Estar fazendo uma atividade recreativa, como assistir algo que gosta, mas do nada, o coração dar um

34 respostas
Estar fazendo uma atividade recreativa, como assistir algo que gosta, mas do nada, o coração dar um aperto, sentir vontade de chorar, oq é isso?
Olá, boa noite! Pode ser várias coisas, como crise de angústia e ao mesmo tempo pode ser nada. Tudo depende da intensidade e duração, a fase da vida que você esteja passando. Consulte um psicólogo ou psiquiatra. Estou disponível para maiores esclarecimentos. Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Estamos vivendo um momento bastante delicado, pandemia, isso era recorrentente antes, como vc tem passado esses tempos?
 Juliane Ulbrich
Psicólogo
Curitiba
Ola. Muitas vezes pode estar ligado a alguma cognição ou seja, um pensamento ou interpretação relacionado a algo q pode ter sido de certa forma um gatilho. Quando acontecer, se faça a pergunta, o que estava passando pela minha cabeça nesse momento?
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! Seu relato é muito curto pra poder dizer alguma coisa,mas com certeza não é do nada. A atividade recreativa pode estar ligado com algo que inconscientemente é acionado. Procure por ajuda psicológica para uma melhor investigação, wue com certeza existe algo mais.
Prof. Alexandre Brito
Psicólogo
Vitória
Esses sintomas podem ter várias causas. Primeiro é necessário buscar cardiologista para eliminar qualquer dúvida sobre alteração estrutural. Feito isso se os sintomas persistirem, buscar psicólogo.
Sinal que algo precisa ser expresso e “REprocessado. Dê espaços de cuidados emocionais a você. Um abraço!
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
É angústia. Algo em você, talvez alguma emoção, está clamando por descarga. Se eu puder ajudar em algo mais, fico à disposição. Um abraço!
 Laissa Sobrinho
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, sua descrição é semelhante do sintoma de angústia, não controlamos, nem sempre identificamos os exatos momentos que ela sintomatiza.
Entrar em análise, com um psicólogo(a), que seja também psicanalista seria ideal para tratar essa possível angústia, pois ela com toda certeza vem de questões do seu passado e isso precisa ser acessado em análise para que os sintomas reduzam.
Fora essa possibilidade, possivelmente pode ter um quadro de ansiedade associado, mas eu de fato acredito pela sua descrição na possível angústia.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Dra. Cristina Monteiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Existem muitas possibilidades... Mas, o mais importante seria você notar se isso se repete e o que ocorre em sua mente nesses momentos: pensamentos (negativos, catastróficos) ou emoções (como medo, raiva, tristeza), ou até alguma desesperança (que é bem comum nesse momento em que estamos vivendo). O psicólogo não tem respostas, mas ele te ajuda a encontrar aquilo que está "perdido" dentro de você e lhe causando angústias. Se precisar ingressar nesse caminho do autoconhecimento, não hesite em entrar em contato com um profissional.
Dra. Jaqueline Wazen
Psicólogo
Tabatinga
Olá, como vai? Só com esses dados que foram colocados, pode-se pensar em sintomas de angústia. Entretanto, seria recomendável que considerasse seu atual momento de vida, o que estava pensando (não apenas fazendo) quando sentiu vontade de chorar, se tem algo que tem tido dificuldade em lidar ou tem estado consideravelmente apreensiva com pelo menos uma situação. Vamos dizer que não foi "do nada". Às vezes, temos dificuldade em perceber, identificar o que não é tão explícito ou que contraria como sendo lógico. Pode ser bom a consulta com um profissional da psicologia, caso já não esteja em acompanhamento. Espero ter contribuído. Fique bem. Jaqueline.
 Carolina Vianna Benossi
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Olá, boa noite.
Esse sintoma de angústia pode parecer que vem “do nada”, mas na verdade é o seu inconsciente se expressando. Como você estava assistindo algo, pode ser que o gatilho estava em alguma cena que você assistiu e nem sempre tem uma correlação clara e imediata com o que pode te gerar angústia. Quem pode te ajudar a entender melhor que associações existem entre o que você sentiu, aspectos do seu insconsciente que vieram à tona e o que você viu que pode ter gerado a angústia é um psicanalista. Pode ser interessante iniciar um processo de análise para se autoconhecer. Fico à disposição.
 Érica Ribeiro Marques
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
Boa noite! Talvez angústia. Depressão. Mas que tal agendar uma consulta com um psicólogo pra falar melhor a respeito?
 Karin Reuwsaat
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia! Algumas vezes estamos em momentos relaxantes ou divertidos e algum fator mesmo que não percebemos pode "ativar" lembranças que desencadeiam ansiedade. Estamos vivenciando com pandemia momentos complicados para lidar com nossos medos e anseios. Se tiver atrapalhando suas atividades e causando desconforto é importante procurar ajuda. Pode ser psicólogo ou psiquiatra. Espero ter ajudado! Abraços
