estar a mexer penas algumas vezes não quer dizer que possa ter síndrome de pernas inquietas? não

3 respostas
estar a mexer penas algumas vezes não quer dizer que possa ter síndrome de pernas inquietas?
não sinto comichão mas sinto vontade algumas vezes de mexer
A Sindrome das pernas inquietas acontece geralmente mais á noite, são movimentos curtos com duração de poucos segundos e podem acontecer durante o sono. Eta síndrome pode estar ligada a deficiência de ferro. Pela sua descrição, pode também ser um quadro de ansiedade. Procure um psiquiatra para melhor avaliação e conduta. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é um transtorno do sono, de causa não inteiramente identificada. Várias hipóteses são aventadas: predisposição genética, deficiência de dopamina (neurotransmissor) e de ferro em áreas do cérebro responsáveis pelos movimentos, e a polineuropatia. A polissonografia pode oferecer ajuda ao diagnóstico, assim como a dosagem sanguínea de ferro e de transferrina. Avaliar reflexos, intensidade da dor e a sensibilidade ao toque. É importante examinar a função renal e as possibilidades de artrite reumatóide, gravidez, doença de Parkinson, diabetes, que podem ser predisponentes à SPI secundária.
O fato de você querer mexer algumas vezes as pernas não significa que você tenha a síndrome das pernas inquietas. Porém muitas vezes o diagnóstico da síndrome das pernas inquietas (SPI) é passado despercebido por alguns profissionais menos experientes. Ela não é incomum, afeta cerca de 5-15% dos adultos, sendo a maior parte indivíduos idosos, podendo ter algum componente genético associado. Geralmente os sintomas são caracterizados por um desejo desagradável ou desconfortável de mexer as pernas, ocorrendo mais no período da noite, quando você está sentado ou deitado (maior período de inatividade). As deficiências de ferro, neuropatias e alterações renais podem estar associadas a SPI. Procure um especialista (geriatra ou neurologista) para uma avaliação mais minuciosa e tratamento adequado.

Especialistas

Matheus Ghossain Barbosa

Matheus Ghossain Barbosa

Psiquiatra

São Paulo

Victor Miranda

Victor Miranda

Neurologista, Médico do sono

São Paulo

Bruno Vasconcellos

Bruno Vasconcellos

Psiquiatra, Médico do sono

Curitiba

Carla Maiolini de Freitas

Carla Maiolini de Freitas

Cardiologista

São João Da Boa Vista

Cristiane Fumo dos Santos

Cristiane Fumo dos Santos

Médico do sono

São Paulo

Saint'Clair Augusto Magalhães Borges

Saint'Clair Augusto Magalhães Borges

Médico do sono, Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Síndrome Das Pernas Inquietas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.