Estamos fazendo uma avaliação multidisciplinar de um jovem de 18 anos que já passou por diversos especialistas,
14
respostas
Estamos fazendo uma avaliação multidisciplinar de um jovem de 18 anos que já passou por diversos especialistas, como neurologista, fonoaudiólogo e nenhum diagnóstico foi dado. O jovem oraliza poucas palavras e se nega a se comunicar, seja oralmente, seja gestualmente. O EMDR seria uma alternativa?
Além de se preocupar com que diagnóstico é dado, seria mais interessante se empenhar num tratamento mesmo. Não sei se já procuraram um psicólogo e psicanalista, o que recomendo fortemente. O EMDR tem a ideia de tratar traumas emocionais como qualquer área da psicologia e da psicanálise se prestam. Realmente não há tratamento milagroso mas sei que a psicanálise pode lidar muito bem com várias questões a respeito do sofrimento mental humano.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro tentar encontros com um psicanalista e ver se não há que possa ser dito de outra forma por esse jovem. 18 anos e nada funciona? Me parece trabalho para um psicanalista.
Ele já foi a um psiquiatra especializado em psiquiatria infantil? Seria interessar passar por um/uma para descartar alguns diagnósticos e, enfim, prosseguir com a investigação diagnóstica. O trabalho multidisciplinar tem uma importância enorme para o tratamento e prognóstico.
Como psicóloga é fundamental levar em consideração o cliente e não apenas um diagnóstico, é necessário o acolhimento e uma escuta qualificada para entender todo o contexto de vida do mesmo e assim verificar possíveis traumas é só depois encaminha lo para outros profissionais. O trabalho em equipe multidisciplinar é necessário, mas primeiro entender se ele se nega a comunicação ou não consegue? Tem que analisar também. Estou à disposição.
Pelo que entendi, ele se nega a comunicar-se... Um Psicanalista seria uma sugestão mas em conjunto com Hipnoterapia... Creio que se não for orgânico será suficiente.
Esse paciente tem que ser avaliado e ajudado de alguma forma. Existe a hipótese de ele estar com dificuldades para se comunicar de ambas as formas.
Marca uma consulta um (a) psicóloga e/ou psiquiatra.
Att, Renata Freitas
Marca uma consulta um (a) psicóloga e/ou psiquiatra.
Att, Renata Freitas
Olá! Existem diferentes técnicas, mas pelo quadro que você apresenta esse paciente deve passar por uma investigação psicoterapeutica, já que de acordo com seu relato nenhum diagnóstico foi realizo com o neuro e fono! A técnica terapêutica quando bem utilizada, profissional capacitado é ético, trará resultados, independe de qual escolhida. Abraço
O recomendável seria ele fazer uma Avaliação Neuropsicodiagnóstica para que após o diagnóstico se pense no melhor tratamento possível para ele. Normalmente essa avaliação é realizada por psicólogos que fizeram especialização em Avaliação Psicológica. Abraços!
Olá, concordo com as opiniões anteriores que referem-se ao encaminhamento à Terapia Psicológica, mas não junto à equipe multidisciplinar que, provavelmente, realiza a investigação com eficácia e cujo resultados contribuirão para a Terapia. Aliviar o jovem desse fatiamento investigativo e propor-lhe acolhimento é o primeiro passo no processo terapêutico
Sugiro uma avalição neuropsicológa
Uma excelente alternativa e procurar um bom psicoterapeuta.
Sugiro que você procure um Psicanalista. É importante avaliar e saber o que está motivando essa recusa da comunicação nesse jovem.
É importante descartar a parte biológica e percebo que esse paciente já está sendo assistido por uma equipe de profissionais. A terapia com EMDR é pouco verbal e nesse sentido se o paciente aderir ao método provavelmente os resultados serão positivos.
Acredito que seja necessário avaliação de um psiquiatra da adolescência incluindo a avaliação psiquiátrica com os pais do garoto.
Espero ter ajudado você!
Abs.
Espero ter ajudado você!
Abs.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá! terapia EMDR é indicada para tratamento de criança de 6 anos com seletividade alimentar?
- No caso de síndrome de Down quando o paciente não verbaliza muito bem , é possível utilizar o EMDR? Se sim, neste caso o profissional em questão deve ter alguma pós especialização?
- EMDR funciona em casos de depressão e ansiedade graves ? em quanto tempo consegue ver resultados ?
- E.M.D.R. é o mesmo que hipnose?
- Gostaria de saber se a terapia EMDR pode ajudar no tratamento de vítimas de abuso de pessoas com transtorno de personalidade narcisista?
- Olá, gostaria de saber se a terapia EMDR é um procedimento espírita?
- A técnica do EMDR pode ser feita de forma online?
- O psicólogo clínico que acompanha o meu filho, de 9 anos com (THDA) propôs que fizesse algumas sessões de EMDR, em alternativa à medicação (Ritalina) com a qual não concordo. Em geral qual a sua opinião da eficácia do EMDR no transtorno da hiperactividade e defice de atenção ?
- Essa técnica de EMDR pode tratar de pessoas com transtortos sexuais, como vicio em pornografia e aversão a sexo.
- o que é terapia EMDR e quem as aplica,e onde se faz e qual parte do corpo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Terapia EMDR
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.