Talvez, determinadas atividades , pode estimular alguma lembrança (agradável ou desagradável) que cause desconforto. Chorar é apenas uma expressão de um sentimento. Se notar que sempre ocorre, procure um psicólogo para lhe ajudar o que anda lhe incomodando.
Olá, pode ser muitas coisas, angustia, cognições (pensamentos de tristeza ou preocupação), o ideal seria procurar a ajuda de um psicólogo especializado, pois não precisamos passar por nossos sofrimentos sozinhos. melhoras! Forte abraço.
 Adriana Coutinho
Psicólogo
Tiradentes
Olá!! Obrigada por sua pergunta. Isso que aparentemente ocorre "do nada", pode ser muitas coisas... Sugiro que procure um profissional da saúde mental, para que juntos possam refletir sobre o que acontece com você.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá,
Crises de angústia acontecem de repente e não há, necessariamente, relação com situação externa. Importante procurar ajuda de psicólogo psicanalista para começar a falar e para que se estabilize.
 Maria de Fátima M. Recacho
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Ola boa tarde! Isso que você relata pode ser sintoma de varias causas. O importante é saber que a mente trabalha sempre por associações, e, as vezes num momento de relaxamento, como é o caso que você descreve, assim como nos sonhos, os conteúdos inconscientes podem emergir e causar tais sintomas.
Seu psiquismo pode ter associado algo da cena em que estava para alguma situação passada, tenha sido ela desagradável ou muito agradável como por exemplo uma saudade de algo que nunca mais vivenciou, com o mesmo efeito de um luto não vivenciado.
Tudo isso é importante verbalizar nas sessões junto ao analista. Boa sorte!
Olá, bom dia! Seu relato é curto para saber ao certo mas, pode ter sido uma crise de ansiedade (o mal do século, infelizmente). Crises ansiosas muitas vezes podem acontecer "do nada" (como em um ataque de pânico, p ex.) e, as vezes, podem ser desencadeadas por algum gatilho. Tais crises ansiosas, devido a liberação de adrenalina pela amigdala (estrutura do cérebro), podem trazer diversos sintomas físicos, tais como: tontura, sensação de sufocamento, vontade de chorar, sensação de desmaio, sudorese, medo, sensação de que o coração vai sair pela boca, entre outros. O mais indicado seria consultar um médico para descartar qualquer problema clínico e também buscar ajuda de um psicólogo. É possível viver uma vida mais colorida e com menos ansiedade. Te convido a visitar meu perfil no Doctoralia e, se precisar, conte comigo!! Espero ter esclarecido, de alguma forma, tua dúvida. Abraço, Psicóloga Carla Tergolina
 Marcela Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Bom dia! Primeiro oriento a você buscar um médico no qual possa avaliar sua condição física, para descartar qualquer possibilidade orgânica.
Com o pequeno relato pensamos imediatamente numa possível ansiedade mas, a ansiedade é uma condição humana. Todos nós a temos. É preciso investigar para saber se está dentro do que é considerado norma e com este pequeno relato não há como dizer aqui exatamente o que você tem. É preciso investigar!
Dra. Vanessa dos Santos Silva
Psicólogo
São Paulo
Olá. Há várias possibilidades, mas para que você obtenha uma resposta assertiva, faz-se necessário uma avaliação psicológica e se o psicólogo julgar necessário irá encaminha-lo ao médico ( para descartar causas físicas). Busque ajuda! Um forte abraço
Olá, seria muito interessante você procurar por um acompanhamento psicológico. De fato, parece que ela está sofrendo. Se o psicólogo perceber que precisa passar por um médico, ele fará o encaminhamento.
 Maria Cristina Dalia
Psicanalista, Psicólogo
Santos
Olá!
Você já sabe que o aperto e a vontade de chorar estão lá e até já está se perguntando sobre isso, precisa somente de ajuda profissional para explorar o caminho que leva a sentir esse desconforto. Melhor jeito de saber é procurar uma psicanalista/psicóloga e endereçar suas questões num processo de análise. Vamos lá, coragem, a psicanálise pode ajudar e muito. Agende uma primeira entrevista.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Nelcimar Menezes da Rocha
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Sentir essa sensação de angustia, sem aviso prévio é algo que pode acontecer sem nenhum motivo aparente. Depende do momento que você esta passando. Geralmente achamos que precisa acontecer algo muito ruim para nos sentirmos tristes. Mas a tristeza é uma emoção básica que faz parte do seu dia. Entretanto, é possível investigar as razões para tais sentimentos, através da psicoterapia. Pode ser que você precise conversar sobre isso com alguém que não julgue ou questione seus motivos. Procure um psicólogo e veja como se sente.
 Sandra Campos
Psicólogo
Salto
Olá! Pode ser que você esteja experimentando uma emoção intensa, como tristeza, medo ou ansiedade, que está sendo desencadeada pela atividade que você está realizando. Às vezes, certos estímulos, como uma cena emocionante em um filme ou uma lembrança dolorosa, podem desencadear reações emocionais intensas em algumas pessoas.

