Esta terapia é apropriada para o tratamento de fobia de dirigir?

11 respostas
Esta terapia é apropriada para o tratamento de fobia de dirigir?
Isso, a terapia cognitiva-comportamental vai te auxiliar a a lidar com a ansiedade no momento da prova. É importante ressaltar que a ansiedade é uma resposta emocional provocada por medo, que no seu caso pode ser o medo de não ser aprovado, medo de bater o carro, ou seja, que algo dê errado.

Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim O medo de dirigir é uma fobia específica e o tratamento com Terapia Cognitivo Comportamental é o mais indicado, sendo de fácil tratamento e com grande melhora dos pacientes.
Sim. A abordagem cognitivo-comportamental demonstra ótimos resultados em casos de fobia de dirigir.
"O medo é uma emoção e como tal consiste em uma proteção importante em várias situações da vida. De maneira geral, situações desconhecidas provocam medo, e dirigir pode ser uma delas.

Há no entanto situações em que o medo se manifesta de maneira exagerada ou mal direcionada, causando prejuízos e complicações. Esse medo desproporcional é chamado de fobia.

E a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a modalidade mais estudada no tratamento de fobias e já teve diversas intervenções que demonstraram sua alta eficácia neste tipo de tratamento, sendo assim a mais recomendada pra esse tipo de dificuldade".
Sim, a terapia cognitiva-comportamental ajuda para esta fobia específica que é o medo de dirigir pois auxilia a lidar com a ansiedade gerada no momento de dirigir.
Abraço
Com certeza a terapia cognitiva poderá lhe ajudar quanto a fobia de dirigir, mas vale ressaltar que ela não é a única. O ideal é procurar um profissional de sua confiança e que seja especializado na área clínica.
Sim, trabalho com isso há muitos anos. A terapia cognitiva é o melhor método, principalmente pq possibilita a exposição gradual.
Sim, a terapia cognitivo comportamental é a mais utilizada quando temos medo de dirigir, preocupação excessiva de que algo venha a acontecer, ansiedade para dirigir o carro. Pois, ela auxilia nesta situação e atua na mudança do seu pensamento, emoção e comportamento mediante a dirigir. Espero ter lhe ajudado! Cuide-se!
A terapia cognitivo comportamental, costuma ser muito eficaz nos casos de fobia. Durante o tratamento o paciente vai adquirir entendimento do que acontece com sua mente, e a partir daí ele aprenderá como lidar com essa situação. Uma coisa interessante da TCC é a psicoeducação. Mesmo depois da alta o paciente leva esse entendimento para a vida
Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental é indicada para o tratamento de diversas fobias, inclusiva a de dirigir. Um abraço!
Olá, sim, a Terapia Cognitivo-comportamental é bastante eficaz!

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.