Esta terapia é apropriada para o tratamento de fobia de dirigir?
11
respostas
Esta terapia é apropriada para o tratamento de fobia de dirigir?
Isso, a terapia cognitiva-comportamental vai te auxiliar a a lidar com a ansiedade no momento da prova. É importante ressaltar que a ansiedade é uma resposta emocional provocada por medo, que no seu caso pode ser o medo de não ser aprovado, medo de bater o carro, ou seja, que algo dê errado.
Att,
Att,
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim O medo de dirigir é uma fobia específica e o tratamento com Terapia Cognitivo Comportamental é o mais indicado, sendo de fácil tratamento e com grande melhora dos pacientes.
Sim. A abordagem cognitivo-comportamental demonstra ótimos resultados em casos de fobia de dirigir.
"O medo é uma emoção e como tal consiste em uma proteção importante em várias situações da vida. De maneira geral, situações desconhecidas provocam medo, e dirigir pode ser uma delas.
Há no entanto situações em que o medo se manifesta de maneira exagerada ou mal direcionada, causando prejuízos e complicações. Esse medo desproporcional é chamado de fobia.
E a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a modalidade mais estudada no tratamento de fobias e já teve diversas intervenções que demonstraram sua alta eficácia neste tipo de tratamento, sendo assim a mais recomendada pra esse tipo de dificuldade".
Há no entanto situações em que o medo se manifesta de maneira exagerada ou mal direcionada, causando prejuízos e complicações. Esse medo desproporcional é chamado de fobia.
E a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a modalidade mais estudada no tratamento de fobias e já teve diversas intervenções que demonstraram sua alta eficácia neste tipo de tratamento, sendo assim a mais recomendada pra esse tipo de dificuldade".
Sim, a terapia cognitiva-comportamental ajuda para esta fobia específica que é o medo de dirigir pois auxilia a lidar com a ansiedade gerada no momento de dirigir.
Abraço
Abraço
Com certeza a terapia cognitiva poderá lhe ajudar quanto a fobia de dirigir, mas vale ressaltar que ela não é a única. O ideal é procurar um profissional de sua confiança e que seja especializado na área clínica.
Sim, trabalho com isso há muitos anos. A terapia cognitiva é o melhor método, principalmente pq possibilita a exposição gradual.
Sim, a terapia cognitivo comportamental é a mais utilizada quando temos medo de dirigir, preocupação excessiva de que algo venha a acontecer, ansiedade para dirigir o carro. Pois, ela auxilia nesta situação e atua na mudança do seu pensamento, emoção e comportamento mediante a dirigir. Espero ter lhe ajudado! Cuide-se!
A terapia cognitivo comportamental, costuma ser muito eficaz nos casos de fobia. Durante o tratamento o paciente vai adquirir entendimento do que acontece com sua mente, e a partir daí ele aprenderá como lidar com essa situação. Uma coisa interessante da TCC é a psicoeducação. Mesmo depois da alta o paciente leva esse entendimento para a vida
Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental é indicada para o tratamento de diversas fobias, inclusiva a de dirigir. Um abraço!
Olá, sim, a Terapia Cognitivo-comportamental é bastante eficaz!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como consigo acompanhamento psicólogico emocional gratuito?
- não sei mais o que fazer por minha esposa nunca tá feliz com que eu faço, sempre tento agradar ela, mas quando uma agulha falta ela muda de humor, sem contar as desconfianças de comportamento feito por ela, se me perfume ela diz que é pra algum do trabalho, antes era a condição financeira agora melhoramos…
- Qual o melhor tratamento para uma pessoa que tem transtorno de ansiedade generalizada e hipocondría?
- Olá. Minha filha sempre foi reservada na escola e sempre se queixou de que seus colegas eram desorganizados e bagunceiros o que para ela era um incomodo. Ela sempre foi inteligente e não gosta de fazer perguntas sobre as matérias na escola porque acredita não ter necessidade, certo dia anos atrás, ela…
- Minha filha tem 14 anos, possui hipotiroidismo controlado, corpo normal, não se senti a vontade de fazer amizades com adolescentes de sua idade somente mais novos na escola a mesma coisa é bastante ativa,,falante as vezes ansiosa. É normal ela não querer fazer amizades com amigos mais novos que ela?
- Para tratar transtorno bipolar, que necessita remédios, só um psiquiatra ou um médico neurologista…
- Minha filha tem 14 anos e só gosta de interagir com crianças mais novas que ela. Isso é normal?
- Meu filho de 5 anos foi vítima de abuso pelo meu enteado de 13 anos. Se ele ficar vendo o seu agressor é possível que ele tenha mais consequências graves? E ñ consiga esquecer a medida que ele vá crescendo?
- Boa noite! Tenho um filho de 29anos, ele já alguns anos esta tendo um comportamento de muitas mentiras ,esta praticamente impossível em acreditar nele.Qual especialista devo procurar?
- Minha esposa reclama constantemente que não dou o mesmo carinho e atenção a ela como na época de namoro. Não sei mais como me aproximar dela. Minhas tentativas de aproximação resultam em desconfiança da parte dela, pois ela julga essa atitude como "inédita" e logo "me corta". O que eu faço?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.