Outra possibilidade é que você esteja experimentando sintomas de ansiedade, como um aperto no peito, dificuldade para respirar ou sudorese, que podem ser desencadeados por fatores emocionais ou físicos.

É importante lembrar que, se esses sintomas estão interferindo em sua qualidade de vida ou causando sofrimento emocional, é recomendável procurar ajuda profissional para avaliar a situação e desenvolver estratégias para lidar com esses sintomas.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Como você está hoje?
Como disse os colegas, pode ser angústia com algo, ansiedade, gatilho por algo profundo seu...enfim , muita coisa
Mas Só o fato de ter se aberto aqui ja significa muito. Significa que vc tem um olhar de cuidado com vc e quer melhorar de seu mal estar. Aconselho que busque um processo psicoterapeutico para te auxiliar nesse processo de desconforto que vc tem vivenciado A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir confortável para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas, vc vai ver que isso vai te ajudar muito a liberar essa angústia. Sei que dá um pouco de medo, mas você não esta sozinho(a). Abraço
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Não é possível dar um nome sem investigar melhor, mas certamente há uma questão emocional para lidar. Minha recomendação é fazer uma consulta com psicólogo para compreender melhor. Abraço
 Paulo Costa
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Olá! Como vai?

Seria interessante poder desenvolver mais sobre esse coração apertado. Investigar melhor em um trabalho com um(a) psicanalista talvez possa te fazer dizer melhor sobre isso que te afeta.
Essa sensação de aperto no coração e vontade de chorar pode ser uma manifestação de emoções reprimidas ou não processadas, que surgem mesmo em momentos de prazer. O corpo tem formas de expressar tensões internas, e, muitas vezes, esses sentimentos vêm à tona quando nos sentimos mais relaxados, como durante uma atividade recreativa. A psicoterapia pode ser muito útil para explorar esses momentos e compreender o que está acontecendo emocionalmente. Ao investigar as causas subjacentes dessas sensações, é possível trazer mais clareza e promover um processo de autoconhecimento, ajudando a lidar melhor com essas reações emocionais inesperadas.
 Pedro Chaves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Do ponto de vista psicanalítico, o surgimento repentino de um aperto no coração ou a vontade de chorar durante uma atividade recreativa pode ser entendido como a emergência de conteúdos inconscientes que, por alguma razão, encontram espaço para se manifestar nesse momento de relaxamento. Enquanto estamos ocupados com o cotidiano, frequentemente reprimimos sentimentos ou pensamentos que poderiam gerar desconforto; porém, quando estamos em uma atividade que nos coloca em contato com o prazer ou a fantasia, essas defesas podem se afrouxar. Esse "aperto" pode ser uma expressão de algo não resolvido – uma tristeza, uma angústia ou até mesmo uma emoção deslocada – que encontra nessa pausa uma oportunidade para vir à tona.

