há 4 dias estou sentindo muito tontura isso é normal?
- O medicamento Pondera, deixa a urina amarelada? Tenho percebido desde o início da medicação.
- Boa noite tomo paroxítona e fumo haxixe posso ter algum efeito colateral
- Existe realmente o medicamento q aumenta o e engrossa o pênis? Se existe qual é? E se e confiável?
- Estou tomando paroxetina a 17 dia estou me sentindo muito cansado e normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1332 perguntas sobre Pondera
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.