Estava com o canal da lágrima entupido fazia 1 ano, depois de vários diagnósticos errados, fiz a dacriocistorrinostomia

3 respostas
Estava com o canal da lágrima entupido fazia 1 ano, depois de vários diagnósticos errados, fiz a dacriocistorrinostomia e fiquei com sonda por 2 meses e 10 dias. Tirei a sonda e ainda está lacrimejando. O que mais posso tentar, o que pode ter dado errado?
Admitindo que a cirurgia transcorreu bem,mesmo assim, a recidiva da epífora(lacrimejamento) pode ser causada por aderências(sinéquias)na cavidade nasal, fechamento da abertura(osteotomia), formação de granulomas(tecido cicatricial)dentro da nova abertura, formação de uma bolsa ao lado do saco lacrimal(cisto de retenção). Se foi a dacriocistorrinostomia externa, pode ser cicatrização dentro do saco lacrimal, se foi a técnica transcanalicular a laser, sem acesso externo, pode ser abertura(osteotomia) pequena.Pode ser também estenose cicatricial(fechamento-fibrose) do canalículo.A sonda às vezes pode irritar e contribuir para a falha, mas é controverso.O tempo de permanência da sonda(3 a 6 meses)é controverso, eu retiro com 4 meses.Faça avaliação com seu oftalmologista e com um otorrinolaringologista,faça uma dacriocistorrinografia e talvez reopere.Converse com seu médico,essa cirurgia tem estes riscos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ter havido recidiva da obstrução e fechado novamente. Isso pode acontecer em até 20% dos casos. Vc precisa ser avaliado novamente para ver o que realmente aconteceu. Converse com seu oftalmologista.
Olá! Sinto muito que ainda esteja lacrimejando, mas infelizmente, isso pode acontecer. Imagine que a via lacrimal é um "encanamento" bem fininho, que leva a lágrima dos olhos até o nariz. Ela é muito delicada e qualquer estreitamento pode causar lacrimejamento, mesmo que a cirurgia tenha ido bem.
Sugiro que continue acompanhando com o seu médico para decidir qual a melhor decisão para você. Abraço!

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 47 perguntas sobre Dacriocistorrinostomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.