Esse fenômeno também pode ser relacionado à forma como o inconsciente conecta experiências e afetos. Uma cena, uma música ou até o clima da atividade pode evocar lembranças ou sensações associadas a experiências passadas, muitas vezes sem que você perceba de forma consciente a ligação. A vontade de chorar pode, então, ser uma resposta ao retorno de algo reprimido ou um sinal de que há algo em você que busca elaboração emocional. Na análise, explorar esses momentos de vulnerabilidade pode ajudar a entender os significados mais profundos que eles carregam, permitindo que você acolha esses sentimentos sem medo e os integre à sua história psíquica.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Sentir algo tão intenso, como um aperto no coração e vontade de chorar, mesmo durante uma atividade agradável, pode ser a forma como seu corpo e sua mente estão sinalizando algo que precisa de atenção. Às vezes, essas emoções surgem aparentemente "do nada", mas podem estar conectadas a sentimentos não resolvidos ou acumulados que, naquele momento, encontraram uma brecha para se manifestar.

Do ponto de vista emocional, isso pode estar relacionado a questões como ansiedade, tristeza latente ou até mesmo uma sensação de desconexão com o momento presente. É como se, por mais que você estivesse fisicamente engajado em algo prazeroso, sua mente ou corpo estivessem processando algo mais profundo. Pode ser que você esteja carregando emoções que não teve a chance de explorar completamente, e essas sensações acabam surgindo de forma inesperada.

Na neurociência, isso pode ser explicado pela interação entre o sistema límbico, que regula as emoções, e o córtex pré-frontal, que tenta manter o foco e a racionalidade. Quando algo emocionalmente intenso está "guardado", pode surgir em momentos de menor vigilância emocional, como enquanto assiste a algo que gosta. Esse "aperto" pode ser um reflexo físico da emoção reprimida, ativando o sistema nervoso autônomo.

Seria interessante observar esses momentos com curiosidade e compaixão, em vez de julgá-los. Pergunte a si mesmo: "O que meu corpo está tentando me dizer agora? Existe algo que eu não estou olhando diretamente?" Às vezes, só essa reflexão já ajuda a trazer clareza.

Se esses episódios forem recorrentes ou começarem a interferir no seu bem-estar, pode ser um sinal de que vale a pena buscar um espaço terapêutico para explorar isso com mais profundidade. É um cuidado que pode te ajudar a entender melhor suas emoções e a encontrar equilíbrio. Caso precise de suporte, estou à disposição para te acompanhar nesse caminho. Você merece acolher esses momentos com gentileza e se permitir entender o que está por trás deles.
Olá!

O que você descreve pode ser uma reação emocional súbita que, por vezes, ocorre mesmo em momentos de lazer. Isso pode estar relacionado a fatores como ansiedade, estresse acumulado ou emoções subjacentes que não foram plenamente processadas.

Mesmo durante atividades agradáveis, o corpo e a mente podem reagir a preocupações internas ou a sentimentos não resolvidos. Essa sensação de aperto no coração e vontade de chorar pode ser uma forma de expressar essas emoções que precisam ser reconhecidas e compreendidas.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar a identificar e trabalhar esses sentimentos, possibilitando desenvolver estratégias para lidar melhor com eles. Explorar essas emoções em um ambiente terapêutico pode facilitar o entendimento de suas causas e promover um bem-estar emocional mais equilibrado.

Se essa sensação persistir, procurar o apoio de um profissional pode ser muito benéfico. Para mais informações, recomendo visitar o perfil no Doctoralia: Leonir Troscki - Doctoralia e o site HumanaMente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
Pode ser um sinal de que algo dentro de você precisa de uma atenção extra. Às vezes, mesmo em momentos de lazer, emoções acumuladas ou preocupações não resolvidas vêm à tona. O corpo e a mente têm formas sutis de nos lembrar do que precisamos olhar com mais cuidado. Se isso tem acontecido com frequência, pode ser importante explorar esses sentimentos com mais profundidade.
Seria bom prestar atenção em que momento esses sintomas começam, o que viu, o que pensou, o que ouviu... para entender se não é algo que dispara um sentimento de alguma situação antiga mal resolvida.

Especialistas

Giovana Baliza Peixoto

Giovana Baliza Peixoto

Psicólogo

Brasília

Janniny Figueiredo

Janniny Figueiredo

Médico de família

Montes Claros

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Sheila Crespo

Sheila Crespo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Enzo Rezende

Enzo Rezende

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 308 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.